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Empresa UX, qual o melhor momento para contratar?.

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Empresa UX, qual o melhor momento para contratar?.

Empresa UX, qual o melhor momento para contratar?

 

 

O tema “UX design” vem se popularizando entre as empresas de produto e startups e é comum que apareça a dúvida sobre qual o melhor momento para a contratação de um profissional ou uma empresa UX.

Se antes era algo “nice to have”, hoje os negócios entendem o movimento como um diferencial competitivo essencial que influencia a escolha dos clientes por um produto ao invés de outro. Apesar disso tudo, o tema nem sempre está 100% dominado internamente e as questões sobre “como” e “quando”  implementar o UX aparece com frequência nas discussões estratégicas.

De que forma uma empresa UX contribui em diferentes fases do produto?

Existem vários momentos em que a visão do UX pode ser um grande game changer ao longo de toda a vida útil de um produto. 

Abaixo listamos alguns dos principais momentos pelos quais as soluções passam e como as abordagens e atividades de UX poderiam contribuir significativamente para resultados mais assertivos:

1. Descoberta da dor

Na maioria das empresas é comum encontrar-se muitas incertezas e especulações sobre o que deveria ser a solução e qual “acham” que é o maior problema. Nessa fase ainda há pouco conhecimento sobre a dor do usuário e muitas vezes o avanço para próximas etapas é feito assim mesmo.

Aqui uma empresa focada em UX pode contribuir para realizar pesquisas exploratórias, entrevistas em profundidade, questionários, observação em campo com o objetivo de conhecer mais sobre o potencial usuário e o que realmente são seus desafios e jornada. 

2. Descoberta da solução

Momento em que já se tem uma visão sobre qual problema se quer resolver, mas as possibilidades de solução são diversas. Trata-se da fase ideal para estressar o “como” resolver o problema da forma mais eficaz. Nesse caso, a empresa UX,  através da facilitação de workshops de cocriação, ajuda a levantar ideias que vão além de um primeiro caminho óbvio. 

Olha-se muito para benchmarks e concorrentes para gerar uma proposta de valor diferenciadas e testá-la em protótipos.

Explora-se as ferramentas de design, desde desenhos e esquemas de baixa fidelidade até os protótipos rápidos em Figma, que tangibilizam as discussões e aceleram o processo criativo.

Faz-se pesquisas focadas na validação das ideias que tornam o direcionamento a seguir mais concreto, evitando usar apenas promessas especulativas de interesse de compra por parte do cliente.

3. Validação e testes de usabilidade

Uma vez que se entende qual o real problema e já foram geradas ideias e protótipos para concretizar a solução, o próximo passo na evolução do produto são os testes.

O refinamento de UX quanto à usabilidade e ajustes na proposta de valor pode potencializar ainda mais o valor da entrega. Faz-se então pesquisas para obter um feedback prévio dos usuários sobre o entendimento e relevância das features propostas. 

Com os testes de usabilidade é possível aparar as arestas do produto em fase pré implementação, deixando a interação e curva de aprendizagem mais suave.

A fase de validação em protótipo é uma excelente forma ágil de economizar com ajustes e correções estruturais antes de iniciar o desenvolvimento, que pode vir a demandar custos mais altos de “refação”.

4. Melhoria contínua

Por fim, independente do momento em que o produto está, da primeira a milésima versão lançada, sempre há espaço para evolução da experiência do usuário.

Produtos que mantêm a visão da constante melhoria tendem a estar em contato mais próximo de feedbacks ao longo da jornada de uso.

A “pesquisa contínua” idealmente precisa ser praticada para que o produto esteja constantemente em aprimoramento. Para isso, pesquisas de satisfação, testes A/B e análise de métricas de UX ajudam no entendimento sobre o desempenho e definição prioridades nos produtos que já estão rodando.

No livro Continuous Discovery Habits,  Teresa Torres fala da importância de se fazer pesquisa sempre e seguindo a visão do produto.

Os benefícios de contratar uma consultoria em UX

Time de experts

Ainda que seja um tema quente, muitos ainda estão em busca de conhecimento especializado em UX, dado que temos menos profissionais maduros em UX do que demanda para tal. Com uma consultoria especialista torna-se possível uma imersão e aceleração do acesso a este universo com trocas e aprendizados de forma bastante intensa.

A possibilidade de um contato com profissionais de alto nível experts em UX conectados à tendências globais, estudos aprofundados, que vivenciam a criação de metodologias e construção de modelos de trabalho inovadores é outro aspecto importante para quem deseja trazer o UX para o dia a dia.

Ganho de velocidade

Contar com uma consultoria em UX sem dúvida gera um ganho de agilidade ao ter-se à disposição um time de especialistas multidisciplinares, sendo muitas vezes mais eficientes quando comparado a um único profissional ou um pequeno time alocado.

Também é comum com um único designer não se ter tempo hábil para múltiplas frentes de forma tão efetiva (manutenção de produtos antigos, criação de novas features, marketing..), e uma gestão externa hiper focada de uma empresa UX encurta o timing de entregas e aumenta sua assertividade.

Olhar externo

Um olhar neutro de fora também é um forte benefício de profissionais de UX externos, que terão menos influência de políticas internas, crenças limitantes ou vícios. Por exemplo, a partir da análise de métricas do produto tem-se uma forma excelente de trackear o desempenho e os aspectos da experiência atual, permitindo um foco preciso no que mais precisa de intervenções e melhorias. Para entender mais sobre a importância das métricas de UX para o negócio, acesse nosso post 🙂

Repertório diverso

Além disso tudo, o vasto leque de vivências e desafios dos mais diversos tipos, que uma empresa de UX tem, resulta em um vasto repertório  que cruzado com inúmeros cenários e contextos, é capaz de entregar novas conexões e soluções diferenciadas em cada frente ou ação realizada.

Mensuração de impacto em médio-curto prazo

Conseguimos observar o ROI em UX através do aumento da produtividade do usuário, a diminuição dos erros do usuário, a diminuição dos gastos com treinamento, a economia de dinheiro fazendo alterações mais cedo no ciclo de vida do produto, e a diminuição dos gastos com suporte a clientes/usuários. Esses são pontos comumente analisados no ANTES e DEPOIS da parceria com uma empresa UX que podem dar segurança sobre o impacto trazido por esse movimento.

Intensidade para evolução da cultura UX

Trabalhar lado a lado com uma empresa UX, que respira e tem seu foco total em processos e metodologias ligadas à experiência do usuário, gera um ganho colateral que muitas vezes não é tão discutido abertamente. 

Dado o fato de que a contratação de uma consultoria já chega com uma alta expectativa de mudança e movimento intenso, quando bem comunicado abre-se um caminho importante para o engajamento do time do cliente para tais mudanças. 

Por ser um conhecimento especialista focado geralmente em desafios específicos, a vivência pode entregar na pele o “learning by doing” (aprender fazendo) que funciona muito bem para treinamento e educação de adultos. À medida que os envolvidos no projeto tem contato com cada uma das etapas do processo de UX, conseguem visualizar como estes se aplicam a sua realidade.

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Como aprendemos – Learning by doing

Sendo guiados por profissionais que sabem o que estão fazendo e conseguem compartilhar o “por trás das câmeras” do processo, a empresa desenvolve de forma indireta esse raciocínio lógico de decisões e caminhos escolhidos em busca de um objetivo claro atrelado a resultados e metas de negócio.

Uma das premissas da Cats em todos os projetos em que atuamos é que sempre haja um alinhamento estratégico de PORQUE esse projeto ou movimento de experiência está sendo feito, e o que se espera alcançar de retorno para o negócio. Com essa linguagem direta as parcerias estratégicas são genuinamente formadas e trabalham com um foco em comum, que no fim das contas trará benefícios para todos os níveis: do usuário ao cliente.

Conheça o programa Supernova UX Culture

Se você sabe que a experiência do usuário é importante, mas ainda tem dúvidas sobre como isso pode ser aplicado no seu produto ou serviço, a Catarinas disponibiliza uma prévia gratuita da consultoria em UX.

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.

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Empresa UX, qual o melhor momento para contratar?

13 jun 2022

5  Min Leitura

 

 

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