Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário.

Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário.

Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário

 

 

O primeiro desafio de ir a campo e fazer pesquisa com usuários envolve alguns pontos importantes como preparar um bom plano de pesquisa, mapear as problemáticas, definir o perfil do público alvo de forma assertiva, bolar um roteiro bem feito que consiga levantar informações úteis, colocar a mão na massa e aplicar as pesquisas, resumindo é uma loonga jornada. E tendo feito tudo isso vem a segunda parte do desafio:

Como organizar todo o material levantado? Como fazer todo esse esforço ser útil e aplicável na parte prática do projeto? Como fazer bom proveito de suas descobertas e validações?

Organization[1]

Esse post tem o objetivo de dar uma luz e ajudar um pouco nesse processo de organização e compilação das informações levantadas nas pesquisas  com usuários. Afinal não querermos que você, que já sabe a importância da pesquisa com usuários e que se deu o trabalho de entrar para o time dos apoiadores das pesquisas, termine frustrado com um monte de dados brutos nas mãos e não consiga aproveitar todo o seu potencial.

O processo das pesquisas

Primeiro para contextualizar, você que vem de outras áreas ou que ainda não teve muitas oportunidades de fazer das pesquisas parte de seu dia a dia, essa é uma geral sobre como conduzimos as pesquisas com usuários aqui na Catarinas:

  1. [1. Crie seu plano de pesquisa]
  1. [2. Com o plano em mãos, recrute seus usuários]
  1. [3. Execute sua pesquisa]
  1. [4. Organize os dados]
  1. [5. Transforme seus dados em insights]

Agrupando e encontrando padrões

Uma das formas que mais utilizamos para compilar informações de pesquisa são os 4 quadrantes: “Fatos, Padrões, Comportamentos e Insights”.

Quadrantes-Pesquisa

1) FATOS

Quando você realizou sua pesquisa, a partir daquele roteiro que falamos lá no começo do post, levantou uma série de FATOS que seu usuário te contou, fatos esses que as vezes foram novidades, outras vezes validaram algo que vocês já suspeitavam ou qualquer outro tipo de dado bruto registrado nessas interações diretas.
tabela-pesquisa

2) PADRÕES

Dentre esses vários fatos você perceberá que surgirão alguns padrões repetidos, que ocasionalmente mais de um usuário comentou ou foi se mostrando um problema ou situação recorrente. Destaque e agrupe essa informação de forma que você consiga visualizar essa recorrência.

padrões

3) COMPORTAMENTOS

Quais comportamentos se relacionam à esses fatos ou padrões? Que tipo de sentimento estava envolvido na equação quando você registrou determinado cenário? Preste atenção nos detalhes nesse ponto, todo fato ou padrão geralmente está atribuído a alguma motivação ou contexto por trás, tente destacar essa informação.

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4) INSIGHTS

Munido dessa combinação de FATO + PADRÃO + COMPORTAMENTO você tem uma excelente matéria prima para trabalhar e explorar insights de soluções utilizando sua bagagem e conhecimentos sobre o assunto pesquisado. Encarando esse grande painel tente desdobrar soluções e insights para cada combinação de problema + emoções que você identificou em suas pesquisas.

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Essa é uma das formas possíveis de compilar informações obtidas em pesquisas que testamos e comprovamos ser muito útil na prática para organizar os pensamentos.

Vale conferir algumas outras ferramentas de compilação de pesquisas que existem por aí. Fica alguns links e dicas que podem complementar esse conteúdo:

· http://uxdesign.cc/ux-tools/

· http://www.smashingmagazine.com/2013/09/23/5-step-process-conducting-user-research/

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Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.

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Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário

01 jul 2014

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