Contratar um profissional ou terceirizar usabilidade do software?.

Contratar um profissional ou terceirizar usabilidade do software?.

Contratar um profissional ou terceirizar usabilidade do software?

 

 

Saber se vale mais a pena contratar um profissional ou terceirizar usabilidade do software é uma dúvida que vemos frequentemente em empresas e startups de variados tamanhos. Apesar de em algumas empresas, a interface e a usabilidade serem deixadas em segundo plano em relação ao desenvolvimento, sabe-se que hoje e cada vez mais a facilidade e satisfação durante o uso são fundamentais para o sucesso e engajamento de uma solução digital.
Foi-se o tempo
na maioria dos casos, onde a discussão da interface ficava apenas no nível estético, onde contratar um designer era apenas necessário no final do projeto, para deixar tudo com “uma cara mais bonita”. A maioria das empresas de desenvolvimento de software e startups reconhecem facilmente a usabilidade como algo fundamental para um bom resultado e desempenho junto aos usuários.

Mas será que preciso mesmo de usabilidade agora?

Se você está na dúvida se é o momento de investir em usabilidade, veja essas questões. Por acaso você…

  • Precisa de um profissional (ou às vezes mais de um) para fazer uma introdução ou treinamento com o cliente e ensiná-lo COMO USAR o sistema a cada nova contratação?
  • Muitos de seus potenciais clientes solicitam um trial mas acabam utilizando pouco a ferramenta ou não passam do PRIMEIRO ACESSO?
  • Costuma receber ligações no suporte com frequência de usuários perdidos ou com DIFICULDADE DE UTILIZAR determinado recursos ou funcionalidades?
  • Recebe FEEDBACKS que apontam problemas ou dúvidas que para você pareciam coisas óbvias e simples?

Se a resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, a hora é agora!

Aqui na Catarinas, nós costumamos dizer que o melhor momento para investir em usabilidade é o quanto antes. Se você avançar no desenvolvimento e manutenção de um produto falho ou ineficiente, mais dinheiro você irá desperdiçar seja com suporte, com ajustes, com retrabalhos ou para os casos mais radicais, em direção ao fracasso.

Terceirizar ou contratar?

Vamos ver essa questão por três critérios iniciais. Contratar ou terceirizar?

1) Core business do seu negócio

Contrate se usabilidade for…
DIFERENCIAL DO SEU NEGÓCIO
A sua solução está intimamente ligada à uma experiência inovadora incrível acima de todos os outros critérios como tecnologias, conhecimentos específicos do ramo? Se UX é o principal diferencial do seu negócio vale a pena investir em uma equipe interna fixa.

Terceirize se usabilidade for..
VALOR AGREGADO
Agora se você já tem outros milhares de pontos essenciais para se preocupar em jogo, terceirizar é uma forma garantida de deixar a boa UX do seu produto nas mãos do especialista que irá focar nessa área específica.

2) Recursos disponíveis

Contrate se possuir…
RECURSO DISPONÍVEL FLEXÍVEL
Montar e manter um time ninja de UX designers é caro! Se você quer profissionais que vão dar conta do recado, precisará ter em mente que somente um passarinho muitas vezes não faz verão. Prepare o bolso para estruturar a equipe dos sonhos.

Terceirize se possuir..
RECURSO LIMITADO
Terceirizando com uma empresa especialista você ganha um time inteiro pronto e já selecionado com critérios exigentes, além de estarem sempre atualizados em relação as tendências e melhores práticas do ramo. É como um investimento no melhor possível mas somente durante o tempo que for necessário de acordo com sua demanda.

3) Nível de envolvimento gerencial

Contrate se a..
EQUIPE JÁ POSSUIR EXPERIÊNCIA EM UX
Para ter um time interno você precisa ser bastante criterioso nas escolhas e na forma de conduzir os processos. Sendo uma área não tão consolidada você precisará avaliar a qualidade e o custo benefício de cada novo membro da equipe. Em times onde a prática do UX não é tão madura isso pode ser um problema. Gerenciar algo que não faz parte do seu universo de conhecimento sempre traz seus desafios.

Terceirize se..
NÃO POSSUI MUITO TEMPO PARA GERENCIAR
Estando cada um focado em sua especialidade todos tornam-se mais produtivos e eficientes. Se você é uma empresa jovem, ou se simplesmente tem que lidar com muitos desafios diários, concentre-se nisso e deixe a usabilidade com seus parceiros de plantão que estarão se sentindo em casa com o assunto.

—-

Para conhecer melhor o processo e até mesmo avaliar se a terceirização dos serviços relacionados à usabilidade é a melhor solução para sua empresa, acesse o ebook e veja os benefícios 🙂

material_educativo_capa07

 

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...

Curtiu esse conteúdo?

1

Contratar um profissional ou terceirizar usabilidade do software?

20 set 2016

3  Min Leitura

 

 

Quero receber materiais.

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês