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OKR UX: como a experiência do usuário contribui com resultados estratégicos.
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OKR UX: como a experiência do usuário contribui com resultados estratégicos.

OKR UX: como a experiência do usuário contribui com resultados estratégicos

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Trabalhar com OKR UX fornece diretrizes valiosas para os time de UX e product design contribuírem diretamente com o sucesso da empresa. Esses insights podem ser usados tanto no curto prazo quanto para visão futura, onde se tem como foco otimizar a experiência do usuário como parte da estratégia de negócios.

A estrutura do OKR UX deve incluir objetivos claros com metas inspiradoras para o time, combinando métricas que indicarão o sucesso das suas iniciativas e ações para gerar os resultados-chave. Estes devem ser definidos em conjunto com os drives da diretoria, integrantes do time de UX e também áreas que colaboram diretamente com product design, como desenvolvedores e stakeholders de negócios.

Nosso artigo mostra a importância e os benefícios de se definir OKR UX, e como o envolvimento do time de especialista UX nesse processo contribui para aumentar o engajamento com os objetivos de negócio da empresa e com os resultados desejados.

OKRs orientadas a times e áreas da empresa

OKR, ou Objetivos e Resultados-Chave, é uma metodologia utilizada para definir e acompanhar metas e resultados de uma empresa, o que possibilita impulsionar e melhorar o desempenho dos times e áreas de uma empresa. 

Aqui na Cats, os OKRs da empresa são pensados no início do ano, primeiramente pelos gestores, de acordo com a nossa estratégia de negócio para esse período. E no segundo momento, fazemos a definição do OKR por áreas específicas, envolvendo os times de cada área.

Esse processo envolve cocrias dos OKRs específicos por áreas, sempre tendo em vista os objetivos principais da empresa. Definir os OKRs junto com time, funciona melhor quando alinhamos  os objetivos mais individuais de cada um do time com os objetivos de negócio da empresa.

O diferencial dessa metodologia, é envolver os colaboradores da empresa na definição dos objetivos das áreas, com isso engajamos todos no processo de busca de resultados, por meio de colaboração e alinhamentos constantes. 

Como definir OKR UX eficaz para sua empresa

Empresas bem-sucedidas tratam o UX design como parte estratégica para alcançar os resultados. Consideram importante ser um processo colaborativo que integra esforços de diferentes áreas e dessa forma, fazer com que o produto seja indispensável para os usuários.

Medir o impacto do UX nos resultados de negócio pode ser desafiador, e o OKR UX pode ser um grande aliado. O OKR UX pode ajudar a alinhar os UX designers em um objetivo, garantindo assim, clareza de como as iniciativas do time podem impactar na meta principal da empresa. 

Benefícios de definir OKR UX

OKR UX proporciona foco ao trabalho do time de UX, que ajudam a priorizar, monitorar e medir o progresso de suas iniciativas e permitindo que os designers resolvem problemas baseados nas necessidades dos usuários, mas alinhados com o time de tecnologia e time de negócios.

1. Redução do churn e aumento da receita

Quando traçamos OKrs alinhando com objetivos de UX com negócios, conseguimos aumentar a receita ou reduzir o custo do projeto, OKR UX pode ser uma maneira eficaz de guiar o projeto em direção aos objetivos de negócio e evitar o churn.

2. Melhor comunicação entre times

Alinhamento entre time de UX e desenvolvimento garantem mais sucesso e evitam refação. Envolver time UX com desenvolvedores na definição de OKR UX pode ajudar a alinhar todos em direção a um objetivo comum. Saiba mais sobre como integrar o time de desenvolvimento e time de UX neste artigo da Cats.

3. Processo ágil para economia de tempo e recursos

A abordagem ágil no gerenciamento de projetos enfatiza a flexibilidade, a colaboração e a entrega contínua de valor. E os OKRs são muito úteis em processos ágeis, porque definem metas claras para as sprints, garantindo o progresso dos times em direção a suas metas estabelecidas no OKR UX.

4. Resultados de negócio alinhados necessidades dos usuários

A visão holística do UX, que envolve aliar objetivos de negócio, pessoas e tecnologia, e ter isso contemplado no OKR, garante que não se perca de vista as necessidades dos usuários. 

5. Aumento da competitividade

OKR UX visa a identificação de novas oportunidades de negócio e geração de ideias de solução que fogem do óbvio o que proporcionar uma melhor experiência ao usuário garantindo um diferencial competitivo no mercado.

Conclusão

O OKR UX conecta as necessidades dos usuários aos objetivos estratégicos da empresa, garantindo foco, alinhamento entre times e impacto nos resultados de negócio. Essa abordagem promove um trabalho mais ágil, eficiente e colaborativo, priorizando iniciativas que geram valor tanto para os usuários quanto para a empresa.

Investir em OKR UX é estratégico para elevar o desempenho do time de design, melhorar a comunicação interna e alcançar um diferencial competitivo. Ao alinhar experiências de qualidade com metas claras, as empresas garantem resultados que atendam as necessidades dos usuários e impulsionam o sucesso no mercado.

Quer ajuda para definir os OKRs do seu time de UX design? Fale com um especialista da Catarinas!

Esse case foi acompanhado e relatado por:

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OKR UX: como a experiência do usuário contribui com resultados estratégicos
21 jan 2025

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