UX Research: tudo o que você precisa saber e porquê aplicar na sua empresa.

UX Research: tudo o que você precisa saber e porquê aplicar na sua empresa.

UX Research: tudo o que você precisa saber e porquê aplicar na sua empresa

 

 

Por muito tempo a UX Research não era vista como imprescindível para o sucesso do negócio, e se fazia apenas se “sobrasse” tempo, sendo muitas vezes deixada de lado, ou considerada desnecessária. Mas para tomarmos uma decisão importante no desenvolvimento de um produto precisamos de pesquisa, porque é através dela que identificamos os problemas e traçamos os objetivos do projeto de design. 

Com o amadurecimento do UX dentro das empresas, investigar o comportamento do usuário e suas necessidades se tornou uma premissa básica para se alcançar bons resultados de negócio. Nesse post te mostramos o porquê de realizar pesquisas com usuários.

Mas afinal, o que é UX Research?

É uma área dentro do grande guarda-chuva de UX Design que aborda pesquisas relacionadas à descobertas, entendimentos e validações da experiência das pessoas com relação a um produto. De acordo com a Interaction Design Foundation, UX Research trata-se da investigação sistemática dos usuários e seus requisitos, contextualizando e buscando insights para o processo de design. 

Dessa forma, entendemos as necessidades, os comportamentos, e as motivações por meio de métodos para obter percepções e criar soluções com melhores experiências no uso de produtos e serviços.  Tem como foco descobrir informações para resolver problemas, diferente da pesquisa de marketing que foca em dados relativos à venda.

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Pesquisa e compilação da jornada do usuário para cliente da Catarinas

Quais suas aplicações?

Aplicamos a UX Research para qualquer coisa que precisamos descobrir no contexto do desenvolvimento de um produto ou serviço. Por exemplo, quando queremos, lançar uma nova funcionalidade, mensurar o grau de satisfação, identificar dificuldades e entraves na usabilidade, e etc.

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Entrevista focus group com alunos da Uniasselvi

Serve para testarmos e identificarmos os pontos fortes e fracos, partindo do ponto de vista do usuário, e como resultado descobrimos se ele está satisfeito ou se precisamos pensar em novas soluções. Produtos intuitivos e amigáveis fazem com que as pessoas superem as barreiras iniciais de contato, e engajem na utilização com isso geramos fidelização 😀

Conheça suas abordagens

Uma boa pesquisa depende da escolha do método mais adequado para o que se deseja descobrir e qual o objetivo também. Os tipos de abordagens destacamos a atitudinal,  comportamental, a qualitativa e a quantitativa.

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A dimensão quantitativa tem um viés comportamental onde observamos como a pessoa faz tal coisa ou o que ela pensa (para saber o por quê). Investigamos os motivos dela e a partir daí conseguimos entender o contexto e gerar insights. A quantitativa se baseia em dados mensuráveis e medimos quantas pessoas fizeram tal coisa, como por exemplo o número de usuários que abandonaram seu carrinho de compras.

A atitudinal tem como objetivo entender as crenças das pessoas e se refere a analisar o que as pessoas “dizem” que fazem (nem sempre é a mesma coisa). Enquanto a comportamental nos mostra o que as pessoas realmente “fazem”. Isso nos dá insumos para argumentar decisões estratégicas baseadas naquilo que acontece de fato.

Cada projeto tem necessidades diferentes, você pode inclusive utilizar métodos de pesquisa complementares como começar com uma quali e depois ir para um quanti ou vice e versa.

Como funciona uma consultoria de UX Research?

Aqui na Cats, a pesquisa corresponde a uma das partes mais importantes do processo. Cada projeto tem desafios específicos mas o primeiro passo é levantar os problemas e definir os objetivos.

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Pesquisa com usuários do Weduka para gerar insights de como melhorar a experiência do uso de documentos

Benefícios de investir em UX design

Evitar o churn

O esforço para vender para um novo cliente é sempre muito custoso, a concorrência em diversos setores está super alta, sendo preciso reter esse cliente a “qualquer custo”. Muitas são as estratégias dos times para “segurar o churn”, mas se o produto não estiver entregando uma experiência bacana, se torna muito difícil aumentar a taxa de retenção. Ao investir em UX as empresas terão usuários e clientes satisfeitos, o que significa maior fidelização e redução de churn.

Aumentar o engajamento

Para garantir uma boa experiência e manter o usuário engajado no seu produto é fundamental além de atender as necessidades dele, ter uma interface bem projetada e com boa usabilidade, para que ele não troque sua solução por outra apenas pelo preço.

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 Dinâmica com usuários para testar o grau de satisfação da usabilidade do produto

Entregar propostas de valor

Na Catarinas, buscamos sempre equilibrar os negócio do cliente e uma boa experiência para o usuário. Se sua empresa está precisando melhorar o UX design, assista neste vídeo para saber como podemos te ajudar. Aqui também mais sobre porque você deve  investir em UX.

Invista em UX Research para ter vantagem competitiva frente aos correntes

Se sua empresa ainda não está fazendo UX Research, comece mesmo que de forma mais simples até você conseguir inserir no seu processo. Realizando pesquisas, é possível projetar cenários futuros e aumentar o potencial de crescimento do negócio além de mensurar a satisfação real das pessoas 😉

No mercado competitivo, onde existem muitas soluções similares, precisamos ouvir o que as pessoas têm a dizer para entregar soluções que façam sentido. Essa é a premissa básica de melhoria contínua do produto ou serviço, só assim teremos entregas cada vez mais assertivas.

Quer conversar mais com a gente? Fale aqui com um especialista ou entre em contato pelo e-mail: contato@catarinasdesign.com.br

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UX Research: tudo o que você precisa saber e porquê aplicar na sua empresa

11 abr 2022

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