Já vou começar perguntando logo de cara: você já pensou em refazer seu site?
Vou te dar duas opções de resposta: sim ou não 😛 Se sim, por quais motivos? Seu site ficou defasado e/ou está com bugs? Seu concorrente está melhor que você? Você não está vendendo mais como antigamente? … Ou, se não… por quê? Seu site foi lançado há pouco? Deu muito trabalho e/ou levou muito tempo? Seu site está ‘bom’ e em ‘time que está ganhando não se mexe’?
Existem muitas possibilidades para você já ter pensado ou não no assunto. Mas caso esteja tudo muito bom (bom) – tudo muito bem (bem) – pelo menos dê uma olhadinha ao longo do post para que em um futuro, não tão distante, você saiba o exato momento de dar aquele upgrade e até quem sabe ter de refazer/criar algo novo para o seu público. Tá bem?
Refaça seu site
Não se assuste com a palavra “refaça”! Por mais que ela nos remeta a ideia de “deu problema”, não é bem assim que a coisa funciona. Existem motivos muito maiores que podem estar envolvidos por trás do seu pensamento. Troque a ideia de “problema” por “preocupação”. Seja alguém preocupado com as vendas, com a experiência dos seus usuários, com as tendências e o que seus concorrentes estão ofertando… e se preocupe com o site que você está oferecendo ao seu público.
Para isso, resolvi listar abaixo alguns motivos para você refazer seu site e como você pode iniciar essa mudança a partir de amanhã.
4 motivos de por que você deve refazer seu site
1. Evolução
Evolução é crescimento, é passar por um processo gradual de transformação. A partir da premissa de que todo mundo evolui, seja o pokemón, o usuário, o mercado, e até a sua empresa… o seu site não pode ficar parado no tempo.
Você não pode achar que aquele site que você fez há mais de um ano atrás vá causar o mesmo efeito que nos dias de hoje, porque não vai. Até pode, porém, você só irá descobrir isso com base em pesquisas, vendo se tudo ao seu redor continua igual e/ou se seu site ainda faz efeito.
A evolução visual também é um ponto muito importante a ser considerado. A “cara do site” é a primeira boa impressão que você causa no usuário ao acessá-lo. Não adianta ter um negócio super inovador se seu site não corresponde graficamente. Chame a atenção do seu público sobre diversos aspectos: proposta, comunicação e visual!
Dica: Entenda melhor a importância de se fazer pesquisas com usuários e o quanto elas irão contribuir e muito para toda a jornada e evolução do seu site – clique aqui.
2. Tendência
O que seus concorrentes e similares estão fazendo hoje em dia? O quão atualizado você está com o que de mais moderno existe no mundo? O design está atual? O seu estilo de comunicação com o seu público mudou nessa era pós Nubank? … as perguntas aqui poderiam se estender infinitamente até saber em que momento você vive/está, se no passado, no presente ou no futuro.
Tendência tem a ver com o comportamento humano. Quando as pessoas começam a se comportar, usar, fazer a mesma coisa e/ou de forma parecida, as outras pessoas começam a se espelhar e ter aquilo como moda, como referência.
Você tem duas opções: criar uma tendência, ou seguí-la. Para criar uma, você precisa se arriscar, inovar! E para seguir uma, você precisa refazer o seu site deixando-o mais moderno, seja através da regra de negócio, do visual ou da tecnologia.
Dica: Todo produto é destinado a alguém, certo? Você conhece os perfis do seus usuários? Em um mundo e em um tempo onde a comunicação e o atendimento está cada vez mais personalizado e preocupado com a experiência, você tem de criar as personas do seu negócio, são elas que vão fazer com que seu objetivo seja muito mais assertivo e rentável. Veja neste post como o uso de personas pode ajudar a melhorar o UX do seu produto.
3. Performance
A performance tem a ver com o quanto seu site está indo bem no mercado e o quão bem ele está aparecendo para os usuários. O seu site abre rápido? Como está a conversão do seu produto?
O intuito de melhorar a performance é deixar seu site mais intuitivo, com uma melhor usabilidade, com um acesso mais rápido visando a satisfação e melhorando a experiência do seus usuários. Deixe-os felizes, assim eles não irão abandonar o seu produto e mais, vão recomendar a todos a sua volta.
Dica: Veja aqui um checklist de usabilidade que criamos para melhorar o seu produto, seja ele um sistema, um app ou site.
4. Tecnologia
Preste muita atenção neste item!
A tecnologia é um grande ponto de contato e que muito tem a ver com os pontos anteriormente citados. Pensar na tecnologia empregada no seu site é querer estar sempre em evolução, seguindo tendências e altamente preocupado com a performance.
Ela diz respeito a palavra “possibilidade”. O que é possível de se fazer? Há quem diga, e eu concordo, que tudo é possível, porém depende de usar a tecnologia certa para o objetivo que você quer.
Use-a com parcimônia e se aproveite dela. Pegue o que ela tem de melhor para entregar algo inovador e de grande valor, assim você irá se destacar no mercado e irá alcançar o tão almejado “sucesso”!
Antes de dar tchau, por favor, veja este post aqui que mostra 7 possíveis erros que você não sabe que está cometendo no seu produto. Já é um bom passo inicial para você refazer e melhorar o seu site.
E caso você queira nossa ajuda, temos um pacote pronto para esse objetivo:
Este foi meu primeiro post aqui no blog da Catarinas. Não esqueça de comentar abaixo e/ou compartilhar este post para fomentarmos a discussão. Obrigado e até a próxima! 😉
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Bacharel em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós graduando em Desig...