Quando começamos o desenvolvimento de um website, algumas das questões iniciais que costumamos investigar são as clássicas: “para quem se destina esse site? com qual perfil de pessoas ele deve se comunicar? qual é o objetivo do site em relação ao seu negócio? que tipo de informação faz sentido explorar ou enfatizar?”
Não raramente nos deparamos com mais de um perfis de cliente / público alvo com objetivos variados em um mesmo site. Trazendo para a prática, pense em situações como:
1) Empresas que conversam com o cliente final comprador mas que também buscam captar fornecedores ou anunciantes que farão o negócio rodar. Ex: Startups/empresas com modelo de negócios B2C (Mercado Livre, Kekanto).
2) Portais de notícias variadas, que conversam de formas variadas com usuários a procura de conteúdos que podem ir desdas novidades do futebol às fofocas e novelas. Ex: Grandes portais de notícias (Globo.com, USA Today).
3) Portais do governo que precisam lidar com perfis de usuários internos e externos, entregando também informações em diferentes contextos para diversos níveis. (Prefeitura SP, Governo Hawaii)
4) Sites em geral com mais de um cliente principal a ser impactado como bancos, empresa de brinquedos, ecommerces. (Estrela, Bradesco, Netshoes)
E como lidar com esse mix de informações e públicos?
Diante disso surge a questão: Como atender a todos, ao mesmo tempo, via um único canal de comunicação? Como uma experiência não interferir ou atrapalhar a outra?
Alguns pontos básicos que você deve ter em mente:
- Defina um objetivo principal para seu site que esteja alinhado com o foco de seu negócio (seja este vender produtos, disponibilizar informações, credibilizar a marca, prestar serviços online ou qualquer outro que fizer sentido em seu contexto)
- Descubra quem são os clientes/usuários chave que te farão alcançar esse objetivo (a resposta “todo mundo é meu cliente” raramente vai te ajudar nessa tarefa, tente focar em um perfil com características e necessidades que você consiga mapear).
- Tem mais de um cliente chave essencial em seu negócio? Ok, nesse caso atribua o nível de importância de cada um, isso te ajudará a hierarquizar a informação e as prioridades do que estiver sendo apresentado no site.
- Priorize o cenário mais comum. Atribua a devida ênfase para o que mais importa ao invés de tentar falar tudo ao mesmo tempo com a mesma relevância. Tentar agradar a todos é o caminho mais certo para gerar uma confusão e não satisfazer perfil algum de maneira eficiente.
Confira alguns exemplos que vem sendo praticados no mercado para resolver esses problemas.
Algumas soluções de agrupamentos/redirecionamentos de conteúdos para multi perfis
> Site direcionado+chamada discreta
Conteúdo principal em destaque focado nas necessidades do user principal, utilizando uma chamada em segundo plano para o usuário secundário.
> Grande abas ou seções por perfil
Agrupamento da informação por seções que buscam uma associação com o usuário a partir de uma nomenclatura fácil de se identificar.
> Agrupamento por cores
Distinção da informação a partir de cores por tema que o usuário possa facilmente ‘bater o olho’ e se localizar facilitando o uso da atenção seletiva e associação em função da cor.
> Direcionamento total
Essa alternativa de solução apresenta ‘portas de entradas específicas’ para o usuário escolher e a partir disso este é levado para um conteúdo ‘exclusivo’. Por ser uma solução mais ‘radical’ deve ser usado com cuidado pois se não bem aplicado cria barreiras ao acesso e pode engessar a navegação.
E você, tem visto alguma outra forma interessante ou tido alguma sacada legal de como segmentar o conteúdo por perfil? Compartilha com a gente! 🙂
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina,...