A gamificação está presente em grandes sistemas/marcas de hoje, como Nubank, Waze, Beblue… mas você sabe como gamificar o seu produto?
Parece até uma tarefa fácil (só jogar uns pontos no negócio), mas não é bem assim. Existe muito planejamento envolvido e é justamente isso que queremos mostrar neste post, como fazer do seu produto um sucesso, top nos downloads e lista de mais usados 😀
Vou falar bastante de jogos a partir de agora, mas lembre-se sempre de fazer conexões com o que você mesmo vivencia no seu dia-a-dia com sistemas e produtos.
Quando falamos em sistema, pensamos logo em algo chato que nem dá taaanta vontade de usar. Mas não deveria ser assim. Por isso mesmo que se busca muito nos jogos o que eles têm de bom para oferecer para tornar a dinâmica mais divertida e viciante.
Veja 12 elementos que podem/vão deixar o seu produto divertido:
PBL TRIAD
PBL (points, badges e leaderbords) são elementos que todo jogo/game de sucesso tem que ter. Esses três itens fazem com que os usuários tenham uma experiência muito melhor e adorem cada jogada, cada desafio. Veja a seguir um pouco melhor sobre cada um deles:
Points
Um produto é feito de pelo menos 1 (um) grande desafio. E quando ele é muito difícil e/ou leva muito tempo para ser completado, o mais lógico é subdividí-lo em etapas. Isso faz com que os usuários não fiquem no limbo, sem saber em que ponto estão e passem a ter a real noção do que já completaram e aprenderam na jornada.
Uma forma de mostrar essa jornada para os usuários é atribuindo pontos, que somados vão chegar a esse grande desafio. Mas, por que pontos? Porque nem todo mundo realiza alguma coisa da mesma forma. Cada pessoa faz de um jeito, leva um tempo diferente… e consequentemente, merece pontos por isso.
Acontece muito também de se utilizar esses pontos para fazer conexão com “recompensas”, que podem ser coisas bobas ou incríveis, desde algo pra se usar no próprio game ou até como diria Silvio Santos: barras de ouro que valem mais do que dinheiro – que podem ser brindes físicos, trocas por mensalidade de Netflix ou Spotify, como propõe o Rewards do Nubank.
O uso de pontos em um game tem 4 grandes objetivos:
Badges / Distintivo
Badges não são tão importantes quantos os pontos, mas com certeza é o que vai fazer com o game tenha maior engajamento e viralize. Mais presente em jogos grandes, as badges fazem com que o usuário ganhe experiência repetindo algumas jogadas e/ou sempre fazendo jogadas diferentes.
PokémonGo, por exemplo, não tinha exatamente distintivos, mas a coleção de Pokémons conquistados é também uma forma de fazer com que o usuário passe mais tempo jogando para ter a chance de conquistar mais coisas.
O uso de badges dá mais flexibilidade ao game, fazendo com que os usuários possam jogar um pouquinho todo dia, ganhando pouco a pouco, do que passando um tempão sem ganhar nada para chegar no gran finale e perder, causando assim uma frustração.
Além da tela em si do game, que demonstra seu estilo gráfico e estético, os badges tem a característica de serem muito bonitos e fofos, que dá a vontade de conquistar e compartilhar com os amigos.
O uso de badges em um game tem 3 grandes objetivos:
Leaderboards
É o famoso “ranking”. Difícil encontrar jogos que não tenham uma lista de comparação de como as pessoas estão entre si, ver quem é melhor que quem. Gerar uma competição saudável faz com que as pessoas queiram jogar mais para serem melhores que os outros. Em jogos sociais, por exemplo, um princípio chave é você compartilhar e/ou se conectar com seus amigos e conhecidos, gerar aquela competição zoação básica.
Mas o ranking serve também como feedback de como o usuário está indo no jogo. Saber o quanto ele melhorou/evoluiu de uma jogada para outra, de um nível para outro, é importante como motivação para se continuar jogando. Ex: no futebol vemos muito isso, a cada final de rodada dá para ver quantos pontos o time conseguiu e quantas posições ele subiu ou desceu na tabela…
Não é o caso do exemplo acima, mas às vezes é necessário personalizar ainda mais a experiência em como mostrar esse ranking. Diga quanto cada pessoa alcançou, mas dependendo do objetivo e do número de jogadores, mostre apenas os melhores (ex: top 10). Mostrar que o usuário está muuuito mal pode fazer com ele perca a vontade de continuar jogando e abandone o seu game.
COMO COMEÇAR A GAMIFICAR?
– Faça do usuário seu grande colaborador
Para atingir o sucesso em algo é necessário muito trabalho em equipe… e quer equipe melhor do que aquele que usará o seu produto? Só quem usa saberá dar os melhores feedbacks e tornará o jogo mais duradouro.
– Torne o progresso visível
Ninguém quer caminhar uma certa distância sem saber o quanto percorreu. Deixar o caminho visível para o usuário é essencial para o seu incentivo e satisfação. A evolução precisa ser não apenas sentida mas vista.
– Crie desafios ou questões, e não trabalhos
Trabalho é um termo muito chato, e um muito longo vai fazer com que seu game não tenha tanta adesão. Criar desafios ou questões fará com que as pessoas se sintam desafiadas a resolver, um após o outro. Incentive, dê dicas, deixe com as pessoas se sintam especiais 🙂
– Oportunize escolhas (mais de uma forma de fazer a mesma coisa)
Não faça um sistema / jogo (quase) impossível de ser resolvido. Lembre-se que as pessoas são diferentes, pensam diferentes e chegam em resultados iguais de forma muito distinta. Colocar apenas um caminho para determinados objetivos fará com que nem todos cheguem lá e desistam na metade.
– Ofereça distintivos e recompensas individuais
Todo mundo gosta de ser recompensado e elogiado. Conquiste o seu usuário/jogador a cada instante no game para que sua diversão seja cada dia maior. Você verá que não terá apenas um jogador fiel, mas um fã. Aquele fã que falará bem e recomendará para todos nas suas redes o quanto seu jogo é bom.
– Não se preocupe tanto com as falhas e dê ênfase na prática
Quem não erra nessa vida, não é mesmo? Um game novo e/ou em construção tem muito a aprender e algumas falhas podem acontecer, é normal. Mas aprenda com esses erros, e de repente, até recompense o usuário que lhe deu ótimos feedbacks. Demonstre que seu jogo tem muito futuro!
Aproveite e veja este post com os melhores aplicativos que utilizam gamification.
E para você, que chegou ao final do meu post, eu lhe concedo a badge de ‘sherlock holmes da gamificação’.
Te vejo no próximo desafio post! 😀
Falando em produto, veja como fazer seu produto dar certo em 5 passos o/
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Bacharel em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós graduando em Desig...