UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário.

UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário.

UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário

 

 

Muitas pessoas podem ainda não saber, mas o UX writing está presente no nosso dia a dia e afeta (às vezes de uma maneira imperceptível) a forma que interagimos com diversos produtos, tanto físicos quanto digitais. É através do UX writing que conseguimos entender o que precisa ser feito de uma forma clara e sem dificuldades. 

Como o UX writing ainda é um tema relativamente novo, as empresas ainda não estão investindo nisso, e, em virtude de uma tela com uma escrita que não foi pensada propriamente, o usuário pode não conseguir usar determinado produto da maneira correta. 

Um problema comum que ocorre é primeiro criar todo o produto, para apenas depois começar a pensar em como popular o que vai estar escrito nele. E isso pode gerar muitos danos, porque um problema crítico no desenvolvimento do produto pode passar despercebido e ser encontrado apenas quando decidirem fazer o UX writing, resultando em um enorme retrabalho para todos os envolvidos.

Mas afinal, o que realmente é UX writing? É a escrita voltada para o usuário. São palavras, frases e textos que populam uma interface e estão diretamente ligadas às ações que os usuários tomam. UX writing ajuda a facilitar a leitura e a gerenciar o espaço de texto que pode ser utilizado e guiar o usuário. Pode ser aplicado em sites, landing pages, aplicativos, produtos físicos ou qualquer outro ponto de contato com o usuário.

Qual a diferença entre UX writing e outro tipos de redação?

UX Writing está ligado diretamente com a experiência que o usuário tem ao interagir com plataformas/sites/etc… Enquanto os outros tipos de redação tem como objetivo passar informações e veracidade dos fatos. Outra modalidade de escrita que também existe é o copywriting, que por diversas pessoas pode ser confundido com o UX Writing, porém enquanto o primeiro tem como foco principal chamar a atenção e atrair leads, o segundo foca na experiência do leitor, sempre focando em uma linguagem simples e fácil de compreender.

Qual o valor que o UX writing pode agregar ao seu produto?

Engajamento do usuário e experiências positivas

Um usuário que entende e tem clareza do que está lendo e consegue realizar todas as tarefas que quer, com certeza vai usar o produto mais vezes

Melhora a usabilidade

Uma escrita fácil de entender e que faz sentido, ajuda o usuário a navegar o produto de uma forma fluida e natural, quando o usuário entende o que está escrito e consegue chegar ao seu objetivo sem dificuldades significa que a usabilidade do produto está boa

Diferencia sua marca e cria uma identidade ao seu produto

Um UX writing bem definido dá uma cara e uma personalidade na sua marca, o usuário pode conseguir identificar quem você é de uma forma mais rápida.

O que é necessário saber antes de começar?

  • Conhecer o seu usuário: Quem é ele? Por que ele está utilizando o seu produto?
  • Pensar nos sentimentos do usuário: Como eu quero que ele se sinta? Que ações eu quero que ele faça?
  • Pensar no que escrever: O que eu devo escrever? Como eu vou escrever isso?
  • Compreender os objetivos do produto e da empresa
  • Entender que o UX Writing deve entrar logo no começo do projeto junto com o time de design e ficar do começo ao fim do produto.

Básicos do UX writing

Para começar, é bom se atentar a três regras importantes – ser claro, ser conciso e ser útil – podemos considerar esses três itens os ingredientes básicos para um UX writer.

1. Ser claro

Os piores feedbacks que um UX writer pode receber são:

  • “Eu não entendi”
  • “O que isso significa?”
  • “Isso não ficou claro pra mim”

O principal objetivo de um UX writer é ser claro para que o usuário entenda o que está acontecendo sem nenhuma dúvida. É sempre legal pedir para que outras pessoas da sua equipe leiam o seu texto para ver se ficou claro para todos.

Algumas dicas para ter certeza que sua escrita está a mais clara possível:

  • Escreva frases mais curtas e não use jargão técnico
  • Se uma palavra tiver um sinônimo mais simples que faça o trabalho, use-o!
  • Pense mais no que o usuário precisa saber do que no que a empresa quer dizer

2. Seja conciso

Ser conciso significa ser claro e eficiente com poucas palavras. É a hora que você precisa diminuir a quantidade de texto, a mensagem deve apresentar imediatamente apenas aquilo que for mais importante para o usuário. Neste momento, é interessante tentar criar diversas versões de textos para a mesma ideia, a escrita pode ser sucinta e eficiente ao mesmo tempo. Mas lembre-se, você não deve de maneira nenhuma omitir informações preciosas do usuário

Por exemplo:

Valor: R$600,00 – A data de vencimento deste produto é em 30 dias

Valor: R$600,00 – Vence em 30 dias

3. Seja útil

O principal objetivo de UX Writing é melhorar a experiência do usuário e a melhor maneira de fazer isso é ser útil. Em um produto digital, isso significa ajudar o usuário a avançar no fluxo do produto. E como isso pode ser feito? Uma maneira é revisar os CTAs e outros elementos transacionais e antecipar as necessidades e preocupações dos usuários. Em outras palavras, tente prever o que os usuários precisam antes que eles saibam que precisam. É mais fácil falar do que fazer, mas é bom tentar estar um passo à frente.

“O papel do designer é o de um anfitrião bom e atencioso, antecipando as necessidades de seus convidados.” – 

Charles Eames

Por exemplo:

  • Para onde conduzem os botões do fluxo? Em vez de “Próximo” ou “Enviar”, é possível ser mais específico?
  • Quantas etapas os fluxos contêm? Podemos dizer ao usuário, para que ele saiba o que esperar?
  • Para mensagens de erro, dê instruções claras sobre como corrigir o problema e não apenas explique que algo deu errado.

Como fazer uma boa mensagem de erro?

  • Escrever de forma simples e clara que existe um problema
  • Oferecer uma solução que o usuário possa fazer imediatamente
  • Refletir a voz e o tom da marca

O que não fazer com mensagem de erro?

Falas como “ops” e “essa não” dão muita insegurança, uma sensação de alarde às vezes indesejada. É melhor deixar mais claro o que aconteceu

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Como praticar no dia a dia?

Leia em voz alta
Leia em voz alta tudo o que você escrever. Dessa forma, você consegue perceber se o texto faz sentido e está claro.

Crie alternativas
Escrever o mesmo texto de diferentes formas exercita a sua escrita e traz diferentes perspectivas.

Menos é mais
Mais uma vez: a simplicidade é sua aliada! Na hora de criar alternativas, tente, também, tirar tudo o que não é essencial para o texto. Isso vai fazer com que a escrita seja mais objetiva e mantenha o foco na informação principal.

Ponto de atenção: Você não quer parecer um robô. 

O texto precisa ser conversacional. 

O que é a voz e o tom da marca?

A voz da marca ajuda a fazer a experiência do usuário ser consistente e reconhecível das demais empresas, ela traz uma experiência personalizada e voltada para a marca. Como é a sua empresa? Jovem? Séria? Alegre? Essas características precisam ser definidas antes do UX writer começar a escrever. Quando não existe uma voz bem definida, cada pessoa da equipe vai escrever de um jeito diferente. 

Já os tons são as adaptações da voz de acordo com o momento e situação, muda de acordo com a necessidade, ou seja, pode ser direto, animado e até engraçado. Desde que esse tom se adeque à linguagem, contexto e, essencialmente, ao público.

Dicas práticas para melhorar seu UX writing

1. Não seja redundante

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2. Seja positivo

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3. Não invente moda

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4. Use números em textos

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5. Omita palavras desnecessárias

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6. Seja consistente

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7. Escreva “você” ao invés de “o usuário”

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8. Use “eu”

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9. Evite usar tudo maiúsculo

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10. Use frases curtas

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11. Seja educado

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12. Evite termos técnicos

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13. Use palavras similares em perguntas e respostas

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14. Evite usar “lorem ipsum”

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Conclusão

É inegável que o UX writing têm um impacto enorme sobre produtos, principalmente os digitais. Aplicar isso no dia a dia pode parecer uma tarefa fácil, mas não é! Há muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração para obter um bom resultado na escrita do seu produto. É sempre muito importante também estar perto do seu usuário, e sempre que necessário levar para ele algumas dúvidas e questionamentos sobre algumas palavras do seu produto, seu usuário pode e deve ser um grande aliado!

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Lais Welter de Abreu é UX Design na Catarinas e Graduada em Design Gráfico pela Universidade Fe...

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UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário

19 maio 2021

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