O valor do UX no e-commerce.

O valor do UX no e-commerce.

O valor do UX no e-commerce

&nbsp

&nbsp

É fato que o comércio eletrônico é uma tendência, mas como ter um diferencial com tanta oferta no mercado?

A maioria dos visitantes de um site de e-commerce sai sem comprar nada na sua primeira visita. Mas se o site possibilitar o “opt-in”, ou seja, um modo do visitante se cadastrar na primeira visita para receber informativos e/ou ofertas, inicia-se um relacionamento para compras futuras. Martha Gabriel “Marketing na Era Digital”

Foco no usuário! A competição da loja on-line está em atrair o cliente, com um bom atendimento, fidelização, atenção, e, principalmente, conhecimento sobre o usuário.

Usar UX em sites é a chave do envolvimento, engajamento e sucesso para o processo de compra. Até porque, a experiência do usuário geralmente, não começa no site do e-commerce, mas sim nas mídias de buscas e campanhas de marketing.

Veja algumas dicas que podem parecer óbvias, mas com certeza percebemos em muitas lojas virtuais, e/ou já tivemos uma boa 🙂 ou má 🙁 experiência.

 

Otimize o carrinho de compras

Mais de 60% dos carrinhos de compra virtuais são abandonados no processo de compra e,  não convertidos em vendas. Recentemente a Digital for Real Life publicou um infográfico bem bacana, que mostra uma estatística dos motivos que levam as pessoas a abandonarem as compras no carrinho virtual.

Como melhorar?

  • Sinalizar bem o passo a passo
  • Evitar o uso de botões iguais para não confundir o usuário
  • Objetivar o processo de compras
  • Simplificar o cadastro
  • Destacar informações importantes
  • Utilizar espaços e fontes para facilitar o entendimento

 

 Facilite o checkout

A complexidade do processo de compra e a falta de informação são um dos maiores motivos para o cancelamento das compras. Na loja virtual, o usuário tem que se sentir “à vontade”, navegando com facilidade e fazendo as transações sem complicações até o checkout.

Como melhorar?

  • Usar checkout único aumenta a chance de fechamento do pedido
  • Facilitar a informação, complexidade no processo pode dispersar o usuário e abandonar a compra
  • Ter progresso de compra objetivo
  • Disponibilizar miniaturas dos produtos
  • Fornecer informações importantes sobre transporte, prazos, etc.
  • Utilizar carrinho de compra assertivo

 

Ouse com a tecnologia

Ferramentas interativas transformam uma experiência de compra simples em um momento memorável. A atratividade de um site ajuda a estimular a conversão em vendas. O Virtual Try-On é uma ferramenta muito legal para o envolvimento do usuário com a loja on-line, utilizando a simulação do uso. Veja o vídeo da Zugara que auxilia os usuários a ver possibilidades de uso, com uma “pequena” ajuda da realidade aumentada (AR).

http://www.youtube.com/watch?v=E1T0egGgc5E&feature=player_embedded

>>Saiba mais:  http://www.uxbooth.com/blog/10-ux-features-missing-on-top-e-commerce-sites/

Resumindo

Boas práticas de UX + design profissional = Sucesso + boas experiências + conversões  😉

Esse case foi acompanhado e relatado por:

Curtiu esse conteúdo?

1

O valor do UX no e-commerce

o que você vai ler nesse artigo

26 ago 2012

2  Min Leitura

&nbsp

&nbsp

Quero receber materiais.

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês