A essência das metodologias de Design pontua quatro ações principais que auxiliam no percurso do trabalho: Pesquisa, Ideação, Prototipação e Avaliação. Nos projetos de Interação e Experiência, a etapa de conhecimento sobre a tecnologia (o quê), o usuário (quem) e o contexto (como) – no início do trabalho – assim como a etapa de testes de validação e usabilidade – após a geração dos protótipos – são fundamentais pois dão embasamento para as decisões projetuais. As observações de pesquisa e de avaliação são tão importantes porque partem de dados reais, muito mais complexos e ricos que simples hipóteses e suposições, confirmando ou rejeitando nossas impressões.
“Muito bom, muito interessante, mas como interpretar os dados obtidos? Como transformar simples tabelas, números e questionários em algo que realmente faça diferença na hora de projetar e desenvolver uma solução? Como comunicar as descobertas da pesquisa e os resultados dos testes a todos os membros da equipe, desde stakeholders até desenvolvedores?”
São perguntas, fundamentais, porque a pesquisa existe justamente para direcionar o projeto e se ela não for vivenciada pela equipe, não ocorre a empatia com as aspirações e necessidades dos usuários e estas acabam lamentavelmente relegadas a segundo plano.
Um grande auxílio a essas indagações, no entanto, é algo bem interessante chamado Data Visualization, que ao pé da letra significa visualização de dados. Trata-se do estudo de modos de apresentação da informação e envolve desde mapas mentais, gráficos e fluxogramas até infográficos elaborados. A ideia é pensar que tabelas e questionários com o resultado das pesquisas e testes são grandes e valiosas fontes de informação, mas podem se tornar mais acessíveis e facilmente interpretados se olharmos para eles com outros olhos.
Aqui, alguns exemplos que mostram o que é e como a Data Visualization pode ser útil e criativa na organização e interpretação dos dados de pesquisa, bem como no registro de testes:
Se você gostou dos exemplos acima, não pode deixar de ler e se inspirar nos livros do guru da Data Visualization, David McCandless: Information is Beautiful e The Visual Miscellaneum. As obras reúnem o melhor do melhor de designers especialistas em tratar a informação e compartilhar conhecimentos.
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