voltar para o início do blog

10 motivos irrefutáveis para você começar a investir em usabilidade

Para você que ainda não sabe o significado do termo “usabilidade”, vale reforçar: USABILIDADE = FACILIDADE...


Priscilla Albuquerque

Para você que ainda não sabe o significado do termo “usabilidade”, vale reforçar:

USABILIDADE = FACILIDADE DE USO

Quando falamos de melhorar a usabilidade um software, de um aplicativo ou site, estamos falando essencialmente de melhorar 3 pontos da experiência do usuário, sendo eles:

1) Eficiência > Este ponto significa que seu usuário CONSEGUE de fato executar as tarefas propostas por sua solução

2) Eficácia > É o ESFORÇO que seu usuário teve que fazer para conseguir executar essa tarefa

3) Satisfação > Esse ponto diz respeito ao conforto e aceitação do usuário ao realizar as tarefas

Ok, e por que isso é importante?

Tendo isso em mente, confira 10 excelentes motivos pelos quais você deveria se preocupar com a usabilidade de seu produto!

1. Seu usuário irá aprender mais rápido como utilizar a sua solução.

aprender

2. Você diminuirá a chance de rejeição de seu produto. Terá bem mais chances de superar a “barreira de entrada” dos clientes e resistência inicial.

rejeicao

3. As ações e recursos do sistema serão mais rapidamente memorizados, diminuindo a sensação chata de “iniciante” que seus usuários terão ao interagir com seu produto.

lembrar

4. Menos erros serão cometidos, e com isso menos frustrações e momentos de pânico para seus clientes.

frustracao

5. A produtividade passa a ser maior, havendo muito mais assertividade nas ações executadas e menos gasto de energia na tentativa e erro.

produtividade

6. Menos ligações de suporte e reclamações. Com uma boa usabilidade seu usuário encontrará sozinho o que precisa e terá menos motivos para reclamar e dúvidas para tirar.

reclamacao

7. Maior engajamento. Uma usabilidade ruim exige muito mais esforço para que o cliente se “apaixone”. Facilitando a vida dele, as chances de tocar seu coração são muito maiores.

engajado

8. Redução da necessidade de manuais, tutoriais e recursos de ajuda. Um bom produto de verdade é auto explicativo, se precisar “contar a piada” é porque ela não é boa o suficiente.

manual

9. Mais bons momentos para seu cliente. Os usuários gostam de se sentir inteligentes e capazes, proporcionar isso a eles é entregar uma boa experiência feliz, mesmo que em pequenas doses.

einstein

10. Aumento na percepção do valor agregado. Sem ruídos ou barreiras entre seu produto e o usuário final fica muito mais fácil absorver o benefício que sua empresa está oferecendo.

apresentacao-negocio

 

Caso queira aprender mais sobre usabilidade, como utilizar e os benefícios que isso pode gerar em seu negócio, confira nosso ebook sobre o assunto.

material_educativo_capa02

Quero receber materiais

também não gostamos de spam :)

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês

Obrigado por se inscrever!

Ocorreu um erro :( tente novamente mais tarde!

Priscilla Albuquerque
Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pós graduada no MBA em Gestão Estratégica do Design pela Univali e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Mestre em Design na área de interações e interfaces comunicacionais pela UDESC. Diretora de negócios, UX strategist na Catarinas Design e professora em disciplinas de Design Centrado no Usuário para alunos de pós graduação. Possui 11 anos de vivência na área de projetos digitais e desde 2012 participa do IxDA (InteractionDesign Association) Florianópolis como líder local.
  • 19.05.21

    UX Writing: A importância de pensar no conteúdo para a experiência do usuário

    Muitas pessoas podem ainda não saber, mas o UX writing está presente no nosso dia...


    Lais Welter de Abreu
  • 06.04.21

    Case design de serviço: Loja Studio Z calçados

    Nesse post vamos falar de um case de design de serviço que fizemos com uma...


    Júlia Ghisi
  • 16.03.21

    Octalysis: Um framework para gamificação

    Certamente você já ouviu falar em gamificação e também posso afirmar que já passou por...


    Leandro Martinez