O mercado altamente competitivo e clientes extremamente exigentes que encontramos hoje tem mudado bastante a dinâmica de muitas empresas, tornando obrigatória a busca além das funcionalidades básicas de um produto. Muitas empresas já perceberam esta realidade e passam a explorar soluções focadas no seu usuário como fator fundamental para o sucesso e competitividade de seu produto no mercado. (Quer mais motivos para investir? Confere aqui)
Você aí com sua ideia inovadora, sua startup, ou seu software que já está rodando há anos ou nem há tanto tempo assim talvez possa já ter se perguntado qual seria o momento ideal para investir em um projeto de user experience. Será que depois de rodar a primeira versão beta “feita em casa”? Ou antes de definir os requisitos do projeto? Ou quem sabe quando minha plataforma começar a ter uma base sólida de clientes?
Nós sabemos que um fator fortemente influenciador dessa decisão acaba sendo o recurso disponível, mas acredite, focar na experiência do usuário SEMPRE será um investimento e não um gasto.
A ordem dos fatores altera o resultado?
Já vimos empresas que chegam com a ideia de “vamos fazer só a parte estética agora, e deixamos as pesquisas com o usuário para depois”. O único porém dessa premissa é que você pode estar errando feio no seu projeto. Os seus investimentos irão para equipes de design, estratégias de marketing, publicidades, equipes de desenvolvimento, gastos em suporte e para quem sabe no final, chegar a um ponto e perceber que todo esse tempo você estava indo para o lado errado.
Ou as vezes até detalhes sutis que poderiam estar ajudando o seu produto a vender mais, a aumentar a produtividade (e satisfação) do seu cliente ou engajar novos usuários, que por um “erro de logística” deixaram de agregar valor ao seu negócio.
Quer saber a hora certa de investir em UX para sua solução ? Comece pensando na experiência do usuário desde o começo do projeto. O quanto antes você souber para onde direcionar suas energias e esforços, mais chances de sucesso e menos chances de desperdício de tempo e dinheiro você terá.
Uma boa ideia de fluxo de desenvolvimento web envolvendo o User Experience pode ser visto no modelo abaixo. Em comparação com o fluxo de vida de uma startup, onde geralmente começamos com uma série validações, podemos ver aí um casamento de sucesso 🙂
Lidando com as mudanças e pivotagens pelo caminho
Mas o seu modelo de negócio pode mudar. E a tecnologia provavelmente vai evoluir. A estratégia do marketing também sofrerá alterações. No mundo volúvel no qual nos encontramos, há boas chances disso tudo acontecer. Mas o levantamento e entendimento sobre seu mercado, seus usuários e suas respectivas necessidades, problemas e desejos nunca terão sido em vão.
Pesquisar o contexto de seu projeto, buscando propiciar uma experiência incrível para seus clientes, mesmo que este venha a sofrer alterações pelo caminho é a forma mais garantida de ir na direção certa e se aproximar das reais necessidades do mercado e aumentar suas chances de sucesso. Quanto antes você fizer isso, menor será o “tentativa e erro” de seu negócio.
Fica um videozinho bacana para fechar a ideia do quanto o UX pode te ajudar a fazer as coisas de formas melhores e mais inteligentes o/ #uxrocks
Conheça também:
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina,...