Quando falamos de Upstream, nos referimos à primeira parte do duplo diamante do design thinking, que se relaciona no UX com o discovery, momento em que imergimos no contexto do produto ou serviço. Já o downstream seria a parte seguinte do diamante, o desenvolver, ou seja o delivery das ideias que vieram do upstream.
Associamos o discovery ao upstream, porque compreende às etapas iniciais de um projeto, onde definimos o fluxo de trabalho, que envolve amadurecer e validar ideias antes de implementá-las. O upstream nesse contexto, faz o alinhamento de expectativas dos stakeholders, com os objetivos do negócio e também a pesquisa com usuários para identificar as dores e as necessidades.
Um bom upstream contribui para a criação de produtos mais alinhados com os objetivos do negócio e do usuário, e garante que todos os envolvidos no projeto participem da organização do backlog e priorização de tarefas.
kanban e metodologia ágil no processo de upstream
O upstream está relacionado às metodologias ágeis, como por exemplo o kanban, que é um sistema visual de gestão de trabalho, amplamente utilizado no desenvolvimento de produtos digitais para a gestão de projetos. Ele utiliza cartões (ou post-its), quadros (físicos ou digitais) para representar tarefas e seu progresso. As colunas no kanban representam diferentes estágios do fluxo de trabalho, como “To Do”, “Doing” e “Done”.
A abordagem ágil no gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software, enfatiza a flexibilidade, a colaboração e a entrega contínua de valor. As metodologias ágeis surgiram como uma resposta às limitações dos métodos tradicionais de desenvolvimento de projetos, como o modelo cascata, considerado rígido e demorado na entrega de resultados.
Aqui na Catarinas usamos o kanban para o desenvolvimento dos nossos projetos, o que nos permite trabalhar com times multidisciplinares e especialistas de diferentes áreas. Ao utilizar metodologias ágeis no momento do upstream, conseguimos melhorar o processo de trabalho, economizar tempo, reduzir o risco de retrabalho e aumentar as chances de sucesso do produto.
Como o UX design pode auxiliar o upstream
O processo de UX Design é fundamental para o upstream, pois conseguimos amadurecer melhor as ideias e validar antes de desenvolver. Fazendo o discovery, a etapa inicial do processo de UX design que compreende, imersão, pesquisa e validação de ideias, podemos “descobrir” e entender aspectos relacionados às dores e oportunidades, pensar nas possibilidades de solução e cruzar com os objetivos de negócios para ter um produto potencialmente bem sucedido.
Benefícios de ter uma equipe de UX envolvida no upstream
O time de UX design tem facilidade para envolver diferentes áreas da empresa, usuários do produto e promover a colaboração para gerar insights e entregar uma visão clara do que é esperado na implementação.
O UX designer é um profissional com uma visão holística e que soma muito em todo o processo de desenvolvimento do produto e PRECISA estar presente nas etapas iniciais. Separamos alguns benefícios de envolver o time de UX no upstream:
- Compreensão das dores e necessidades dos usuários: o time de UX realiza pesquisas e testes com usuários desde o início, garantindo que as necessidades e expectativas dos usuários sejam bem compreendidas e integradas ao projeto desde o início.
- Menos retrabalho: ao identificar problemas e oportunidades cedo, a equipe de UX ajuda a evitar mudanças inesperadas, reduzindo significativamente o retrabalho mais tarde no processo de downstream.
- Melhor usabilidade: com uma abordagem UX, o produto final tende a ser mais intuitivo e fácil de usar, aumentando a satisfação e a retenção de clientes e usuários.
- Melhoria na comunicação entre times: por facilitar a comunicação e o alinhamento entre as diversas partes interessadas, UX designers, desenvolvedores e stakeholders, garante que todos fiquem na mesma página durante o projeto.
- Oportunidades de inovação: com a pesquisa e os testes de UX pode-se revelar novas oportunidades e insights, fomentando a inovação e ajudando a criar produtos que realmente atendam às necessidades dos usuários de maneiras novas e eficazes.
- Economia de tempo e recursos: ao solucionar problemas de usabilidade e design no início do processo de desenvolvimento economiza-se tempo e recursos a longo prazo, evitando a necessidade de grandes revisões ou retrabalho.
- Validação de ideias: com time de UX envolvido desde o início do desenvolvimento, as ideias e hipóteses podem ser testadas e validadas, e o produto evolui de acordo com o feedback das pessoas reais que usam o produto.
- Desenvolvimento ágil: uma equipe que trabalha de forma interativa, permite ajustes rápidos com base no feedback dos usuários.
- Aumento da competitividade: produtos que proporcionam uma melhor experiência ao usuário têm um diferencial competitivo no mercado, o que ajuda a atrair e reter clientes.
Conclusão
É necessário que as empresas reconheçam a importância de integrar tanto o upstream quanto o downstream para alcançar um produto de sucesso. A colaboração entre os times de design e desenvolvimento desde o início assegura que o produto atenda não apenas às necessidades do negócio, mas também às expectativas e demandas dos usuários.
Incluir o UX design no processo de upstream é essencial para garantir que o projeto seja bem sucedido. Sem um time de UX, a definição dos fluxos provavelmente será feita por um desenvolvedor que não participou do processo de descoberta e que talvez tenha pouco conhecimento em usabilidade, o que pode comprometer a efetividade da entrega, e o projeto não atingir os objetivos desejados.
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