Service design: Criando experiências melhores.

Service design: Criando experiências melhores.

Service design: Criando experiências melhores

&nbsp

&nbsp

Service design não é um termo muito  novo, ele existe desde que os serviços existem mas não com esse conceito. Para a SDN (Service Design Network), Service Design é

a atividade de planejamento e organização de pessoas, infra-estrutura, comunicação e componentes de materiais de serviço, a fim de melhorar a sua qualidade e da interação entre prestador de serviços e clientes. O objetivo das metodologias de design de serviço é projetar de acordo com as necessidades dos clientes.

E isso ganha cada vez mais espaço  com a mudança do comportamento  das pessoas. O fácil acesso a infomação por meio dos smartphones e redes sociais criou uma nova mídia, os consumidores. Gerar boas experiências em todos pontos de contato com o consumidor é uns dos fatores que define por que a pessoa usa sua marca e não a do concorrente.

Um bom exemplo de Service Design é a Starbucks, que procura criar em suas lojas o conceito de um “terceiro lugar” (após a casa e o trabalho) para se passar o tempo ou horas agradáveis de lazer, com áreas acolhedoras e confortáveis equipadas com sofás e poltronas macias. Tudo para criar um ambiente com serviços que vão muito além de apenas tomar um delicioso café. Como disse seu fundador: “Não estamos no ramo de café para servir pessoas, estamos no ramo de pessoas para servir café”.

starbucks

Nesse meio de serviços aliando boas experiências e tecnologia, o service design e o UX design começaram a andar juntos.

Diferença entre Service Design e UX design

A principal diferença entre o Service Design e o UX design é que o Service Design estuda as interações entre todas as pessoas envolvidas no serviço, e não apenas o consumidor. Estuda toda a jornada do usuário, os processos, espaços e os pontos de contato entre o consumidor e a empresa. Já o UX design, não necessariamente estuda todos esses fatores já que é mais focado no usuário.

Esse vídeo sintetiza um case de como era e como ficou a clínica depois da intervenção de um service designer:

De um modo geral, os UX Designers compartilham de muitas ferramentas e processos dos Services Designers, inclusive a essência do trabalho é a mesma, buscar entender o perfil dos consumidores, os desejos e necessidades a fim de encontrar a melhor solução.

Para quem se interessou:

  1. Design for Service  (Blog)
  2. Service Design Network (Site)
  3. This is Service Design Thinking  (Livro)
  4. Service Design Tool (Plataforma aberta com excelentes estudos de caso e uma infinidades de ferramentas e documentos) > MUITO BOM!
  5. Service Design Tool Kit  (Cartazes para download com técnicas de design de serviço)

 

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...

Curtiu esse conteúdo?

1

Service design: Criando experiências melhores

o que você vai ler nesse artigo

04 jul 2013

2  Min Leitura

&nbsp

&nbsp

Quero receber materiais.

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês