Em nosso dia a dia tratamos a usabilidade informalmente quando descrevemos uma ótima experiência em algum lugar, como em um bar, ou uma péssima em um restaurante. Quando projetamos ou avaliamos a experiência do usuário de uma interface interativa, precisamos de uma maneira mais estruturada de ver e analisar esse produto.
Comentamos em um post sobre a diferença de “User Experience”, “Design de Interação”, “Usabilidade”, “Arquitetura da informação”, “Design de Interface” e vale dar uma espiada no post das 10 regras de usabilidade.
A usabilidade é utilizada para definir a facilidade com que as pessoas utilizam as coisas de uma maneira geral. O sucesso é desenvolver produtos que sejam úteis, utilizáveis e desejáveis, a famosa tríade da experiência digital. Isso me lembra muito a imersão de UX que tive no curso do Edu Agni, nesse último final de semana aqui em Floripa, no UX Weekend. 😀
E, para colocar em prática o aprendizado, eis 7 problemas mais comuns em usabilidade do seu site e como podemos resolvê-los.
1. Site lento
Ter um site mais rápido aumenta a experiência e a usabilidade dos usuários. Há várias pesquisas que mostram que os usuários não esperam mais que 3 segundos para carregar um site. Realmente é a coisa mais chata, então, contrate um bom servidor.
2. Fonte pequena
Uma das grandes premissas é a acessibilidade. Esqueça o padrão Arial 12, os monitores aumentaram e a mobilidade está a todo vapor mostrando que os usuários estão lendo mais em seus smartphones.
3. Cadê o contato?
Como você quer que as pessoas o encontrem se não tem uma área de contato? Não perca oportunidades e negócios!
4. Menu confuso
Facilite para o usuário, simplifique o menu de navegação. Um bom menu é ser simples e direto
5. Formulário grande
Remova o maior número de campos possíveis em um formulário. Formulários grandes são chatos e as pessoas desistem. Quer melhorar a conversão? Enxugue!
6. Festival de cores
Seu site não é um carnaval, e ter uma grande variedade de cores pode confundir seus leitores. Modere e utilize cores mais fortes onde você quer chamar atenção.
7. URLs não amigáveis
Adote boas práticas, não perca visitantes e indexações no Google.
E aí, gostou das dicas? 😉
Esse case foi acompanhado e relatado por: