voltar para o início do blog

8 erros de usabilidade que você deve evitar

Usabilidade é algo bem difundido quando estamos falando de app mobile e desktop. As empresas...


Júlia Ghisi

Introduction-Website-Usability-Testing-Car[1]

Usabilidade é algo bem difundido quando estamos falando de app mobile e desktop. As empresas que desenvolvem software, reconhecem o termo usabilidade como algo importante e às vezes difícil de detectar nas suas interfaces. E com isso, cada vez mais as empresas e procuram a Catarinas Design com um problema que não é meramente estético. O motivo é principalmente a falta de usabilidade, dificuldade de acesso, falta de engajamento dos usuários – como nesses exemplos que já trabalhamos. Mesmo você não sendo especialista é possível com algumas dicas torar sua interface mais eficaz, eficiente e que o usuário tenha satisfação em utilizá-la. Confira os 8 erros de usabilidade que você deveria evitar:

1- As fontes devem ter um tamanho razoável

O tamanho pode variar muito dependendo do objetivo do projeto mas considere no geral um tamanho mínimo de 12px para textos.

2- Escolha uma fonte com uma legibilidade

Isso não quer dizer que tenha que ser Arial, Verdana ou Tahoma mas pense em fontes nesse estilo mais básico que você irá acertar.

3- Dê um respiro para o seu texto

Pouco mais de espaçamento no entrealinhamento dos textos do que apenas o “auto”. Se você escolheu fonte 12px, por exemplo, um entrealinhamento mínimo de 14px já facilita muito a leitura.

4- Evite pouco contraste no fundo

Uma boa sugestão é quando trabalhar com fundos claros pensar em um texto com mais de 70% de preto e para fundos escuros menos de 30%. Isso não é regra é apenas uma #dica para dar uma diretriz 😉

5- Botão com cara de botão

As pessoas tendem a botar o botão discreto para “não poluir a interface” ou mesmo deixando com a cor do texto, com o tamanho do texto. Isso é muito ruim! O que é clicável tem que ser diferente, use cores, elementos tudo que deixe seu botão parecendo um botão. Se seu objetivo for conversão e seu botão for uma call-to-action, não tenha medo nem de tamanho nem cores, o objetivo é saltar aos olhos.

6 – Menu tem que ser de fácil acesso

Isso não quer dizer que você precise deixar ele visível o tempo todo, algumas interfaces mobile trabalham muito com isso de ocultar o menu porém use as convenções a seu favor, menus superiores e laterais são sempre boas opções (claro que cada um com suas peculiaridades).

7- Deixe que o usuário possa ir e voltar sem criar barreiras

Deverá ser fácil abortar uma tarefa e desfazer uma ação.Tenha na sua interface opções de voltar, fechar e também bread crumb.

8- Crie padrões

Isso é muito importante para manter a unidade do sistema, use a mesma paleta de cores em todas telas, faça botões iguais terem as mesmas ações e deixe claro para o usuário quem é <h1>, <h2>, <h3>.

Se você se interessou pelo assunto, nesse post, tem mais 10 regras de usabilidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida só perguntar 😉

material_educativo_capa02

Quero receber materiais

também não gostamos de spam :)

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês

Obrigado por se inscrever!

Ocorreu um erro :( tente novamente mais tarde!

Júlia Ghisi
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design Centrado no Usuário e Design de Serviços pela Universidade Positivo. Co-fundadora e UX Strategist na Catarinas Design, idealizadora do curso UX Overtake, professora de pós graduação de UX Research na Univali e Mentora de UX no Startup SC. Atua há 11 anos realizando pesquisa com usuário e soluções estratégicas para produtos digitais.
  • 19.05.21

    UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário

    Muitas pessoas podem ainda não saber, mas o UX writing está presente no nosso dia...


    Lais Welter de Abreu
  • 06.04.21

    Case design de serviço: Loja Studio Z calçados

    Nesse post vamos falar de um case de design de serviço que fizemos com uma...


    Júlia Ghisi
  • 16.03.21

    Octalysis: Um framework para gamificação

    Certamente você já ouviu falar em gamificação e também posso afirmar que já passou por...


    Leandro Martinez