Se você faz parte do “pessoal do TI”, que manda muito bem no back end, cria algoritmos incríveis para soluções mágicas que pretendem mudar a vida de seus usuários, possivelmente pode já ter se deparado com o fato de que apenas toda essa expertise não garantem a aceitação de seu produto junto ao público alvo. A questão é que ocasionalmente você vai precisar de um designer front end na sua vida para conseguir verdadeiramente oferecer uma experiência memorável para seu usuário. Separamos dicas sobre o que você precisa saber para contratar um front end para o seu produto.
Considerando que você já está ciente dessa inevitável verdade, separamos aqui algumas dicas para te ajudar nesse processo de escolha / contratação de um projeto de design, que garantimos, vai melhorar de forma significante a forma com que seus usuários percebem o valor de sua solução.
Por onde começar
Comentamos em outro post [O momento certo de investir em UX ], que o quanto antes você contratar os profissionais que te ajudarão a cuidar da interface de seu projeto melhor! Assim você começa do “jeito certo”, faz as validações e pivotagens necessárias antes de colocar seu todo o seu time de devs back ends com as mãos na massa. Validação, Lean Startup e Lean UX (confira o ebook super legal que fizemos sobre o assunto) são conceitos que podem ser extremamente úteis para garantir agilidade e economia para seu projeto.
Se puder formar o dream team desde o começo o processo será muito mais produtivo, ágil e assertivo. A parte do front end do projeto envolve pensar em questões que vão muito além da “interface bonitinha”, e por isso várias das decisões relacionadas à usabilidade e organização do fluxo de interação do seu cliente acontecem desde o começo do projeto, quando ele ainda esta na fase de concretização das ideias.
DICA QUENTE: Não chegue com o projeto “pronto”, com back end todo 100% redondo e funcionando e peça para o pessoal do design “trabalhar em cima disso para deixar mais atraente”. Sempre que possível integre o pessoal do design / front end desde o início, de forma paralela ao planejamento e primeiros passos da construção do produto, o processo ficará infinitamente mais rico! 😉
Trazer os designers para essa etapa do projeto ainda permite que você economize dinheiro com back end pois como uma das características essenciais desse perfil de profissional é estudar e compreender as necessidades dos usuários então pense no quanto de dinheiro você pode economizar se não tiver que desenvolver aquelas features que nem eram tão úteis assim para seus clientes apesar das expectativas e hipóteses dos stakeholders.
Se ainda não está muito familiarizado com esse universo, aproveita e já dá uma conferida nesse infográfico que fizemos sobre como o UX Design (user experience design) pode contribuir com o sucesso de seu negócio.
O que você precisa saber
Para escolher uma boa empresa que irá garantir que tudo dê certo e que seu projeto faça sentido e alcance a aceitação do mercado você precisa se atentar a alguns pontos importantíssimos, confira:
1) Espere mais do que um “visual bonito”
Verifique se a empresa ou profissionais não são do tipo que só te oferecem “uma interface bonita”. Há muitos no mercado que ainda que pensam que fazer design é dar um “tapa no visu”. Fuja de empresas que pensam assim e oferecem apenas isso! Uma boa empresa de design sempre terá preocupações maiores do que só te ajudar a escolher a cor dos botões. Design é MUITO mais que isso.
2) Teste as habilidades e empatia de seus designers
Escolha alguém que consiga captar com clareza os objetivos do seu negócio e que demonstre anseio de entender as necessidades dos seus clientes. Para poder contribuir com uma solução de sucesso é essencial entender o lado do contratante/stakeholder e ao mesmo tempo conseguir equilibrá-lo com o ponto de vista do usuário.
3) Conheça cases de sucesso da empresa
Veja alguns do projetos que a empresa ou profissional já realizou. Questione qual foi o desafio, problemas iniciais e como foi resolvido.
4) Entenda o processo da empresa para integrá-lo ao seu próprio processo
Você tem o seu método para conduzir as etapas e tarefas, tente assim que possível conhecer as entregas e pontos de contato envolvido no processo de sua equipe de design para que haja uma sincronização perfeita, harmônica e feliz, onde todos se ajudam para uma causa em comum. Desenhamos aqui um infográfico que mostra um pouco dessa integração entre clientes, desenvolvedores e designers que já pode servir de referência de processo.
5) Alinhe as expectativas e entregáveis
Combine antes de começar o projeto como exatamente o seu back end precisa receber esses material do pessoal do front end. Será em HTML5, Javascript, responsivo ou apenas o slice das imagens para um aplicativo nativo, por exemplo? Para quais navegadores você precisará dar suporte? Em quais resoluções? Para qual contexto? Deixe sempre claro as suas expectativas técnicas antes de começar, dessa forma evita-se desalinhamentos ou frustrações na entrega do projeto.
6) Participe, envolva-se e dê feedback sempre que solicitado
Para que não haja contratempos costumamos trazer o cliente para perto do processo, dessa forma conseguimos interagir e corrigir arestas ao longo do processo e não somente na entrega final. Se interesse e participe das etapas ao longo do front end, dessa forma você pode colaborar e ficar muito mais satisfeito com os resultados por estarem 100% alinhados com o ponto de vista do resto da sua equipe.
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Se ainda precisar de mais incentivos e dicas sobre como e porque contratar o pessoal desse tal de UX Design, passa lá nesse post [Como contratar uma boa empresa de UX Design], e nesse aqui [Porque investir em UX Design].
Veja também:
Esse case foi acompanhado e relatado por:
UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.