voltar para o início do blog

User Experience? Design de Interação? Qual a diferença?

Você já deve ter ouvido muitos desses termos “User Experience”, “Design de Interação”, “Usabilidade”, “Arquitetura...


Priscilla Albuquerque

Você já deve ter ouvido muitos desses termos “User Experience”, “Design de Interação”, “Usabilidade”, “Arquitetura da informação”, “Design de Interface” e outra variantes do assunto. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Todos significam a mesma coisa?

Desmistificar estes conceitos é o objetivo do post de hoje! o/

User Experience Design / Experiência do usuário / UX

Começando pelo assunto mais amplo, o User Experience é um conceito holístico e interdisciplinar dentro dos quais se encontram os desdobramentos, questões específicas da experiência do usuário e elementos práticos.

Se fôssemos esquematizar em uma metáfora, o UX seria o grande guarda chuva, composto por partes menores que viabilizam sua maneira de resolver problemas e apresentar soluções.

Guarda chuva do User Experience Design

(O grande ‘guarda chuva’ do User Experience, formado por diversas disciplinas)

Na prática estamos falando de um princípio básico (e óbvio): o usuário não interage apenas com o produto ou resultado final de uma empresa. A experiência (positiva ou não) que ele terá, diz respeito a todos os aspectos da interação do usuário com a empresa/produto/serviço, desde o impacto que sofrerá pela publicidade, a experiência que terá procurando informações na internet sobre o produto X, a opinião de seu ciclo social a respeito, o atendimento/facilidade que confrontará no momento da compra e por aí a diante.

Full User Experience

(A experiência Walt Disney World não acontece apenas durante a visita ao parque, é algo que trabalha em vários níveis desde o momento em que você se torna fã dos personagens)

Mas claro que nenhuma dessas interações complementares fazem sentido se não se estivermos oferecendo o que o usuário precisa de forma simples e direta, como já diz Donald Norman ao definir o que seria uma experiência ideal.

Quando se trabalha com a experiência do usuário estamos falando de:

  • Atender expectativas
  • Eficiência e eficácia
  • Qualidade da experiência
  • Totalidade das percepções
  • Satisfação emocional

Design de Interação

“Design de Interação é a arte de facilitar ou fomentar interações entre humanos (ou seus agentes), mediadas por artefatos (produtos) e serviços.” (Dan Saffer)

Ao falarmos de Design de interação, estamos nos referindo a uma das abordagens do UX para explorar a solução de problemas. O esquema abaixo, apresentado no livro “Designing for interaction” de Dan Saffer traz claramente essa ideia da sobreposição dos assuntos.

UX e o Design de Interação

O importante de se ter em mente é que quando se trata de Design de Interação sempre estamos nos referindo à relações humanas, seja em uma comunicação de um para um, ou entre muitos.

– – – –

Agora que você já tem uma noção geral sobre esses dois grandes tópicos, pode perceber que não importa o recorte que é feito no assunto, sempre temos um mesmo objetivo claro a explorar: a satisfação do usuário.

Continue acompanhando nosso blog para conhecer um pouco mais dos outros tópicos do universo do User Experience que serão abordado em breve 😉

Para aqueles que ficaram curiosos com os desdobramentos desse assunto, não deixem de conferir o material de nossa última palestra sobre os benefícios de explorar o User Experience em projetos digitais.

User Experience: O que sua empresa pode ganhar com isso. from Catarinas Design de Interação

Quero receber materiais

também não gostamos de spam :)

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês

Obrigado por se inscrever!

Ocorreu um erro :( tente novamente mais tarde!

Priscilla Albuquerque
Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pós graduada no MBA em Gestão Estratégica do Design pela Univali e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Mestre em Design na área de interações e interfaces comunicacionais pela UDESC. Diretora de negócios, UX strategist na Catarinas Design e professora em disciplinas de Design Centrado no Usuário para alunos de pós graduação. Possui 11 anos de vivência na área de projetos digitais e desde 2012 participa do IxDA (InteractionDesign Association) Florianópolis como líder local.
  • 19.05.21

    UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário

    Muitas pessoas podem ainda não saber, mas o UX writing está presente no nosso dia...


    Lais Welter de Abreu
  • 06.04.21

    Case design de serviço: Loja Studio Z calçados

    Nesse post vamos falar de um case de design de serviço que fizemos com uma...


    Júlia Ghisi
  • 16.03.21

    Octalysis: Um framework para gamificação

    Certamente você já ouviu falar em gamificação e também posso afirmar que já passou por...


    Leandro Martinez