Case design de serviço: Loja Studio Z calçados.

Case design de serviço: Loja Studio Z calçados.

Case design de serviço: Loja Studio Z calçados

 

 

Nesse post vamos falar de um case de design de serviço que fizemos com uma loja modelo da Studio Z. Esta é a maior rede de calçados no modelo autosserviço do Brasil Possui 102 lojas em 15 estados brasileiros e segue o conceito “fast fashion” com as últimas tendências da moda em tempo recorde, mantendo os melhores preços.

Sempre gostamos de trazer posts com “Casos Reais da Cats” para contar como funciona o nosso processo, os principais desafios e como entregamos valor para nossos clientes com UX/CX design. Caso queira conhecer mais cases da Catarinas Design, confira aqui nosso ebook.

Esse projeto visava mapear e remodelar a jornada de compra em lojas físicas utilizando como ponto de partida uma loja modelo da Studio Z em Florianópolis. A partir da otimização da experiência nessa loja, passando por todo processo de imersão, testes e validações das novas ideias geradas por um time multidisciplinar, o foco da área de CX era replicar as melhores propostas validadas em outras unidades.

Imersão e pesquisa com usuários

Estruturamos um plano de pesquisa a partir de entrevistas com os stakeholders do projeto (nesse caso o time de CX da empresa – contratante da pesquisa + áreas de dados, diretorias de produto, visual merchandising e marketing).

A partir dos alinhamentos iniciais e análise de dados vindos do BI construímos uma matriz CSD com as principais hipóteses e suposições, em cima das quais criamos os roteiros para a entrevista em profundidade e questionários.

As principais perguntas a serem respondidas pela pesquisa eram:

A) Como é a jornada atual dos clientes Studio Z?
B) Quais são os maiores pontos de dor ao longo da experiência em loja (tínhamos uma série de suposições e dúvidas no nosso CSD ligados à experimentação de calçados e checkout)?
C) Como podemos propor uma experiência de compra diferenciada e impactante para esse perfil de público?

Na fase de aplicação da pesquisa, foram realizadas 33 entrevistas em profundidade com clientes finais recrutados em loja + 10 com colaboradores da empresa. Também foram aplicados questionários contextuais na loja e observação para entendimento dos gargalos e pain points da jornada atual.

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Time da Catarinas realizando “atendente oculto”

Fizemos um processo adaptado de etnografia e imergimos ao longo de uma semana dentro da loja piloto no papel de colaboradores da loja para reduzir inferências e facilitar o contato e recrutamento com clientes no local. Utilizamos a área de crediário para a aplicação e gravação das entrevistas, enquanto os questionários foram aplicados com tablet/smartphone em diferentes pontos da loja em paralelo a observação da tarefa.

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Time da Catarinas realizando “atendente oculto”

Cocriação e design sprint “pocket”

Após a etapa de discovery foram realizados benchmark de soluções globais na área de varejo a fim entender uma visão mais estratégica dos players do mercado e trazer ideias para a nova jornada. Para a apresentação aos stakeholders, compartilhamos os achados da pesquisa em formato de jornada do usuário e jornada emocional, incluindo uma série de takes em vídeo das entrevistas para personificar a “voz do usuário”, auxiliando a sensibilização na ideação e nas tomadas de decisão.

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Uma parte da jornada do usuário com takes das entrevistas

Um dos pontos chave na expectativa do projeto era gerar um resultado de pesquisa “cirulável” pela empresa e por diversas áreas, por esse motivo a compilação de trechos relevantes das entrevistas a cada ponto da jornada foram publicados em uma playlist para que pudesse ser distribuída e consumida facilmente.

O passo seguinte foi realizar uma rodada do processo de design sprint “pocket” já que não tínhamos muito tempo com os líderes das áreas mas precisaríamos agilidade e diferentes visões estratégicas nas novas propostas de soluções. Fizemos um processo de co-criação em 2 dias ao invés de 5 do design sprint original, que já trouxe excelentes resultados para alinhar as visões e perspectivas dos envolvidos.

Dia 1: Unpack (Definição – resultados pesquisa) e Sketch (Divergência)
Começamos identificando e alinhamento de um problema ao compartilhar os principais achados da pesquisa com o time. A partir do entendimento em sua totalidade e definido como os pontos que precisavam ser resolvidos foram promovidas rodadas de ideação individual x em grupo em cima das dores priorizadas pela pesquisa.

Dia 2: Decide (Decisão) e Prototype (Prototipação)
Para decidir o caminho, fizemos uma exposição e votação das ideias (dot voting) mais aplicáveis ao contexto atual. Cada pessoa teve direito a três votos que poderiam ser distribuídos nos itens da forma como cada um quisesse. Dessa forma, conseguimos eleger as ideias que iriam para os testes e validação, o que inclui além do protótipo um roteiro de abordagem com usuários. Foram construídos e testados protótipos com LEGO para estressar alguns cenários de uso das ideias sobre a planta da loja.

design sprint pocket catarinas

Co criações com o time

O problema que procurou-se resolver nesse projeto foi entender pontos que até então eram uma percepção genérica e distante para os gestores e líderes da empresa: a jornada de compra no ponto de vista de seus cliente. A partir desse entendimento e clareza, esperava-se melhorar a forma como o serviço e tecnologias de suporte estavam sendo entregues, mantendo assim o destaque e posicionamento da loja frente a outros concorrentes do mesmo nicho. 

Esse projeto de pesquisa teve um papel estratégico na disseminação da cultura de CX auxiliando a visibilidade do processo do design thinking, promovendo a integração criativa entre áreas e trazendo pela primeira vez na história da empresa uma maior clareza e visibilidade do ponto de vista do consumidor.

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Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...

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Case design de serviço: Loja Studio Z calçados

06 abr 2021

4  Min Leitura

 

 

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