O mercado de e-commerce brasileiro cresceu em 2011, 26% em relação ao ano anterior, fechando o balanço com faturamento anual de R$ 18,7 bilhões com 32 milhões de e–consumidores segundo pesquisa apresentada pela e-bit. (Fonte: SEBRAE)
Com esse crescimento muitas pessoas estão deixando as lojas físicas e optando em abrir lojas virtuais. Mas nem tudo são flores, existem algumas coisas que você precisa saber antes de se aventurar no comércio eletrônico. Separei algumas que considerei A “cereja do bolo” para quem está pensando em começar:
1- A base é tudo
Você precisa de uma plataforma confiável, customizável e segura. É preciso que funcione bem, de acordo com a necessidade do seu negócio e do seu cliente e ofereça meios seguros para o pagamento. Se o cliente se decepcionar ele nunca mais volta na sua loja, pior, ele faz propaganda negativa e acaba “queimando” seu ponto virtual.
2- Mime seus clientes
Seja honesto na oferta dos produtos, cumpra prazos de entrega, encante ele com a boa funcionalidade da sua loja e deixe o cliente sempre a par do status da compra. Faça com que ele se sinta comprando pessoalmente.
3- Mostre que você sabe o que está vendendo
Quando for descrever os produtos, crie um conteúdo que ao ler você também entenda, descrevendo o produto e citando os benefícios, seja claro mas ainda assim insira informações técnicas. Não faça uma cópia do conteúdo do site do fabricante.
4- Faça seu cliente virar seu fã
Você pode criar um blog com assuntos relacionados a seus produtos, isso faz com que o consumidor entre na sua loja não apenas no momento da compra mas também para ler os conteúdos produzidos. Por exemplo, se você possui uma loja de maquiagens, você pode mostrar tutoriais sobre como fazer uma maquiagem para a noite, utilizando os produtos comercializados na loja.
5- O que é bonito é para se mostrar
As imagens dos produtos devem ser de qualidade pois a imagem que irá convencer o usuário a comprar o produto. Tenha fotos do produto de vários ângulos e em tamanhos grandes, para permitir que os usuários possam ver os detalhes.
6- Grite aos 4 ventos
Não adianta nada ter uma loja virtual com um layout incrível, com investimento máximo em UX design, produtos sensacionais e preços ótimos se você não mostrar isso para o mundo. Faça divulgação online, afinal o público da loja virtual está na internet, aposte em ações que inovem e causem impacto na rede.
7- Facilite a vida das pessoas
As lojas vituais precisam de organização assim como as lojas físicas portanto crie seções para organizar os seus produtos. O usuário deve encontrar o que procura em poucos cliques. Com isso você melhora a experiência do usuário e potencializa as chances de conversão de vendas.
8- Uma questão de vitrine
Parte-se do princípio que a vitrine é um espaço onde os produtos são apresentados para atrair a atenção do consumidor, na loja virtual isso também se aplica. O layout deve ser pensando de acordo com a linguagem coerente com a do publico-alvo, isso encanta o consumidor, e provoca desejo de “entrar na loja” e adquirir os produtos.
Até o próximo post! ;D
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...