Sim, pode! o/ Vamos por favor superar esse mito de que tudo precisa aparecer de cara na página, com medo de que o usuário não vá usar o scroll.
Estudos feitos no início da internet de fato apontavam que as pessoas não rolavam o conteúdo (apenas 10% tinham o hábito de usar a rolagem), visualizando apenas o que estava visível no primeiro momento.
O que na prática nas baixas resoluções de antigamente resultavam nos sites super compactos como esses dinossauros de antigamente:
Mas felizmente para nós usuários e designers evoluídos essa realidade mudou junto com o aumento das resoluções e principalmente com o aumento da experiência das pessoas em navegar pela internet.
Apesar disso, deixar as informações mais relevantes acima da quebra da página (do chamado “fold”) continua sendo algo importante. Jakob Nielsen em um artigo sobre o assunto afirma que o usuário irá facilmente rolar o conteúdo SE:
- o layout encorajá-lo, instigá-lo ou convidá-lo a navegar pelas informações, e/ou
- ele acreditar que vale a pena gastar seu tempo explorando o resto da página
Agora sabendo que hoje em dia o mito da rolagem não é mais um problema, podemos ser felizes com nossos conteúdos andando livremente ao longo da página, claro, sem deixar de colocar o mais relevante e essencial antes do fold.
Aproveitando a deixa do assunto, sites verticalizados são uma forte tendência web do momento e estão super em alta. Separamos alguns exemplos criativos onde a rolagem vertical não só é permitida como faz toda a diferença na proposta da experiência do site, confiram:
Esse case foi acompanhado e relatado por:
UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.