Começar algo nem sempre é uma tarefa fácil, e por isso mesmo resolvemos trazer aqui neste post 8 passos importantes para você ter uma startup de sucesso.
Você quer ter sucesso, não?
Talvez você não esteja no ponto zero, mas dê uma olhadinha em cada um dos pontos a seguir para ver se sua startup está contemplando todos.
1. Valide a ideia do seu negócio
Ter uma ideia é relativamente fácil, e ficar cego por ela é mais fácil ainda. Mas será que ela é realmente boa?! E como você pode ter certeza disso? Validando!
Comece validando o problema que você está tentando resolver: Será que as outras pessoas também tem esse mesmo problema? Como elas resolvem isso hoje em dia?
Capte informações que te tragam estas respostas e ainda ideias de possíveis funcionalidades e soluções. Você irá se surpreender com quanta coisa nova e legal os usuários irão falar.
Só avance se você realmente perceber que o problema existe e que você está fazendo algo inovador e relevante para a vida das pessoas. Assim você terá muito mais sucesso!
2. Conheça o seu público-alvo
Conhece a síndrome de Globo Repórter? “Quem são os seus usuários? Onde vivem? O que comem?” Pois é! É bem assim! Você precisa conhecer quem são os usuários do seu atual ou futuro produto. Projetar para quem não se conhece é um “tiro no pé”. Veja por que pesquisá-los.
Deixar o seu produto mais de acordo com os gostos e necessidades dos usuários fará com que não apenas seu produto venda mais, como seja mais duradouro no mercado. Se preocupe com seu público não apenas no início do projeto, mas sempre.
A entrevista qualitativa é uma das melhores formas de você conhecer os usuários mais a fundo. Veja este post que mostra o que você pode aprender conversando com seu usuário.
3. Pense na experiência dos seus usuários
Agora que você já sabe/conheceu os seus usuários, vamos pensar em uma boa experiência para eles…
Qual a jornada do usuário no seu produto? Quais são os pontos de contato relevantes e que você não pode deixar de se preocupar? Pense em cada detalhe de todo o caminho para que os usuários se sintam especiais do início ao fim.
Qual o diferencial do seu produto? Pense sempre na utilidade que cada elementos/componente terá na sua solução, pense na facilidade de uso, e no quão desejável ele é para cada usuário.
Mande um conteúdo bem direcionado e surpreenda sempre que possível!
Caso ainda tenha dúvidas, veja como melhorar a experiência do usuário ao utilizar seu software.
4. Tenha uma equipe multidisciplinar
Aqui começa com aquele velho provérbio português: duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas pense não apenas em números de cabeças, mas em cabeças com conhecimentos e bagagens culturais e profissionais diferentes. Quanto mais pessoas e mais variadas elas forem, melhor.
Um professor de design thinking me disse uma vez que o profissional tem que ser tipo ‘T’: ter um grande conhecimento em uma área, aquela em que ele é mais especialista, mas que precisa ter outros conhecimentos para que seja capaz de agregar em projetos das mais diversas naturezas.
Em uma startup, os profissionais mais requisitados são das áreas de negócios, desenvolvimento e design, e conforme a especificidade de cada uma, ter profissionais de business intelligence, marketing, educação…
Caso sua startup não tenha um designer, veja como resolver a falta de um na equipe ou ainda, veja por que seria bom ter uma equipe externa que cuide de toda a experiência do seu produto.
5. Crie um produto wow
Mas o que é um produto wow?! É quando o usuário se surpreende e muito com alguma coisa, seja o design, a interação com os elementos ou uma ideia completamente inovadora.
Pense também nos pequenos detalhes, nas mini-microinterações, na chamada do call-to-action, na rolagem da página… em todos os elementos de contato do usuário para com o produto.
Lançar um produto é como abrir um restaurante: faça com que a primeira impressão seja a melhor possível, para que assim, ele volte e traga mais amigos juntos e em breve o local estará cheio todos os dias.
Fizemos um material com muitas dicas de como fazer um produto com wow effect. Não perca!
6. Faça testes
Prototipe e teste com os usuários SEMPRE que puder.
Teste os wireframes, teste o visual, teste o desenvolvimento, teste, teste, teste! Não precisa terminar toda uma etapa para depois validar. Pegue algumas telas, alguns itens, valide e vá para a próxima validação.
Nunca antes na história desse país ouvi de uma startup “ah, eu tenho todo o tempo do mundo”. Geralmente é tudo para ontem. Sem perda de tempo e dinheiro. E o teste de usabilidade irá trazer a agilidade que a sua startup precisa!
O teste de usabilidade pode ser remoto ou presencial. Pega-se algumas tarefas, principalmente aquelas que dão mais dúvidas, para realmente deixar o produto mais redondo e de acordo com os usuários, tendo mais adesão e engajamento no futuro uso da solução.
7. Vá além do seu produto
Se seu produto já está pronto, ou pelo menos quase, ou se você preferiu focar um pouco mais nele deixando o resto para depois, o momento é agora! Está na hora de pensar um pouco além do seu produto e voltar as suas atenções para o serviço como um todo.
Como os usuários conhecem sua empresa? Quais são os pontos de contato no pré e pós-venda? Se preocupe desde o momento que eles visitam seu site até o momento que eles compram, usam e saem falando por aí.
Dependendo do tipo de produto, se preocupe com a embalagem, com o ambiente, com as mídias sociais, com toda a experiência. Não deixe com que um ponto prejudique toda a sua marca.
Faça com o usuário seja fiel a sua marca. Faça do seu cliente um grande herói!
Para ir avante e além no assunto, temos um infográfico com 10 dicas de service design que irão te auxiliar.
E só para finalizar…
8. Nunca pense que acabou, continue a nadar
Depois que você validou a ideia do negócio… viu que tem uma gama muito grande de pessoas que também tenham tal problema… conseguiu identificar o perfil dessas pessoas… descobriu o que as deixariam muito felizes… montou uma boa equipe… seu produto já tem um visual e interação incrível… você fez tudo certinho, testou, ajustou… e já foi até um pouco além pensando em toda a jornada do seu produto, no pré e pós uso… é hora de pensar em descansar e só ficar ganhando dinheiro! é hora de continuar nadando e remando a favor da maré!
Cazuza já disse que o tempo não para! E o seu produto também não.
Com o tempo tudo muda: os problemas, os seus usuários, os gostos deles, a tecnologia, o design, sua equipe… Sua empresa precisa estar sempre atenta e preocupada com essas mudanças pensando em uma melhoria contínua e evolução constante.
Aproveite e veja como aplicar UX em pequenas empresas e startups:
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Bacharel em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós graduando em Desig...