Aqui na Catarinas falamos de UX para os mais variados objetivos e o post de hoje é algo que pouco exploramos e que é tão relevante: conversão. Queremos com ele dar dicas de como você pode aumentar a taxa de conversão no seu site com UX Design. Vamos lá?! 😉
A taxa de conversão no seu site não está boa?
Ela está tipo o vídeo a seguir então, uma decepção :/
Tudo bem, não fique assim! Estamos aqui para te ajudar a reverter essa situação o/
Conversão é algo extremamente importante para um negócio e é também algo muito fácil de ser mal pensado e consequentemente ser um fracasso. Chamar a atenção do usuário para que ele converta não é colocar botões em todo o site, encher de popups e pedir dados em excesso.
Para ter uma boa conversão é preciso pensar na experiência desse usuário frente à interface que você está oferecendo a ele: o conteúdo está bem construído? a navegação está fluída? o site tem uma boa usabilidade? o visual agrada e conversa com o seu público? … então, ele vai converter!
Obs: estamos falando de interface e partindo do pressuposto de que seu problema já está bem validado e você já conhece quem são os seus usuários. Esse passo inicial de validação é imprescindível para um negócio dar certo.
Mas caso você tenha alguma dúvida sobre validação de problema e usuário, recomendo estes posts: Get out of the building: validando a ideia de sua startup, Como o uso de personas pode melhorar o UX de seu produto.
Veja 3 pontos para aumentar a taxa de conversão no seu site
1. Objetivo
Qual o objetivo do seu site? Esta pergunta é muito importante para converter mais usuários.
Ter um objetivo de negócio bem delimitado e transparecer isso na interface é de suma importância para que o usuário entenda do que se trata e faça aquilo que você quer que ele realize: baixar um material, se cadastrar em algo, comprar alguma coisa…
O objetivo tem de estar presente em muitos elementos do layout: chamadas claras, textos bem construídos e convincentes, botões com CTA (call to action) que convidem o usuário a fazer a ação, um layout sem estar poluído de informação, imagens que tenham relação com o negócio e com o público, entre outras coisas.
Além do site, pode-se ter uma landing page. É uma página sucinta e com foco total em conversão. Se o seu site é muito grande, com muitos elementos, ter uma página específica de conversão faz muito sentido.
A landing page é ideal também como proposta de divulgação, podendo ser divulgada somente ela, sem necessariamente estar ligada ao site principal.
Nesse contexto, ter as informações claras e objetivas se faz essencial para que nela o usuário entenda do assunto, tenha vontade de ver mais e converta.
No material abaixo, em parceria com a Conexorama, fizemos um infográfico de como fazer uma landing page ideal.
2. Arquitetura de Informação
Com o objetivo claro, na etapa de Arquitetura de Informação, pega-se o conteúdo a ser passado para o usuário e organiza-se todo ele pensando na melhor experiência possível.
A conversão não é pra ser chata e estar em desacordo com a boa experiência. É totalmente possível pensar nas duas coisas e entregar algo de muito valor.
Pensando nos três itens de uma boa experiência (eficácia, eficiência e satisfação), começamos a nos perguntar: quais são as tarefas que o usuário irá precisar fazer? elas estão corretas? o usuário conseguiu ir até o fim? quanto tempo ele levou para executar? os elementos estão consistentes? exige muito a memória do usuário? ele conseguiu executar de forma satisfatória? …
Todos os elementos do site precisam ter uma utilidade, precisam fazer sentido no contexto geral da execução das tarefas e objetivos. Eles precisam ser de fácil entendimento e utilização para que o usuário se sinta motivado a continuar no site, sem querer abandoná-lo. E o site como um todo precisa despertar o desejo do usuário em querer chegar até o tesouro.
Dicas:
- Se você quer que um usuário converta assim que entrar no site, não coloque um slider com imagens passando, isso vai tirar o foco da mensagem principal.
- Se você tem uma página de preços e planos, coloque elementos de convencimento de porque ele precisa assinar: coloque depoimentos de pessoas e empresas que já testaram, por exemplo.
- Pense na página de quem somos como uma grande história, faça uma narrativa: quem é que está fazendo isso? que empresa é essa? o que ela tem para oferecer? que benefícios e/ou valores ela quer vender?
- Se na landing page o foco são os campos de preenchimento, não coloque links que farão com que o usuário saia dela.
Temos um kit de usabilidade que trata de muitos outros elementos que irão te ajudar a perceber erros, falhas e oportunidades de melhoria nesse quesito.
3. Design
Você pode estar se perguntando se o design seria um bom motivo para conversão, e eu posso afirmar: claro que sim! 😀
O design do seu site é o grande cartão de visitas para o que você quer que os usuários convertam e vejam: seja um sistema ou um ebook. Se seu site não chama a atenção positivamente, se ele não causa uma boa impressão, muito provavelmente as pessoas não vão querer dar o próximo passo.
Não estamos falando de um design sem motivo, mas sim, de um design com consciência atingindo o coração e a mente dos seus futuros usuários e fãs.
Com o objetivo claro e uma arquitetura bem definida, trabalhar no design (visual + interações) torna-se um ‘prato cheio’ em busca de algo realmente fantástico: a conversão.
Não deixe o site com cara de Windows 95. Se preocupe em seguir tendências visuais e de interação para que além daqueles três quesitos da boa experiência o usuário sinta e/ou visualize a ‘cereja do bolo’, algo que faça ele se apaixonar completamente.
Fizemos um post sobre tendências de UX que irá te ajudar e muito a ter algo moderno, bonito e altamente atrativo para converter.
Uma boa conversão não é puramente ‘vender, vender, vender’, mas é saber vender certo para as pessoas certas. Vender uma ótima ideia, em uma arquitetura correta e com um visual incrível!
No fundo, no fundo, todos nós queremos uma conversão assim:
Dito tudo isso, fique à vontade para entrar em contato com a gente e solicitar uma proposta.
Vamos ajudá-los em cada uma destas etapas e a chegar em um nível de conversão altíssimo!
Aproveite e veja também nosso ebook sobre Wow Effect:
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Bacharel em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós graduando em Desig...