Durante os dias 13 a 16 de Novembro aconteceu em Recife mais uma edição do Interaction South America, com o tema “Novos modelos, novas indústrias e novas interações”, evento do qual a Catarinas Design teve o prazer de participar! 🙂 A edição 2013 pode ser considerada a maior e a mais importante devido a sua seleção de palestrantes, que contou com a atual melhor line-up de eventos de design no mundo, com nomes como Lou Rosenfeld, Josh Seiden, Jared Spool e vários outros.
Além de palestras e workshops que contaram com a presença de renomados profissionais “nacionais e importados”, os cases de mercado, apresentações de artigos e lightning talks não ficaram por menos, agregando conteúdos excelentes ao aprendizado.
// Workshops
Lean UX: Agility through cross-functional collaboration | Josh Seiden
Josh Seiden é co-autor do livro Lean UX, conhecido por otimizar o processo de UX nos projetos. Independente dos entregáveis, o importante é validar o mais rápido possível. No workshop, Josh mostrou o método ágil aplicado em projetos na Neo que leva de 1 ou nos projetos mais longos 2 semanas. O processo consiste em alocar toda equipe para um único espaço contendo todos profissionais do projeto trabalhando juntos a fim de otimizar os processos.
No exemplo mostrado por Josh a equipe levou os materiais e equipamentos e foram trabalhar dentro de uma loja de departamento como mostra o vídeo abaixo:
Após explicar um pouco sobre o método chegou nossa vez de colocar em prática o aprendido e criar uma interface de uma vídeo conferência, a “NeoCalling”.
Pressupostos:
1) NOSSOS USUÁRIOS: Criar 2 personas que iriam utilizar a vídeo conferência, e essas suposições eram feitas a partir do que “sabemos hoje”, com baixo investimento e por ser uma forma rápida, é fácil de modificar e melhorar;
2) HIPÓTESES: No segundo momento levantar algumas hipóteses;
3) MVPS E EXPERIMENTOS: Testar e validar as hipóteses.
A nossa equipe optou por testar a hipótese num protótipo de papel, e convidados o próprio Josh para fazer o teste de usabilidade. Ele validou a nossa hipótese e ainda adorou nossa idéia, acho que #tiramosonda nesse workshop ;D
Network Focused Design | Sara Córdoba Rubino
Este workshop foi interessante para explorar (outras) formas de inovar e levantar de insights analisando cada conexão entre atores e recursos envolvidos em uma determinada tarefa. O workshop foi ministrado pelo pessoal da Booreiland, que apresentaram uma série de frameworks e canvas que utilizam de base dentro dessa metodologia. Vale dar uma conferida no site > http://www.networkfocuseddesign.nl/
A partir de uma persona, um cenário e um problema a ser resolvido utilizados durante a atividade, trabalhamos com os seguintes pontos da metodologia NFD:
1) Explorar e visualizar a “rede”
Desdobrar e identificar cada relação ou ponto de contato (algo meio Jornada do usuário/ Blueprint), entender tudo que está envolvido nesse contexto e quais são as trocas realizadas entre as partes.
2) Identificar oportunidades
Dentro desse grande fluxo de conexões diversas, o segundo passo foi levantar as oportunidades para solução do problema X dentro das conexões mapeadas na rede.
3) Escolher oportunidades promissoras e transformá-las em conceitos inteligentes
Em seguida focamos em uma oportunidade específica e passamos a desdobrá-la em um framework de brainstorm. No fim dessa etapa saímos com uma proposta conceitual a partir da integração entre dados, situações e dispositivos relacionados à oportunidade escolhida. Esse mix por fim resultava em uma proposta de conceito inovador/inteligente para o solução do problema inicial.
// Palestras
Algumas das palestras que mais nos marcaram serviram para trazer novos conceitos, fortalecer e confirmar boas práticas ou simplesmente nos fazer questionar velhas ideias.
Guto Requena
O bacana da palestra do Guto foi ver uma referência brasileira reinventando e inovando na formas de se fazer arte através da tecnologia. Utilizando recursos tecnológicos, foram apresentados objetos concretizados ou alterados a partir da conversão de arquivos de áudio em padrões estéticos.
Josh Saiden
Trouxe um pouco mais do tão falado Lean UX, reforçando a importância de estarmos preparados para mudanças e de fazermos constantes e repetidas validações ao longo do percurso dos projetos.
Lou Rosenfeld
Particularmente minha favorita 🙂 O Lou falou aqui sobre o quanto informações e pesquisas (de analytics, relatórios de ferramentas à feedback de callcenters) ficam dispersas e desconexas dentro das empresas e como podemos fazer um cruzamento e bom uso dessa informação analisadas por diferentes facetas.
// Cases de mercado, artigos e lightning talks
Como viabilizar o UX em pequenas empresas e startups? by Cats o/
A apresentação de nosso case de mercado foi um dos pontos altos para nós durante o evento. O feedback e interesse do público sobre o assunto foi bastante gratificante. Abordamos a questão da viabilidade de se trabalhar com a experiência do usuário em projetos menores, de pequenas empresas e startups. Apresentando exemplos práticos de jobs em andamento ou desenvolvidos pela Catarinas, compartilhamos de que forma viabilizamos métodos e ferramentas que tradicionalmente envolvem grandes custos e prazos, mediante a adaptações alternativas e improvisos criativos.
E no mais, assistimos e gostamos bastante das apresentações, que trouxeram novos conceitos que vem se concretizando no mercado como:
- palestra do Vitor Nassar que foi excelente, sobre “Método de pesquisa para análise da experiência dos usuários com a tecnologia NFC (Near Field Communication)”;
- adaptação de antigos conceitos aplicados a novos contextos como a palestra “Design de Experiência cross-channel: uma reflexão das Heurísticas para uma Arquitetura da Informação Pervasiva”, por Mariana Cantisani Padua;
- e também a apresentação de resultados práticos como o trabalho sobre Análise de usabilidade em sites de comércio eletrônico para dispositivos móveis, por Bruno Nunes e Vitor Perez.
O ISA2013 sem dúvida foi um dos melhores e mais produtivos eventos que tivermos a oportunidade de participar recentemente. Tanto pela troca de conhecimentos, aprendizados e oportunidades, quanto pelo networking, novas amizades e a “experiência Interaction” como um todo. Simplemente #loveit 🙂
A edição do ano que vem já está confirmada e acontecerá em Buenos Aires, a Catarinas estará por lá para repetir a dose!
Esse case foi acompanhado e relatado por:
UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.