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5 sinais de que você deveria investir agora em design para o seu sistema

Investir em design é algo que a maioria das empresas de sistemas acreditam ser importante...


Júlia Ghisi

Investir em design é algo que a maioria das empresas de sistemas acreditam ser importante e possivelmente se sua empresa apresenta essa necessidade e não está como uma prioridade para esse ano está no backlog como prioridade para o ano que vem. Caso você esteja na dúvida de quão importante e urgente está sua situação no quesito design separei 5 sinais de que você deveria investir AGORA em design para seu sistema:

ticking now on check boxes

1. Recebe muitas reclamações de usuários no suporte

O suporte fica sobrecarregado de reclamações dos usuários que estão com dúvidas de acesso, cadastro e/ou não encontram funcionalidades básicas no sistema. Isso é um sinal de alerta que a usabilidade está precisando ser revista. Refazer a arquitetura de informação, verificar a consistência das ações e fazer testes de usabilidade pode ser uma saída, saiba nesse post 10 regras básicas de usabilidade para melhorar sua interface.

2. O layout dos concorrentes é muito mais atrativo

Design diferencia e destaca sua empresa perante a concorrência.  Ter um layout bonito, com tendências atuais, boa composição de cores e contrastes faz toda diferença num mercado competitivo como é o de hoje. Se a parte estética da sua interface está antiga ou sem graça, é preciso pensar, afinal muitas vezes julgamos o livro pela capa 😉 Nesse post levantamos alguns erros mais comuns que podem acabar com o layout.

3. A solução é ótima mas os usuários não engajam no seu sistema

A solução entrega um benefício real para o usuário mas ele não consegue perceber o valor e o quão o sistema é útil para resolver o problema. Quando existe barreiras na interface seja design visual ou na usabilidade, o usuário acaba desistindo de utilizar a solução. Quando eliminamos os ruídos ou barreiras entre seu produto e o usuário final fica muito mais fácil absorver o benefício que sua empresa está oferecendo e com isso aumenta as chances de ele enganjar no sistema. Aqui separamos algumas razões por que seu software apresenta baixo engajamento.

4. Você tem vergonha e sempre se justifica por sua interface não estar de acordo com a web interface estilo windows 98.

Na época que foi desenvolvido o sistema não existia essa preocupação que existe hoje com usuários, afinal a concorrência era quase inexistente e o design era um trabalho pouco difundido (e talvez visto como algo apenas estético). Se você se identifica com esse cenário talvez seja uma boa hora para você pensar em refazer a interface. Os usuários convivem cada vez mais com softwares e apps mobile muito bem elaborados, com isso o nível de exigência acaba sendo alto. Ao se depararem com uma interface antiga, possivelmente estarão dispostos a utilizá-la se a concorrência oferece o mesmo benefício por menos esforço de aprendizagem.

5. O sistema não foi pensado para diversas plataformas

Não pensar de forma responsiva o sistema é algo complicado para os dias de hoje. Se seu software possuir ações que podem ser realizadas de forma rápida como um cadastro simples é fundamental 😉 Caso pense que seu software é muito complexo para isso, limite os recursos que serão acessados no celular e oculte as ações que não sejam possíveis de realizar no celular ou tablet. Temos um post que fala sobre projetar para mobile aqui.

Veja esse infográfico que dá dicas de como aumentar a rentabilidade do seu produto com UX:
material_educativo_capa-rentabilidadecomUX

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Júlia Ghisi
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design Centrado no Usuário e Design de Serviços pela Universidade Positivo. Co-fundadora e UX Strategist na Catarinas Design, idealizadora do curso UX Overtake, professora de pós graduação de UX Research na Univali e Mentora de UX no Startup SC. Atua há 11 anos realizando pesquisa com usuário e soluções estratégicas para produtos digitais.
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