Octalysis: Um framework para gamificação.

Octalysis: Um framework para gamificação.

Octalysis: Um framework para gamificação

 

 

Certamente você já ouviu falar em gamificação e também posso afirmar que já passou por diversas experiências “gamificadas” no seu dia-a-dia.

As pessoas associam o termo gamificação como um ramo dos jogos, mas isso não está correto, ou ao menos, não totalmente.

Os jogos possuem a capacidade de manter as pessoas engajadas por um longo tempo, construir relacionamentos, confiança e desenvolver a criatividade.

E, como todo o aprendizado que os jogos possuem de como dominar a motivação e o engajamento, nada mais inteligente do que aprendermos com os jogos, e é por esse motivo que usamos o termo Gamificação.

Gamificação é o uso de técnicas, mecânicas, pensamentos e elementos orientados a jogos aplicados em contextos diversos do mundo real com o objetivo de motivar, engajar, cooperar e transformar de forma positiva a experiência das pessoas.

Mas este post, como você já deve ter percebido pelo título,  não é sobre gamificação em si. Porém, temos alguns outros bem legais dedicados ao assunto.

Um pouquinho sobre Yu-kai Chou

Quando se fala em gamificação, temos diversos profissionais que se destacam, um deles é Yu-kai Chou. Empresário, palestrante, autor e consultor de negócios, este taiwanês-americano é um dos pioneiros no assunto.

Chou começou na indústria de gamificação em 2003 e vêm ajudando muitas empresas de diversos segmentos, desde startups em estágios iniciais até grandes empresas, como por exemplo eBay, HP, Cisco, Lego, Uber, Google, Tesla e muitas outras.

Foto de Yu-kai Chou palestrando no TEDx Talk
Foto de Yu-kai Chou palestrando no TEDx Talk.

Ele também se destaca quando o assunto é reconhecimento, ganhando diversos prêmios, em especial o 1º lugar do prêmio Gamification Gurus Power 100 em 2015 pela Rise. Além disso, seu trabalho obteve destaque na Forbes, The Wall Street Journal, Business Insider, The World Journal e na NBC.

Uma curiosidade que vale a pena citar é que Chou têm uma rara capacidade de escrever coisas diferentes com ambas as mãos!

Octalysis Framework e seus 8 lados.

Existem diversas metodologias e frameworks que auxiliam no processo de aplicação da gamificação e neste post, escolhi falar sobre o Octalysis, um framework muito interessante criado por Chou após mais de 17 anos de pesquisas na área de gamificação e design comportamental.

Este framework tem como objetivo guiar a organização de ideias dentro de um projeto onde serão aplicadas técnicas de gamificação. Trata-se de um octógono onde cada lado, conhecido como core drive, possui características e especificações individuais.

Framework Octalysis e seus 8 core drives.
Framework Octalysis e seus 8 core drives.

Core Drive 1 – Significado Épico (Epic Meaning & Calling)

Este é o core drive que inspira as pessoas e as deixa entusiasmadas por fazerem parte de um propósito ou plano maior.

Praticamente pode ser implementado a qualquer momento dentro da jornada, mas são frequentemente utilizados na fase de descoberta, quando as pessoas estão começando a interagir com seu sistema ou produto.

Um bom exemplo a ser citado é a dedicação do tempo de uma pessoa para criar e ajudar a manter um projeto de código aberto em benefício de toda uma comunidade.

Core Drive 2 – Desenvolvimento e Realização (Accomplishment)

Este é o core drive onde as pessoas são motivadas por um senso de progresso em direção a uma meta, desenvolvimento de habilidades e superação de desafios.

Ele é o mais fácil de implementar, também o mais utilizado em projetos gamificados e está diretamente relacionado aos pontos, troféus, medalhas e níveis, que de forma objetiva, materializa as evoluções e conquistas das pessoas.

Um exemplo que acredito que todos conhecem, são aquelas “estrelas” que os professores dão como forma de prêmio para os alunos que se comportam ou que fizeram o dever de casa. Pode tratar-se apenas de um pequeno adesivo ou por vezes somente um desenho, mas que gera para as crianças um senso de preocupação com a quantidade de estrelas que estão recebendo e a busca por conquistar cada vez mais. 

Core Drive 3 – Empoderamento ,criatividade e feedback (Empowerment of Creativity & Feedback)

Este core drive possibilita que as pessoas sejam envolvidas em um processo criativo no qual elas devem repetidamente descobrir coisas e testar diferentes combinações. Pessoas não apenas precisam de formas para expressar sua criatividade, mas também precisam estar aptas a visualizar os resultados de sua criatividade, receber comentários (feedback) e replicar sobre estes.

Chou traz como exemplo, brincar com Legos, onde podemos usar nossa criatividade para construir, destruir e reconstruir quantas vezes quisermos uma infinidade de combinações. Toda essa dinâmica gera alegria e realização simplesmente porque permite muita liberdade para atingirmos um resultado.

Core Drive 4 – Propriedade e Posse (Ownership & Possession)

Neste core drive as pessoas são motivadas porque sentem que possuem algo e naturalmente desejam tornar o que possuem melhor e possuir ainda mais.

Ele está diretamente relacionado a elementos como moedas e outros bens virtuais e nos fazem querer acumular riquezas. Além disso, quando investimos muito do nosso tempo para personalizar, customizar ou conquistar algo, é gerado o sentimento de propriedade em relação àquilo.

Um exemplo bem interessante são alguns jogos de simulação, como o FarmVille, onde você está constantemente se esforçando para aumentar o valor de seus ativos. Você investe tempo e energia para expandir sua fazenda, obtendo mais vacas, plantas, frutas e  também comprando itens para deixar sua fazenda cada vez mais legal.

Core Drive 5 – Influência Social (Social Influence & Relatedness)

Esse core drive está relacionado a todos os elementos sociais que impulsionam as pessoas, como por exemplo: orientação, aceitação, respostas sociais, companheirismo, competição, relacionamento e inveja.

Através dele podemos gerar motivações para trabalhos e resoluções de problemas em grupo e até mesmo criar uma certa competitividade entre as pessoas com o objetivo de buscar a superação. Inclui também, o impulso que temos para nos aproximar de pessoas, lugares ou eventos com os quais podemos nos relacionar.

Posso afirmar que este core drive vêm sendo muito utilizado, uma vez que muitas empresas estão priorizando e otimizando estratégias para suas redes sociais.

Um exemplo prático para este core drive é o site de e-commerce Groupon, que percebeu que seria altamente motivador para empresas e consumidores se eles criassem um mecanismo de buscas em grupo que permitissem aos consumidores obter descontos consideráveis quando um limite mínimo de vendas fossem realizadas. Espontaneamente, as pessoas que têm interesse naquele produto ou serviço com o desconto, acabam por convidar e alertar seus amigos para também aproveitarem a oportunidade.

Core Drive 6 – Escassez e Impaciência (Scarcity & Impatience)

Este core drive é o que nos motiva atacando diretamente nosso desejo de querer algo e não conseguimos imediatamente ou porque há uma grande dificuldade em consegui-lo.

O fato de as pessoas não conseguirem algo quando desejam,  faz com que esse algo se torne ainda mais valioso.

Talvez você não saiba, mas no começo o Facebook, fundado em fevereiro de 2004, era aberto apenas para os estudantes de Harvard, posteriormente para algumas outras faculdades também renomadas, e só depois para todas as outras faculdades. Somente em 11 de setembro de 2006 o Facebook abriu cadastro para o público em geral, o que gerou muita euforia entre pessoas pelo fato de agora poderem fazer parte da rede social que antes era exclusiva para um determinado público.

Core Drive 7 – Imprevisibilidade e Curiosidade (Unpredictability & Curiosity)

Este core drive está associado à necessidade de querer descobrir o que acontecerá a seguir. Por vezes nem estamos tão empolgados com o filme, jogo, livro… mas caso exista o impulso da necessidade de saber o que acontecerá depois, pode ser o suficiente para nos motivar a seguir consumindo aquele conteúdo.

Esse impulso também está relacionado ao vício em jogos, inclusive os de azar, fornecendo continuamente informações e situações inesperadas e imprevisíveis para manter as pessoas engajadas.

Nos tornamos mais engajados em uma experiência quando existe a possibilidade ao invés da certeza de ganhar. Quando temos apenas uma chance de ganhar uma recompensa, ficamos mais envolvidos com a emoção da incerteza ou imprevisibilidade se iremos ou não ganhar.

Um clássico exemplo, são os jogos de caça-níqueis, onde os jogadores estão constantemente perdendo dinheiro, mas estão engajados e se divertindo com a chance imprevisível de ganhar muito dinheiro de volta.

Core Drive 8 – Perda e Prevenção (Loss & Avoidance)

Esse core drive é motivado pelo medo de perder algo ou evitar que algo negativo aconteça.

Em muitas situações agimos com base no medo de perder algo que representa nosso investimento de tempo, esforço, dinheiro ou outros recursos. Este core drive surge por meio de nossa recusa em desistir, o que poderia gerar uma sensação de que tudo o que foi feito até agora foi inútil.

Além disso, as oportunidades que estão surgindo e desaparecendo, dão às pessoas a sensação de que caso não ajam imediatamente, poderiam perder para sempre essa oportunidade.

Um exemplo muito bom é a função de ofensivas da plataforma de ensino de idiomas Duolingo, onde o usuário é estimulado a cumprir a meta de praticar diariamente conquistando um número mínimo de pontos. A cada meta cumprida, é adicionado um dia em seu totalizador de ofensivas. Diariamente o Duolingo envia lembretes para o cumprimento da meta alertando que você pode perder sua ofensiva. Pode parecer bobagem, mas caso você tenha um número significativo de dias de ofensiva conquistados, estando ou não a fim de estudar naquele dia e mesmo sabendo que isso não iria influenciar no seu aprendizado, que é o principal objetivo da plataforma, você se obriga a cumprir a meta para não perder todas as conquistas de ofensivas anteriores.

Ainda não acabou!

Sim, é isso mesmo! O Octalysis ainda têm mais algumas especificações, que de forma mais objetiva, podemos dizer que ele está segmentado em divisões horizontais e verticais.

Divisão vertical direita

Nesta divisão os core drivers estão ligados ao lado direito do cérebro, que por sua vez, possuem funções relacionadas à criatividade, auto expressão e aspectos sociais das pessoas.

Esses são os motivadores intrínsecos, ou seja, você não precisa de um objetivo ou recompensa para usar sua criatividade, conviver com seus amigos ou sentir a sensação de suspense da imprevisibilidade, a própria atividade em si já é recompensadora.

Divisão vertical direita do Octalysis
Divisão vertical direita do Octalysis.

Aplicando no mundo real, o melhor para as empresas seria projetar experiências ligadas a esses core drivers, possibilitando envolver continuamente as pessoas em algo divertido e gratificante.

Divisão vertical esquerda

Já nesta divisão, obviamente estão os core drivers ligados ao lado esquerdo do cérebro, que por sua vez, possuem funções relacionadas à lógica, cálculos e posse.

Divisão vertical esquerda do Octalysis.
Divisão vertical esquerda do Octalysis.

Esses são os motivadores extrínsecos, ou seja, você deseja obter algo, seja um objetivo, um bem ou qualquer coisa que não pode obter.

Divisão horizontal Superior

Nesta divisão estão os core drives considerados motivadores positivos.

Um fato curioso é que as técnicas que utilizam esses core drives são chamadas de Gamificação do Chapéu Branco (White Hat Gamification).

Divisão horizontal superior do Octalysis, conhecida como white hat gamification.
Divisão horizontal superior do Octalysis, conhecida como white hat gamification.

O objetivo é fazer com que o usuário sinta-se bem e empoderado, permitindo que ele expresse a criatividade gerando maior senso de significado.

Divisão horizontal inferior

Sendo o oposto da anterior, nesta divisão estão os core drives considerados motivadores negativos e, obviamente, as técnicas que utilizam esses core drives também possuem um nome peculiar e são chamadas de Gamificação do Chapéu Preto (Black Hat Gamification).

Quando essas técnicas são aplicadas, mesmo que o usuário esteja motivado para realizar as ações, muitas vezes pode deixar um certo desconforto, pois ele costuma executar tarefas mesmo sem saber o que vai acontecer a seguir. Ele está constantemente com medo de perder algo que já conquistou ou em busca de coisas que não pode ter.

Divisão horizontal inferior do Octalysis, conhecida como black hat gamification.
Divisão horizontal inferior do Octalysis, conhecida como black hat gamification.

Mas vale ressaltar que não significa que sejam necessariamente ruins, esses motivadores podem ser usados para resultados produtivos. Muitas pessoas usam esse tipo de gamificação diariamente para praticar exercícios físicos com mais frequência, melhorar a alimentação e até aumentar a ingestão de água.

Pontuação e aplicação

Uma boa aplicação de gamificação não precisa ter todos os core drives mas sim ter um bom resultado com os que serão utilizados. Geralmente, em um bom sistema ou produto, existe ao menos um dos core drives bem aplicados.

Deve-se então identificar todas as mecânicas de jogo que serão usadas no projeto e listá-las ao lado do seu respectivo core drive no framework e de acordo com o quão bom é o resultado em cada core drive, deve-se atribuir uma pontuação de 0 a 10 elevado ao quadrado para se obter os pontos totais de cada core drive.

Com base nesses totalizadores, cada lado do octógono pode expandir ou retrair deixando claro quais os pontos fortes e fracos do projeto.

Por fim, somando todos os totalizados de cada core drive você chegará a pontuação final do Octalysis.

Para facilitar toda essa construção, que parece ser um pouco complexa, o framework Octalysis possui uma versão online prontinha para ser utilizada por qualquer pessoa e pode ser acessado clicando aqui.

Basta apenas incluir as mecânicas que serão utilizadas, selecionar a pontuação de cada core drive e pronto!

Para finalizar

Aplicar gamificação em um projeto é um processo bem desafiador pois não se trata apenas de inserir alguns elementos de jogos na sua mecânica ou interface, requer muito estudo, pesquisas, validações e ajustes.

Devemos adotar bons princípios da gamificação e focar no que nos impulsiona e nos motiva e como consequência, melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja na vida pessoal ou profissional.

O framework Octalysis trata-se apenas de uma ferramenta para auxiliar toda essa organização e otimização do processo, que por ser bem complexo, torna o Octalysis umas das ferramentas mais famosas e reconhecidas para esse propósito.

Se quiser conhecer mais a fundo esse framework e o seu idealizador, acesse o site oficial que inclusive demonstra alguns exemplos bem legais do framework aplicado em grandes empresas como o Facebook, Twitter e no jogo Candy Crush e que serviu de base para este post.

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Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Designer, questionador, curioso e em busca de problemas que precisam ser solucionados. Lean...

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Octalysis: Um framework para gamificação

16 mar 2021

9  Min Leitura

 

 

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