Quando construir uma aplicação web ou nativa? A resposta depende da definição do aplicativo, analisando os pontos positivos e negativos conseguimos ter uma visão melhor de qual aplicação projetar. Eis uma definição resumida para entender um pouco de cada aplicação:
Aplicativos Nativos
São instalados através de uma loja (como Google Play do Android e App Store da Apple). São desenvolvidos especificamente para o tipo de plataforma e funcionam sem conexão com a internet, caso o conteúdo esteja embarcado.
Mobile Web Apps
Web apps não são aplicativos reais, são uma página web otimizada para mobile que parecem um aplicativo, executados através de um navegador e tipicamente escritos em HTML5.
Aplicativos Híbridos
Os aplicativos híbridos são um mix de nativos com web apps, devem ser baixamos via loja apps e, uma parte ou conteúdo total disponibilizada via web.
No artigo do Nielsen Norman Group, há um levantamento das vantagens e desvantagens das aplicações:
- Funcionalidades do dispositivo: os web apps aproveitam várias funcionalidades,mas existe uma variedade de ferramentas específicas do dispositivo e sistema operacional disponíveis apenas para aplicativos residentes (aplicativo nativo ou híbrido).
- Funcionamento offline: um aplicativo nativo é melhor se for necessário funcionar sem internet. Cache no navegador é possível no HTML5, mas ainda é limitado comparado ao nativo.
- Descoberta: web aplicativos são mais facilmente descobertos, pois o conteúdo está simultaneamente na web.
- Velocidade: aplicativos nativos são mais rápidos por terem acesso direto ao sistema operacional e serem programados específicos na linguagem nativa do dispositivo.
- Manutenção: a manutenção de aplicativos nativos pode ser complicada não apenas para os usuários (que deverão ficar atentos às atualizações) mas principalmente para desenvolvedores, principalmente quando precisam dar suporte à diferentes plataformas.
- Independência da plataforma: Ddferentes navegadores devem prestar suporte a diferentes versões do HTML5, se independência da plataforma é importante é melhor optar por aplicativos híbridos e web apps, pois parte do código pode ser reutilizada.
- Restrição de conteúdo, processo de aprovação e taxas. no momento em que é desenvolvido um aplicativo nativo ou híbrido, é necessário enviá-lo à loja que tem seus próprios termos de uso ao qual o aplicativo será submetido. Na App Store da Apple é necessário passar por teste de qualidade antes da publicação. Em contrapartida, a web é facilmente acessível para publicação.
- Custo de desenvolvimento: É muito mais barato desenvolver web apps e aplicativos híbridos, pois eles requerem conhecimento em linguagens web que pode ter sido previamente obtido e ainda ser usado para diferentes plataformas.
- Interface do usuário: Se uma de suas premissas for prover uma boa experiência com o sistema operacional, então dê preferência ao aplicativo nativo, mas, também é viável realizar um bom aplicativo sendo ele web app ou aplicativo híbrido.
>> Saiba mais: nngroup.com/articles/mobile-native-apps/
Esse case foi acompanhado e relatado por: