Quando você pensa em agregar mais valor ao seu negócio, em qual pilar acredita que precisa investir mais? Marketing ou UX Design? O UX Strategy conecta diferentes áreas, e dessa integração resulta uma visão holística, fator fundamental para que o produto ou serviço se desenvolva e conquiste espaço diferenciado no mercado.
“Uma estratégia de UX é uma estratégia de negócios, e os usuários finais pagam por produtos e serviços que tornam as empresas lucrativas.” NNGroup.
A UX Strategy envolve tudo aquilo que devemos fazer para entregar uma experiência memorável para o usuário e os melhores resultados de negócio para o cliente. Para que isso aconteça, é preciso ter claro os objetivos de negócio e como aliá-los às necessidades dos usuários. Como também ter o entendimento do desempenho atual do produto ou serviço para definir o que precisa ser feito e priorizado.
Os 4 pilares da UX Strategy
UX Strategy trata-se de um planejamento estratégico centrado no usuário e que descreve o momento atual da empresa, o que ela está buscando para avançar e como ela fará para chegar onde deseja.
O termo foi difundido por Jaime Levy, a autora de ”UX Strategy: Técnicas de Estratégia de Produto para Criar Soluções Digitais Inovadoras”. No livro, ela define os quatro pilares principais da Estratégia de UX.
1. Estratégia de negócios: entender os princípios e as metas da empresa e seus fluxos de receita
2. Inovação de valor: é a busca simultânea entre diferencial de baixo custo, ao mesmo mesmo tempo que gera valor para o usuário
3. Pesquisa com usuários: validar informações dos usuários antes de se iniciar um projeto
4. UX Design matador: visa oferecer uma ótima experiência de design focada nos principais recursos do produto.
O que não pode faltar no escopo de uma estratégia de UX
- Visão: é uma intenção ou aspiração de algo futuro, um objetivo a ser alcançado, ou uma experiência que se deseja proporcionar aos usuários. Pense em sua visão como uma síntese de seu produto ou serviço na sua forma ideal e o valor que ele deve oferecer para os usuários.
Para criar uma visão você precisa ter em mente em que momento você está agora, onde você deseja estar no futuro e como você vai fazer para chegar lá?
- Objetivos: são as metas, que juntamente com as métricas e os indicadores-chave de desempenho (KPIs), irão direcionar o caminho para realizar as melhorias de UX. Sem o conhecimento de como o negócio funciona, o UX design não encontrará oportunidades que impactem o modelo de negócios atual.
- Plano: é o que você precisa fazer. Deve ser flexível, comunicar o que tem que mudar. Cada meta na estratégia de UX precisa de um plano e um conjunto de objetivos a serem concluídos para alcançá-la.
Para facilitar e deixar mais prático, um exemplo de uma empresa de convênios para a área da saúde:
Benefícios de se adotar uma UX Strategy
Separamos alguns benefícios de trazer a Estratégia de UX para sua empresa, para conseguir mensurar os resultados e tomar as decisões orientada por dados:
1. Alinhar os times em torno do mesmo objetivo
A empresa entende que precisa criar um consenso sobre o produto / negócio e deixar claro para designers e time de produto quais são os objetivos de negócio da empresa antes de ir a campo para saber o que os usuários precisam.
2. Minimiza riscos de criar um produto que não faça sentido para os usuários
Basear um produto no que o time acredita, sem fazer pesquisa com usuários, pode ser um grande risco. É preciso implementar uma estratégia de UX para evitar a perda de dinheiro desenvolvendo algo que as pessoas não querem usar.
O ideal é ter um entendimento antes de desenvolver o produto ou funcionalidade. Por exemplo, mostre o produto (ou uma ideia de produto ou MVP) para os usuários potenciais testarem, e caso seja validado há uma grande chance de você estar no caminho certo!
3. Validar as suposições do time
Esse processo confirma se os clientes potenciais enxergam valor no produto, pois sem essa validação, é apenas uma hipótese. A validação com usuários faz parte do processo e não é algo para fazer apenas quando “sobrar tempo”. É preciso aprender o mais rápido possível se a ideia faz sentido e entender que faz parte do processo experimentar e falhar.
4. Inovar com propósito
A inovação com propósito não pode ser simplesmente algo do tipo “precisamos de uma novidade”, ela deve ser uma estratégia projetada, estruturada, planejada e que faça sentido para os usuários.
É comum as empresas quererem inovar para se destacar no mercado, mas não tem um objetivo concreto e alinhado com as necessidades dos usuários. O que pode resultar em uma “inovação” de custo muito alto e que não agrega nenhum valor ao produto, serviço ou negócio.
Quando a inovação converge com algo que vai destacar a empresa perante os concorrentes e vai ao encontro das necessidades dos usuários, haverá uma adesão maior ao usar o produto por oferecer uma experiência única e engajadora.
5. Proporcionar meios de mensurar resultados
Outro grande benefício trazido por uma boa estratégia de UX é que os projetos deixam de ter resultados pouco tangíveis e passam a ter indicadores que são acompanhados de perto pelo time.
Quando um usuário tem uma experiência ruim com um produto/serviço tende a comprar do concorrente. Investir em UX pode reduzir o tempo de desenvolvimento do produto e os custos de suporte ao cliente. Um bom UX melhora os principais indicadores de desempenho (KPIs) e não apenas atrai novos usuários, como também tem o potencial de aumentar as conversões.
Começar uma estratégia de UX clara e abrangente pode fazer a diferença em um produto de sucesso. E para que um projeto de UX Strategy seja bem sucedido, é preciso não só definir metas de acordo com expectativas de lucro, mas também para impulsionar o crescimento dos seu negócio, você deve priorizar o que tem potencial para gerar impacto positivo na experiência dos seus usuários.
Se você quer entender um pouco mais sobre o UX Strategy acesse nosso ebook Ux Design como uma Ferramenta Estratégica de Negócios e aprofunde mais seu conhecimento sobre o tema.
Confira neste vídeo como é o processo de Kickoff da Cats para começar o UX Strategy.
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