Como fazer seu site se comunicar com diferentes perfis de cliente?.

Como fazer seu site se comunicar com diferentes perfis de cliente?.

Como fazer seu site se comunicar com diferentes perfis de cliente?

 

 

Quando começamos o desenvolvimento de um website, algumas das questões iniciais que costumamos investigar são as clássicas: “para quem se destina esse site? com qual perfil de pessoas ele deve se comunicar? qual é o objetivo do site em relação ao seu negócio? que tipo de informação faz sentido explorar ou enfatizar?”

Não raramente nos deparamos com mais de um perfis de cliente / público alvo com objetivos variados em um mesmo site. Trazendo para a prática, pense em situações como:

1) Empresas que conversam com o cliente final comprador mas que também buscam captar fornecedores ou anunciantes que farão o negócio rodar. Ex: Startups/empresas com modelo de negócios B2C (Mercado Livre, Kekanto).

2) Portais de notícias variadas, que conversam de formas variadas com usuários a procura de conteúdos que podem ir desdas novidades do futebol às fofocas e novelas. Ex: Grandes portais de notícias (Globo.com, USA Today).

3) Portais do governo que precisam lidar com perfis de usuários internos e externos, entregando também informações em diferentes contextos para diversos níveis. (Prefeitura SP, Governo Hawaii)

4) Sites em geral com mais de um cliente principal a ser impactado como bancos, empresa de brinquedos, ecommerces. (Estrela, Bradesco, Netshoes)

E como lidar com esse mix de informações e públicos?

Diante disso surge a questão: Como atender a todos, ao mesmo tempo, via um único canal de comunicação? Como uma experiência não interferir ou atrapalhar a outra?

Alguns pontos básicos que você deve ter em mente:

  1. Defina um objetivo principal para seu site que esteja alinhado com o foco de seu negócio (seja este vender produtos, disponibilizar informações, credibilizar a marca, prestar serviços online ou qualquer outro que fizer sentido em seu contexto)
  2. Descubra quem são os clientes/usuários chave que te farão alcançar esse objetivo (a resposta “todo mundo é meu cliente” raramente vai te ajudar nessa tarefa, tente focar em um perfil com características e necessidades que você consiga mapear).
  3. Tem mais de um cliente chave essencial em seu negócio? Ok, nesse caso atribua o nível de importância de cada um, isso te ajudará a hierarquizar a informação e as prioridades do que estiver sendo apresentado no site.
  4. Priorize o cenário mais comum. Atribua a devida ênfase para o que mais importa ao invés de tentar falar tudo ao mesmo tempo com a mesma relevância. Tentar agradar a todos é o caminho mais certo para gerar uma confusão e não satisfazer perfil algum de maneira eficiente.

Confira alguns exemplos que vem sendo praticados no mercado para resolver esses problemas.

Algumas soluções de agrupamentos/redirecionamentos de conteúdos para multi perfis

> Site direcionado+chamada discreta

Conteúdo principal em destaque focado nas necessidades do user principal, utilizando uma chamada em segundo plano para o usuário secundário.

site-direcionado1 site-direcionado2

> Grande abas ou seções por perfil

Agrupamento da informação por seções que buscam uma associação com o usuário a partir de uma nomenclatura fácil de se identificar.

site-secoes1 site-secoes2

> Agrupamento por cores

Distinção da informação a partir de cores por tema que o usuário possa facilmente ‘bater o olho’ e se localizar facilitando o uso da atenção seletiva e associação em função da cor.

site-cores1 site-cores2

> Direcionamento total

Essa alternativa de solução apresenta ‘portas de entradas específicas’ para o usuário escolher e a partir disso este é levado para um conteúdo ‘exclusivo’. Por ser uma solução mais ‘radical’ deve ser usado com cuidado pois se não bem aplicado cria barreiras ao acesso e pode engessar a navegação.

site-radical1 site-radical2

 

E você, tem visto alguma outra forma interessante ou tido alguma sacada legal de como segmentar o conteúdo por perfil? Compartilha com a gente! 🙂

 

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina,...

Curtiu esse conteúdo?

1

Como fazer seu site se comunicar com diferentes perfis de cliente?

o que você vai ler nesse artigo

25 maio 2016

4  Min Leitura

 

 

Quero receber materiais.

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês