Muitas pessoas podem ainda não saber, mas o UX writing está presente no nosso dia a dia e afeta (às vezes de uma maneira imperceptível) a forma que interagimos com diversos produtos, tanto físicos quanto digitais. É através do UX writing que conseguimos entender o que precisa ser feito de uma forma clara e sem dificuldades.
Como o UX writing ainda é um tema relativamente novo, as empresas ainda não estão investindo nisso, e, em virtude de uma tela com uma escrita que não foi pensada propriamente, o usuário pode não conseguir usar determinado produto da maneira correta.
Um problema comum que ocorre é primeiro criar todo o produto, para apenas depois começar a pensar em como popular o que vai estar escrito nele. E isso pode gerar muitos danos, porque um problema crítico no desenvolvimento do produto pode passar despercebido e ser encontrado apenas quando decidirem fazer o UX writing, resultando em um enorme retrabalho para todos os envolvidos.
Mas afinal, o que realmente é UX writing? É a escrita voltada para o usuário. São palavras, frases e textos que populam uma interface e estão diretamente ligadas às ações que os usuários tomam. UX writing ajuda a facilitar a leitura e a gerenciar o espaço de texto que pode ser utilizado e guiar o usuário. Pode ser aplicado em sites, landing pages, aplicativos, produtos físicos ou qualquer outro ponto de contato com o usuário.
Qual a diferença entre UX writing e outro tipos de redação?
UX Writing está ligado diretamente com a experiência que o usuário tem ao interagir com plataformas/sites/etc… Enquanto os outros tipos de redação tem como objetivo passar informações e veracidade dos fatos. Outra modalidade de escrita que também existe é o copywriting, que por diversas pessoas pode ser confundido com o UX Writing, porém enquanto o primeiro tem como foco principal chamar a atenção e atrair leads, o segundo foca na experiência do leitor, sempre focando em uma linguagem simples e fácil de compreender.
Qual o valor que o UX writing pode agregar ao seu produto?
Engajamento do usuário e experiências positivas
Um usuário que entende e tem clareza do que está lendo e consegue realizar todas as tarefas que quer, com certeza vai usar o produto mais vezes
Melhora a usabilidade
Uma escrita fácil de entender e que faz sentido, ajuda o usuário a navegar o produto de uma forma fluida e natural, quando o usuário entende o que está escrito e consegue chegar ao seu objetivo sem dificuldades significa que a usabilidade do produto está boa
Diferencia sua marca e cria uma identidade ao seu produto
Um UX writing bem definido dá uma cara e uma personalidade na sua marca, o usuário pode conseguir identificar quem você é de uma forma mais rápida.
O que é necessário saber antes de começar?
- Conhecer o seu usuário: Quem é ele? Por que ele está utilizando o seu produto?
- Pensar nos sentimentos do usuário: Como eu quero que ele se sinta? Que ações eu quero que ele faça?
- Pensar no que escrever: O que eu devo escrever? Como eu vou escrever isso?
- Compreender os objetivos do produto e da empresa
- Entender que o UX Writing deve entrar logo no começo do projeto junto com o time de design e ficar do começo ao fim do produto.
Básicos do UX writing
Para começar, é bom se atentar a três regras importantes – ser claro, ser conciso e ser útil – podemos considerar esses três itens os ingredientes básicos para um UX writer.
1. Ser claro
Os piores feedbacks que um UX writer pode receber são:
- “Eu não entendi”
- “O que isso significa?”
- “Isso não ficou claro pra mim”
O principal objetivo de um UX writer é ser claro para que o usuário entenda o que está acontecendo sem nenhuma dúvida. É sempre legal pedir para que outras pessoas da sua equipe leiam o seu texto para ver se ficou claro para todos.
Algumas dicas para ter certeza que sua escrita está a mais clara possível:
- Escreva frases mais curtas e não use jargão técnico
- Se uma palavra tiver um sinônimo mais simples que faça o trabalho, use-o!
- Pense mais no que o usuário precisa saber do que no que a empresa quer dizer
2. Seja conciso
Ser conciso significa ser claro e eficiente com poucas palavras. É a hora que você precisa diminuir a quantidade de texto, a mensagem deve apresentar imediatamente apenas aquilo que for mais importante para o usuário. Neste momento, é interessante tentar criar diversas versões de textos para a mesma ideia, a escrita pode ser sucinta e eficiente ao mesmo tempo. Mas lembre-se, você não deve de maneira nenhuma omitir informações preciosas do usuário
Por exemplo:
Valor: R$600,00 – A data de vencimento deste produto é em 30 dias
Valor: R$600,00 – Vence em 30 dias
3. Seja útil
O principal objetivo de UX Writing é melhorar a experiência do usuário e a melhor maneira de fazer isso é ser útil. Em um produto digital, isso significa ajudar o usuário a avançar no fluxo do produto. E como isso pode ser feito? Uma maneira é revisar os CTAs e outros elementos transacionais e antecipar as necessidades e preocupações dos usuários. Em outras palavras, tente prever o que os usuários precisam antes que eles saibam que precisam. É mais fácil falar do que fazer, mas é bom tentar estar um passo à frente.
“O papel do designer é o de um anfitrião bom e atencioso, antecipando as necessidades de seus convidados.” –
Charles Eames
Por exemplo:
- Para onde conduzem os botões do fluxo? Em vez de “Próximo” ou “Enviar”, é possível ser mais específico?
- Quantas etapas os fluxos contêm? Podemos dizer ao usuário, para que ele saiba o que esperar?
- Para mensagens de erro, dê instruções claras sobre como corrigir o problema e não apenas explique que algo deu errado.
Como fazer uma boa mensagem de erro?
- Escrever de forma simples e clara que existe um problema
- Oferecer uma solução que o usuário possa fazer imediatamente
- Refletir a voz e o tom da marca
O que não fazer com mensagem de erro?
Falas como “ops” e “essa não” dão muita insegurança, uma sensação de alarde às vezes indesejada. É melhor deixar mais claro o que aconteceu
Como praticar no dia a dia?
Leia em voz alta
Leia em voz alta tudo o que você escrever. Dessa forma, você consegue perceber se o texto faz sentido e está claro.
Crie alternativas
Escrever o mesmo texto de diferentes formas exercita a sua escrita e traz diferentes perspectivas.
Menos é mais
Mais uma vez: a simplicidade é sua aliada! Na hora de criar alternativas, tente, também, tirar tudo o que não é essencial para o texto. Isso vai fazer com que a escrita seja mais objetiva e mantenha o foco na informação principal.
Ponto de atenção: Você não quer parecer um robô.
O texto precisa ser conversacional.
O que é a voz e o tom da marca?
A voz da marca ajuda a fazer a experiência do usuário ser consistente e reconhecível das demais empresas, ela traz uma experiência personalizada e voltada para a marca. Como é a sua empresa? Jovem? Séria? Alegre? Essas características precisam ser definidas antes do UX writer começar a escrever. Quando não existe uma voz bem definida, cada pessoa da equipe vai escrever de um jeito diferente.
Já os tons são as adaptações da voz de acordo com o momento e situação, muda de acordo com a necessidade, ou seja, pode ser direto, animado e até engraçado. Desde que esse tom se adeque à linguagem, contexto e, essencialmente, ao público.
Dicas práticas para melhorar seu UX writing
1. Não seja redundante
2. Seja positivo
3. Não invente moda
4. Use números em textos
5. Omita palavras desnecessárias
6. Seja consistente
7. Escreva “você” ao invés de “o usuário”
8. Use “eu”
9. Evite usar tudo maiúsculo
10. Use frases curtas
11. Seja educado
12. Evite termos técnicos
13. Use palavras similares em perguntas e respostas
14. Evite usar “lorem ipsum”
Conclusão
É inegável que o UX writing têm um impacto enorme sobre produtos, principalmente os digitais. Aplicar isso no dia a dia pode parecer uma tarefa fácil, mas não é! Há muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração para obter um bom resultado na escrita do seu produto. É sempre muito importante também estar perto do seu usuário, e sempre que necessário levar para ele algumas dúvidas e questionamentos sobre algumas palavras do seu produto, seu usuário pode e deve ser um grande aliado!
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Lais Welter de Abreu é UX Design na Catarinas e Graduada em Design Gráfico pela Universidade Fe...