Quando projetamos ou avaliamos a experiência do usuário de uma interface interativa, precisamos de uma maneira mais estruturada de ver e analisar esse produto, principalmente tratando-se de usabilidade. Conheça as regras de usabilidade para melhorar sua interface! 🙂
Projetar interfaces exige mais que olhos bem atentos. Há muitos elementos com o que se preocupar, além do design, principalmente com o usuário. Já comentamos sobre alguns pecados cometidos em Design Centrado no Usuário com dicas para favorecer a interação do projeto com o usuário.
USABILIDADE = FACILIDADE DE USO
A usabilidade é utilizada para definir a facilidade com que as pessoas utilizam as coisas de uma maneira geral. Alguns fatores típicos envolvidos no conceito de usabilidade segundo Nielsen (1993):
■ facilidade de aprendizado
■ facilidade de uso
■ eficiência de uso e produtividade
■ satisfação do usuário
■ flexibilidade
■ utilidade
■ segurança no uso
E o que eu, minha empresa, meus usuários ganham investindo em usabilidade? Quais os benefícios?
Benefícios para os usuários
➸ Interfaces amigáveis = + fáceis de usar – necessidade de suporte
➸ Aumento da satisfação do usuário
➸ Mais produtividade
➸ Diminuição do número de erros
Benefícios para a empresa
➸ Aumento das vendas (cliente satisfeito indica se o produto é bom!)
➸ Redução dos custos com treinamento e suporte
➸ Retorno do investimento previsto
➸ Aumento da qualidade do produto
Benefícios para o desenvolvimento
➸ Diretrizes no processo da criação
➸ Avaliação e feedback do usuário
➸ Mais produtividade e menos manutenção
➸ Redução dos erros de programação
Ainda não está convencido? Veja os erros de usabilidade que você deve evitar e os erros mais comuns que podem acabar com a interface.
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