Para você que ainda não sabe o significado do termo “usabilidade”, vale reforçar:
USABILIDADE = FACILIDADE DE USO
Quando falamos de melhorar a usabilidade um software, de um aplicativo ou site, estamos falando essencialmente de melhorar 3 pontos da experiência do usuário, sendo eles:
1) Eficiência > Este ponto significa que seu usuário CONSEGUE de fato executar as tarefas propostas por sua solução
2) Eficácia > É o ESFORÇO que seu usuário teve que fazer para conseguir executar essa tarefa
3) Satisfação > Esse ponto diz respeito ao conforto e aceitação do usuário ao realizar as tarefas
Ok, e por que isso é importante?
Tendo isso em mente, confira 10 excelentes motivos pelos quais você deveria se preocupar com a usabilidade de seu produto!
1. Seu usuário irá aprender mais rápido como utilizar a sua solução.
2. Você diminuirá a chance de rejeição de seu produto. Terá bem mais chances de superar a “barreira de entrada” dos clientes e resistência inicial.
3. As ações e recursos do sistema serão mais rapidamente memorizados, diminuindo a sensação chata de “iniciante” que seus usuários terão ao interagir com seu produto.
4. Menos erros serão cometidos, e com isso menos frustrações e momentos de pânico para seus clientes.
5. A produtividade passa a ser maior, havendo muito mais assertividade nas ações executadas e menos gasto de energia na tentativa e erro.
6. Menos ligações de suporte e reclamações. Com uma boa usabilidade seu usuário encontrará sozinho o que precisa e terá menos motivos para reclamar e dúvidas para tirar.
7. Maior engajamento. Uma usabilidade ruim exige muito mais esforço para que o cliente se “apaixone”. Facilitando a vida dele, as chances de tocar seu coração são muito maiores.
8. Redução da necessidade de manuais, tutoriais e recursos de ajuda. Um bom produto de verdade é auto explicativo, se precisar “contar a piada” é porque ela não é boa o suficiente.
9. Mais bons momentos para seu cliente. Os usuários gostam de se sentir inteligentes e capazes, proporcionar isso a eles é entregar uma boa experiência feliz, mesmo que em pequenas doses.
10. Aumento na percepção do valor agregado. Sem ruídos ou barreiras entre seu produto e o usuário final fica muito mais fácil absorver o benefício que sua empresa está oferecendo.
Caso queira aprender mais sobre usabilidade, como utilizar e os benefícios que isso pode gerar em seu negócio, confira nosso ebook sobre o assunto.
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina,...