Como o Gamification pode ajudar sua empresa?.

Como o Gamification pode ajudar sua empresa?.

Como o Gamification pode ajudar sua empresa?

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A utilização de técnicas diferentes e ousadas de marketing digital, treinamentos, avaliações de produtos ou o engajamento da marca estão cada vez mais presentes na rotina das empresas. E, uma delas é o Gamification, que  usa mecânicas de games e pensamentos de jogos em aplicações que não são os de games.

Há um infográfico com estatísticas e tendências da indústria dos games muito interessantes, indicando que as pessoas se lembram de 20% do que ouvem, 30% do que vêem e ouvem, e 60% ​​do que jogam ou interagem. Já abordados de uma maneira bem prática, sete princípios sobre Gamefication e a relação com o UX Design, mas se ainda estiver perdido, veja essa apresentação do Social Physicist sobre os conceitos e critérios do Gamefication. 🙂

A estratégia de interação entre pessoas e empresas é com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de uma maneira divertida, não sendo chata. Oferecendo recompensas aos participantes que realizam as tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca/empresa. E, consequentemente o que mais instiga os usuários é a competitividade. Fato!

Quer saber como desenvolver uma estratégia de Gamification eficiente ? Confira as dicas! 😉

1. Definir as metas e alcance da estratégia

Quais são os objetivos a serem alcançados e o que queremos gamificar? Quais problemas gostaria de resolver? Apenas acrescentar elementos visuais de games em website ou app de uma marca, sem nenhum propósito, não significa uma estratégia de marketing para aumentar o envolvimento. Pense nisso!

2. Determinar para quem queremos impactar

  • Dominantes: Jogam especificamente para competir e vencer.
  • Egocêntricos: Jogam para ganhar reconhecimento.
  • Sociais: Jogam para conhecer pessoas.
  • Exploradores: Jogam para descobrir possibilidades e segredos.

3. A motivação intrínseca é o alvo

O que os move? Entretenimento, socialização,  reconhecimento ou colaboração? Desafio é algo que motiva as pessoas para atingir seus objetivos.

4. Pesquisar os hábitos e tendências para o seu usuário

Entenda eles. O que os motiva? Crie uma boa experiência, sempre!

5. A história é a base do desafio

A história vai definir a experiência que queremos que os nossos usuários vivenciam. É pensar no visual, contexto e narrativa para os usuários.

6. Projetar o sistema de jogo

Os elementos e as ferramentas são essenciais para alcançar a vitória. Uma vez construída o sistema você precisa lançar, testar e iterar.

7. De olho na experiência do usuário

Encontre o equilíbrio para que a experiência seja boa, sem cair em um nível de dificuldade que não permite avançar ou que seja muito simples, que não apresenta qualquer desafio. Manter o equilíbrio é importante.

Se você acha que gamefication é só para empresas consolidadas está enganado. O vídeo abaixo mostra que as startups também podem e devem investir nesse tipo de estratégia para lançarem seus produtos. Veja:

E ai, já  implementou estratégias de Gamificação na sua empresa?

Ficou interessado? A Catarinas pode fazer uma estratégia para dar um “up” na sua empresa. 😉

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29 out 2013

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