Get out of the building: Validando a ideia de sua startup.

Get out of the building: Validando a ideia de sua startup.

Get out of the building: Validando a ideia de sua startup

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Startup são empresas jovens e inovadoras com muitas dúvidas. Como aqui na Catarinas nós trabalhamos muito com startups e sabemos como é importante validar a ideia antes de iniciar o produto, sempre tentamos trazer posts e fazer materiais que possam facilitar a vida desses empreendedores. Já falamos nesse webinar sobre o UX ao longo da jornada do usuário de uma startup e  também nesse infográfico demos dicas para aumentar a rentabilidade de seu produto com UX. Nesse post pretendo esclarecer e dar dicas para quem está despertando o interesse em entrevistar possíveis clientes. Essa realização de testes e valorização da opinião do cliente é a base da metodologia Lean Startup que foca em validar, ou invalidar, de maneira antecipada, hipóteses acerca de uma ideia ou produto.

Com isso, surgiu o  Customer Development, uma técnica usada pelas startups para rapidamente iterar e testar parte do seu modelo de negócio (BLANK, 2010). O método de Customer Development divide todas as atividades relacionadas aos clientes assim: Customer Discovery (Descoberta do Cliente), Customer Validation (Validação do Cliente), Customer Creation (Criação de Cliente), Company Building (Construção da Empresa).

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Para Blank (2012), um dos ensinamentos mais importantes do Customer Development é sair do escritório e conversar com clientes, deixar a zona de conforto de uma sala de reunião e ir atrás deles para aprender sobre os seus problemas. Essa conversa levanta detalhes que serão necessários para construir um produto de sucesso. É muito importante conhecer o usuário para evitar “achismos” e deduções. Treder (2013, p.34 ) afirma

“você não vai encontrar seus clientes no reflexo do seu computador, você tem que sair do prédio e realmente falar com as pessoas. Não importa se você chegar até eles através do Skype (que você pode sair metaforicamente) ou pessoalmente – o importante é transcender os limites do seu ego”. 

Apesar do Customer Develoment mostrar a importância de fazer pesquisas para validar o modelo de negócio e compreender os desejos do cliente, muitas startups tem dificuldade e não sabem por onde podem inciar a pesquisa.

Por onde começar a validar sua startup?

Defina suas hipóteses: Identifique os problemas e os possíveis usuários. Seja mais específico possível. O problema tem que resolver a dor de um grupo específico. Lembre-se que “todo mundo” não é seu cliente.

Como entrevistar?

1) Dados demográficos

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Perguntas para identificar o perfil dos possíveis consumidores, hábitos e o universo dos problemas que pretende resolver.

Dica: Só pergunte informações que sejam relevantes para sua pesquisa (evite “encher-linguiça”) e deixe perguntas mais delicadas para um segundo momento.

2) Contextualização

Faça uma breve contextualização do que será a entrevista, conte um pouco sobre a pesquisa e de como será feito e deixe o usuário mais à vontade possível. Faça algumas perguntas quebra-gelo.

Dica: Cuidado para não dar todas as respostas antes de fazer a entrevista. Muitas vezes os entrevistados tendem a agradar o entrevistador e não são sinceros nas respostas.

3) Descobrindo os problemas e soluções

Portrait of child businessman in office. Success growing business concept

Descubra quais são as soluções atuais no mercado e como o cliente resolve os problemas dele sem a sua solução, escute as ideias dele e o que ele acha que seria interessante. Identifique o nível de dor: must-have (preciso dessa solução), nice-to-have (seria bom ter essa solução), ou don’t need (não preciso dessa solução).

Dica: Evite aquelas perguntas que podem ser respondidas com “sim” ou “não”. Perguntas abertas geram respostas muito mais interessantes. Não se contente com a primeira reposta dada pelo cliente. Continue pedindo mais explicação. Por quê? Quando? Como? Você pode dar um exemplo?

Nesse post falamos um pouco sobre os aprendizados conversando com usuário #ficaadica

Preste atenção pois o objetivo dessa entrevista não é vender sua solução, mas compreender os problemas dos clientes e como eles são solucionados hoje.

Exemplos de como NÃO DEVEM ser as perguntas

“Você gosta de [algo que todo mundo gosta – como música]?”
“Você tem um problema com [problema muito amplo ou óbvio demais]?”
“Você quer mais tempo e dinheiro?”
“Você deseja  ter um [algo que todos gostariam – como um Carro zero de graça]?”
Qualquer coisa que tenha a já diga sobre a sua solução maravilhosa

Exemplos de como DEVEM ser as perguntas

“Conte-me sobre a última vez que …”
“Como você está atualmente resolvendo [um problema relacionado com o que sua solução irá resolver]?”
“Como / onde você procura uma solução [do problema X e Y]?”
“Se você pudesse ter qualquer coisa [para resolver o problema X e Y], o que você gostaria?”

Quantas pessoas devo entrevistar?

Isso é algo que diverge muito. Alguns autores descrevem como ideal de 8 a 12 usuários para cada perfil mas se por acaso você não tiver, faça com o máximo de usuários que você conseguir para o resultado ser mais rico e verdadeiro.

O objetivo da entrevista de validação é explorar e coletar uma grande quantidade de informações, problemas que precisam ser solucionados, comportamento dos clientes e com isso gerar insights. Caso você se interessou pelos próximos passos, nesse post já falamos como compilar as informações coletadas nas pesquisa.

Quer saber um pouco mais sobre Lean Startup e Lean UX? Veja nosso ebook 😉

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Referências:
BLANK, Steve Gary; DORF, Bob. The Startup Owner Guide: The Step-by-Step Guide for Building a Great Company. Primeira Edição. Pescadeiro: K&S Ranch, 2012. 571p.

BLANK, Steve Gary, Customer Development for Web Startups. 2010. Disponível em<http://http://steveblank.com/2010/02/25/customer-development-for-web-startups/> Acesso em: 10 jun. 2014

TREDER, Marcin. UX Design for Startups. UXPin, 2013.

 

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...

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26 abr 2016

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