Os melhores aplicativos que utilizam gamification.
Os melhores aplicativos que utilizam gamification.

Os melhores aplicativos que utilizam gamification

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Já falamos em alguns outros posts sobre Gamification, e o quanto isso pode ser útil em seu negócio. A ideia do post é mostrar resultados e práticas para que você também possa chegar lá! Hoje trazemos alguns cases interessantes de aplicativos que utilizam gamification, aplicados em diferentes áreas de atuação e de mercado trabalhando em prol de uma excelente experiência engajadora 🙂

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Mas antes disso, vamos recapitular: O que é Gamification ou Gamificação?

“O propósito do Gamification é utilizar a mecânica dos jogos aplicada a ambientes que não são games, para tornar experiências “chatas” em interessantes, considerando que o inconsciente humano possui uma predisposição em se empenhar mais em jogos e competições, onde as tarefas pareçam mais divertidas. [Gamestorming]”

A gamificação atua diretamente na motivação das pessoas e para tanto é importante ressaltar algumas teorias da psicologia sobre o assunto que são sustentadas em três principais pilares:

  1. Autonomia: As pessoas no geral ficam motivadas quando estão no controle. Quando sentem que são os donos do jogo elas tendem a manter seus objetivos por mais tempo.
  2. Propósito: Quando há uma crença que uma determinada causa é importante e tem um valor e razão de ser para certo indivíduo também obtém-se uma maior motivação de sua parte.
  3. Maestria: Quanto melhor você fica em determinada coisa mais provável que você continue a fazê-la. Ao mesmo tempo, quando você sabe que algo é mais difícil de alcançar há uma tendência de tentar por mais tempo.

Em linhas gerais, quando falamos de gamification estamos falando de explorar uma dinâmica que ao deixar algo mais divertido, mais engajador e mais envolvente, aumenta as chances de usuários fazerem algo que normalmente eles não fariam ou que apresentariam maiores resistências para fazer.

Abaixo duas palestras interessantes sobre o assunto trazendo um pouco dessa convergência entre games e a psicologia do comportamento humano em aplicações diversas.

Amy Jo Kim traz dicas de como criar experiências atraentes baseada em alguns pontos principais como por exemplo:

  • manter o progresso visível
  • destravar novos conteúdos, experiência e poderes
  • conectar socialmente pessoas com afinidades
  • oferecer uma simulação intelectual, sensorial e física que mantém as pessoas “afiadas”

Nesse TED talk fantástico, Jane McGonigal explica como os jogos e suas dinâmicas podem nos ajudar a fazer do mundo um lugar melhor baseado no fato de que características como o engajamento e satisfação são quase sempre desejáveis no universo dos negócios e muitas vezes necessárias em tarefas cotidianas enquanto que no mundo dos gamers estas mesmas características são constantes.

Quero aplicar no meu produto, por onde começo?

Um bom jeito de começar a planejar experiência de gamification para sua solução é seguir os seguinte passos:

1. Defina qual comportamento deseja engajar em seu usuário

O primeiro passo é ter claro que atitude ou ação precisa de uma forcinha no engajamento. Quero fazer meu usuário retornar e usar continuamente a solução? Quero fazer com que ele compartilhe? Quero que ele faça divulgações voluntárias?

2. Liste quais problemas do usuário você quer resolver

Ok você já sabe sobre o comportamento que você quer engajar, mas para o negócio funcionar verdadeiramente e criar uma experiência incrível, tenha em mente qual problema do usuário o sistema/game vai resolver. O user fica cansado ou tem dificuldades de lembrar de algo? Fica desmotivado com frequência em relação a atividade X? Tem dificuldade de aprendizado?

3. Mapeie quais variáveis deseja alcançar

Defina as metas que demonstrarão o sucesso do seu projeto e o engajamento de seus elementos de game. Quantos novos usuários você gostaria captar? Quanto tempo quer que o usuário fique na plataforma? Quanto você quer atingir de taxa de retorno/visitas diárias?

4. Defina quais elementos estruturais farão parte da sua solução para alcançar o objetivo desejado

Quais elementos de games serão usados para atingir os objetivos? Pontos, avatar, níveis, recompensas, social, progressão?

5. Defina os elementos funcionais

Por fim, planeje como estes componentes irão funcionar. Quais serão as táticas de incentivos? As regras do jogo?

// Para um “como fazer” mais detalhado, super recomendo o ebook gratuito do pessoal da MJV que traz um conteúdo excelente sobre o assunto.

Bons exemplos de aplicativos que utilizam gamification

Agora, confere aí alguns aplicativos, sites e afins que fizeram uso do conceito de gamification e ficam de exemplo e inspiração para sua próxima solução engajante! 🙂

NikePlus

Monitore suas corridas e conquiste novas metas, seja correndo sua primeira corrida ou batendo seu próprio recorde pessoal. Tenha as estatísticas e a motivação que você precisa para ir mais longe e mais rápido do que nunca.

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Keas

Aplicativo que visa melhorar a saúde e ambiente de trabalho dos funcionários.

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Fitocracy

App mobile que ajuda o usuário a ter sucesso na vida saudável transformando as atividades físicas em diversão. O app conta com acompanhamento de exercícios, pontos, conquistas, medalhas e desafios.

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Foursquare

Um dos mais antigos app que utilizam dinâmicas de game. Agora em sua versão totalmente reformulada e muito mais focada na “experiência” do que no check-in, explorando ainda os bagdes e notas e atribuição de pontuação para os estabelecimentos e locais.

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HabitRPG

Já pensou em gamificar sua agenda diária? O HabitRPG transforma seu dia em um RPG, trazendo o ganho de experiência e moedas de ouro para cada problema  ou tarefa que você resolve. Você ainda conta com um avatar que pode competir com seus amigos na rede. 

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Waze

App que ajuda a vida no trânsito, alertando os usuários sobre acidentes, perigos, polícia ou engarrafamentos, tudo compartilhado por outros motoristas em tempo real. Ganhe pontos e evolua no ranking da sua comunidade enquanto contribui com informações das vias.

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Mindbloom

O Mindbloom te ajuda a cuidar de sua “árvore da vida” virtual, engajando comportamentos positivos relacionados a saúde, exercícios, relacionamentos e finanças.

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Duolingo

A forma mais divertida de treinar idiomas. Você perde corações se responder errado, avança ao completar unidades, e marca seu progresso a cada conquista.

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Proof

App mobile com a forma mais divertida de desafiar a você mesmo e seus amigos a fazer coisas incríveis. Defina metas, crie desafios e prove que você pode se superar.

proof

Confira nosso ebook: Entenda a gamificação em produtos digitais pela lente do UX.

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.

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Os melhores aplicativos que utilizam gamification
03 maio 2016

5  Min Leitura

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