Netnografia: Aliada para as empresas nas redes sociais.
Netnografia: Aliada para as empresas nas redes sociais.

Netnografia: Aliada para as empresas nas redes sociais

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Embora já esteja estabelecida globalmente nas áreas acadêmicas de marketing e comportamento do consumidor, a noção de etnografia online ainda é desconhecida para a maioria dos profissionais e para mim também era até o curso [Net]nografia da [Oxi]genio, um Laboratório de pesquisa do comportamento que despertou meu interesse para o assunto.

Com o boom das redes sociais, as empresas tem investido tempo/dinheiro e valorizado a importância de estar perto de seus consumidores em um ambiente de comunicação direta. Com isso, também percebeu-se a importância de não só estar conectado com os consumidores mas sim, participar ativamente pois de nada adianta a comunicação em uma direção só, o consumidor quer respostas, quer ser ouvido.

Os primeiros monitoramentos em redes sociais, eram feitos baseando-se no que estava sendo falado da marca, dos produto e/ou  o que falavam dos concorrentes. Com a evolução, a netnografia vem se tornado uma ótima ferramenta principalmente para B2C (comércio entre empresa-e consumidor final) com a finalidade de perceber os insights culturais no mundo digital.

“Netnografia é etnografia conectada pela tecnologia, ou pela internet. A netnografia é a etnografia adaptada às complexidades de nosso mundo social contemporâneo, mediado pela tecnologia”.  Kozinets

Assim pode-se definir a Netnografia, como a método de pesquisa qualitativo que estuda o comportamento do consumidor no mundo virtual.

A netnografia observa não apenas as palavras usadas em interações sociais, mas também os elementos como as características do comunicador, a linguagem que utiliza nas redes sociais, a história dele, o tipo de interação, símbolos, textos, imagens, fotos e vídeos que posta na rede.

Hoje, as informações dos consumidores estão disponíveis na internet, e a espontaneidade com que apontam isso nas redes sociais é um campo fértil para a Netnografia, e isso facilitou muito o agrupamento das pessoas em torno dos mesmos interesses seja por meio de grupos, fóruns ou até comunidades do falecido Orkut. É interagindo com os iguais que os consumidores partilham seus hábitos, dúvidas, preferências e insatisfações.

Porque apostar na netnografia?

A netnografia é uma maneira excelente para obter insights estratégicos, gerar ideias para a inovação e desenvolver novas abordagens para o gerenciamento de marcas, campanhas e comunidades.Entender o consumidor de acordo com seu comportamento, é fundamental para acertar quando for criar um novo produto, no que motiva os consumidores na hora da compra ou até mesmo identificar o público para pensar no reposicionamento de uma marca ou produto.

E ai, vocês acham que vale a pena?

Até o próximo post 😉

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...

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Netnografia: Aliada para as empresas nas redes sociais
18 jul 2012

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