Quando se pensa em iniciar, é importante validar a ideia da sua startups ver os principais pontos do negócio para saber o que irá funcionar e o que ainda precisa ser revisto. Já falei nesse post dicas para validar a ideia e também nesse infográfico mostramos como fazer validações com entrevista. Após fazer essa validação, você já (deve) ter informações suficientes para decidir qual desses 3 caminhos você deve seguir:
1. Prosseguir o//
Se sua validação mostrou que sua ideia vai dar certo, então você pode iniciar seu produto.
2. Pivotar
Com a conversa com os clientes, você percebe que sua ideia tem chance de sucesso porém é preciso de alguma mudança para que o negócio funcione. Verifique o que não funcionou, seja o público, a monetização ou mesmo alguma pequena adaptação. Faça o processo de validação novamente.
3. Partir para a próxima
Existe a possibilidade de você perceber que sua ideia não era tão boa quanto imaginava, que nem efetuando mudanças você consegue salvá-la. Possivelmente o problema não é de fato um problema para outras pessoas ou ninguém está disposto a pagar por ele. Caso isso aconteça, não se iluda, seja realista e procure uma nova ideia. Esse momento pode ser difícil mas pelo menos você descobriu de uma maneira rápida e barata 😉
Se você ainda está inseguro, nesse post levantei alguns pontos para saber se sua startup está pronta para entrar no mercado. E se você já se identificou com o primeiro cenário e irá prosseguir com seu projeto, separei 5 dicas que poderão te ajudar nos próximo passos:
1. (Re)veja o seu canvas
Nesse momento você deve voltar para o canvas no caso de já ter algo esboçado ou se ainda não tem, deve fazer um, como já falei nesse post sobre Business Model Canvas x Plano de Negócios. É o momento de melhorar os pontos que se tinha dúvida com o auxílio do feedback dos clientes e elencar as principais features para um MVP (Mínimo Produto Viável) .
2. Começe pelo MVP
Isso pode parecer bem óbvio mas não é. Muitas startups que eu conheço querem começar já abraçando o mundo. Iniciar com o MVP é geralmente difícil pois você precisa deixar algumas features importantes para um segundo momento. O importante é escolher as funcionalidades principais para resolver a dor do cliente e lançar o mais rápido possível. Como já falamos nesse ebook sobre Lean Startup + Lean UX.
Nesse case do Mettzer mostramos o processo que fizemos onde começamos com o MVP, abaixo o resultado:
3. Invista em marketing de conteúdo
Para uma startup o custo de aquisição de cliente (CAC) é algo extremamente relevante. Uma das formas de diminuir o CAC é focar em marketing de conteúdo. Tenha um blog e materiais ricos com conteúdos de interesse da sua persona e faça ads para atrair esses possíveis clientes. Caso ainda não tenha uma persona definida, essa ferramenta pode te ajudar.
4. UX é fundamental
Isso pode parecer clichê mas um bom UX é fundamental para o sucesso do seu produto, como já falamos aqui, algumas startups que se diferenciaram por isso . Mesmo não estando completo ou não finalizado, o que está disponível do seu produto deve ter uma boa usabilidade, um layout agradável e coerente. Caso contrário corre o risco de você frustrar os seus primeiros clientes. Caso você está pensando que UX é demorado, não é coerente com o cenário de um MVP, já mostrei a abordagem Lean do UX nesse post.
5. Faça uma landing page
Crie uma landing page mesmo que seu produto ainda esteja em desenvolvimento assim você consegue capturar o email de possíveis interessados no produto. Você ainda pode entrar em contato com os interessados para saber o que fez eles deixarem o email, assim você já consegue coletar importantes informações 😉 Um bom exemplo dessa prática de MVP ‘fumaça’ foi o dropbox, que criou uma landing page de lançamento do seu produto e validar o mercado e o modelo de negócio. Essa página tinha um vídeo que explicava o que o produto iria oferecer e um form para cadastro de e-mails para um acesso beta. A meta era alcançar 15 mil cadastros e em 24h e eles conseguiram 75mil.
Nesse post tem algumas dicas de design podem melhorar o desempenho da sua landing page.
6. Preste atenção no feedback dos early adopters
Os usuários que farão testes do produto podem ser os próximos clientes e a opinião deles é muito importante. Seja receptivo com os feedbacks, responda e mostre que o produto está em constante melhoria. Nesse ebook temos dicas que como não perder os early adopters mesmo na versão beta do produto.
Quer conversar com a gente sobre sua startup? Entre em contato, podemos auxiliar você em qualquer uma das etapas desse processo 😉
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...