Case product design: Redesenhando um sistema da área de saúde.
Case product design: Redesenhando um sistema da área de saúde.

Case product design: Redesenhando um sistema da área de saúde

&nbsp
&nbsp

Neste post vamos explicar o processo de um projeto realizado com a Planium, uma empresa que oferece soluções para a área da saúde.

Este projeto surgiu da necessidade de melhorar a experiência dos usuários do sistema frente à concorrência e também com a intenção de desenvolver um novo braço do produto, para atingir um novo público. O sistema em questão permite que corretores, corretoras e operadoras de saúde realizem todo o processo de contratação e homologação de um plano de saúde ou odontológico de forma 100% digital. A partir disso, o projeto teve início com dois desafios em mente:

1. Como facilitar o processo de contratação e homologação digital de planos de saúde?

2. Como desenvolver um produto que atenda aos corretores de saúde?

Imersão

A etapa de imersão teve o objetivo de nivelar o entendimento da equipe sobre o sistema, o negócio e o desafio, para que fosse definida a estratégia de pesquisa. O primeiro passo desta etapa foi o mapeamento de atores do sistema, para entendermos um pouco mais quem são todas as pessoas envolvidas no processo de contratação e uso da ferramenta. Entre diretores, gestores, médicos, corretores e clientes, identificamos um total de 12 atores que estão envolvidos na jornada de implementação e uso do sistema.

Com todos os atores identificados, realizamos o mapeamento da jornada do usuário desde o momento de contratação até a homologação de um plano para compreender melhor o funcionamento do sistema e também nos ajudar a levantar hipóteses para a pesquisa.

Mapeamento da jornada na plataforma Miro
jornadaPlanium

Durante a etapa de imersão ainda realizamos algumas conversas com os responsáveis pelo suporte técnico da empresa e também com os responsáveis pelo comercial, que foram essenciais para entendermos um pouco mais sobre o posicionamento da empresa e também gerar insumos para as primeiras etapas da pesquisa.

Pesquisa

Iniciando a etapa de pesquisa fizemos o levantamento das certezas, suposições e dúvidas do projeto utilizando uma matriz CSD para cada um dos atores mapeados. As matrizes auxiliaram a equipe a priorizar os perfis a serem recrutados para a pesquisa e auxiliaram também na construção dos roteiros de entrevista.

Matriz CSD para o ator “Diretor/Gestor comercial da Operadora”
CsdPlanium

Com as matrizes estruturadas, pudemos definir os objetivos da pesquisa e então definir quais métodos seriam utilizados para levantar as informações necessárias.

Os principais objetivos da pesquisa foram:

1. Aprofundar o entendimento da jornada dos usuários dentro do negócio e do sistema

2. Explorar funcionalidades e insights relacionadas à nova visão de produto dos sócios (marketplace)

Para estes objetivos, decidimos realizar entrevistas em profundidade com apenas 4 dos 12 atores mapeados na imersão, que seriam os atores mais alinhados com os objetivos definidos. Foi realizado um total de 16 entrevistas.

A compilação dos dados foi feita dentro de um canvas no Miro em formato de “Point of View Statements”, ou POVS, que é uma forma sucinta de materializarmos os problemas e necessidades dos usuários levantadas durante a pesquisa.

Exemplo de POV para o ator “Corretor”

POVPlanium
Com as informações compiladas, utilizamos o canvas para auxiliar na apresentação, priorização e definição do escopo do projeto juntamente com os stakeholders. O próximo passo foi seguir com a construção dos wireframes e protótipos para aplicar os testes de usabilidade.

Arquitetura (AI)

O primeiro passo na etapa de arquitetura foi desenhar o novo fluxograma de navegação do sistema, realizando um inventário de conteúdo do sistema já existente para garantir que nenhuma funcionalidade já implementada fosse esquecida, e cruzando com os novos insights provindos da pesquisa. Esse fluxograma ainda foi uma forma de baixo custo de materializar o sistema e ajudar a equipe a realizar uma pré-validação do conteúdo e das novas ideias com os stakeholders antes de partir para a prototipação.

Recorte do novo fluxograma de navegação e inventário de conteúdo do sistema

FluxoPlanium

Após algumas iterações do fluxograma com a participação dos stakeholders, partimos para a prototipação das telas no Figma para realizarmos os testes de usabilidade.

Testes de usabilidade

Com os protótipos estruturados, decidimos levar os fluxos para testes quantitativos utilizando a ferramenta Maze. Esse método foi escolhido por conta do volume de fluxos a serem testados, a fim de otimizar o tempo investido nessa etapa.

Com os protótipos integrados com o Maze, conseguimos estruturar os roteiros e testes para cada um dos atores e disparar para um número considerável de pessoas. A partir dos resultados do Maze, levantamos insumos para refinar diversos comportamentos dentro dos protótipos e até repensar alguns passos do fluxo de navegação

Projeto Gráfico (UI)

Com o protótipo já refinado e representando bem o escopo do MVP, a última etapa foi desenvolver um conceito gráfico para o sistema dentro das diretrizes visuais da empresa.

Antes e depois – Wireframe e Conceito gráfico

InterfacePlanium.gif

Interface Planium mockup

Para finalizar, também entregamos um Guia de Estilos totalmente estruturado e componentizado dentro do Figma, com definições de Design tokens, Elementos e Componentes. O Guia de Estilos tem a intenção de padronizar os elementos dentro do sistema, garantindo uma consistência de navegação para o sistema desenvolvido e facilitando a evolução e desenvolvimento de novos fluxos ou funcionalidades para o produto.

Guia de estilo da Planium com Design Tokens, elementos e componentes.

styleguide

Conclusão

Atualmente este projeto encontra-se em fase final de produção pelo time de desenvolvimento da Planium. Com os resultados que obtivemos, pudemos desburocratizar a contratação de planos de saúde e melhorar de forma significativa a experiência dos usuários da plataforma. Conseguimos também gerar um diferencial em relação à concorrência ao criar uma nova seção dentro da plataforma, atingindo o objetivo de atender ao novo público alvo que a empresa almeja.


Post escrito por Etore Grande e Lara Magagnin Amarante | UX Designer, graduada em Design de Produto pelo IFSC. Curiosa sobre o mundo, ama viajar e fazer pesquisas profundas sobre coisas aleatórias na internet.

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.

    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...

Curtiu esse conteúdo?

16

Case product design: Redesenhando um sistema da área de saúde
10 fev 2022

5  Min Leitura

&nbsp
&nbsp

Categorias

Quero receber materiais.
Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês