O UX é um fator decisivo no novo cenário competitivo, é uma das principais ferramentas para agregar mais valor à imagem das empresas. A empresa que alia o UX como diferencial, seja nos produtos, serviços, ações promocionais ou relacionamento, transmite uma imagem de alto padrão organizacional e reflete um padrão de qualidade no mercado.
Muitas empresas já sabem da importância do UX e do valor que agrega ao produto ou serviço mas ninguém investe em UX somente por que é bom para os usuários, mas sim pelo o que a empresa vai ganhar financeiramente com isso. Como já falamos aqui.
E esse é um cenário muito comum para empresas que estão precisando entrar num mercado ainda incerto, e precisam ter sucesso rápido, como as startups.
Mas como o UX pode ajudar sua startup?
Primeiro é preciso alinhar os 4 fatores críticos para o sucesso:
Porquê
É o problema que sua startup quer resolver – A idéia.
Quem
As pessoas que querem ter esse problema resolvido – Possíveis usuários.
Como
As maneiras para resolver esse problema – A execução do projeto.
O quê
O produto da startup em si – O que vai gerar lucro.
Para excecutar isso, é necessário utilizar as metodologias do UX. Porém, quando falamos de startup, tudo precisa ser muito agilizado, o tempo para execução é pequeno e a solução tem que estar no ar o quanto antes. Sabemos que às vezes o processo de UX pode ser um pouco demorado, por isso surgiu o “Lean UX” ou “UX magra” que foca na relevância dos entregáveis pelo o UX designer, dando um peso maior ao entendimento do projeto e suas variáveis.
Como funciona?
Independente dos entregáveis, o importante é validar o mais rápido possível (internamente e com usuários). Fonte: arquiteturadeinformacao
Essa aqui é uma variação caso o seu projeto tenha muitos stakeholders. Valide com o cliente antes, em ciclos, com o mínimo de documentação possível. Depois parta para o protótipo. Fonte: arquiteturadeinformacao
O objetivo é gerar valor ao projeto e cortar desperdícios a partir da otimização das equipes de UX e desenvolvimento, ou seja, validar internamente e testar externamente um protótipo o quanto antes – idependente de como isso seja feito (site map, fluxograma ou apenas rabiscoframe) – garantindo a entrega de um produto eficiente, que atenda os objetivos de negócio do cliente e às expectativas do usuário final.
O “Lean UX” propõe que as etapas do desenvolvimento do projeto sejam feitas em conjunto com todo o time envolvido no projeto – do comercial ao desenvolvedor – formando uma equipe completa e multidisciplinar. Ao trabalhar integrado o pessoal do desenvolvimento e o time de UX, o produto pode ser ajustado às necessidades tecnológicas, tornando sua entrega com maiores chances de sucesso e evita possíveis retrabalhos por falta de alinhamento. Além do mais, se toda a equipe tiver envolvida desde o início no projeto, todos ficam a par do processo e conseguem contribuir com idéias para enriquecer a solução.
Resumindo, com o “Lean UX” independente do projeto e do cliente, as equipes devem trabalhar integradas e validando sempre as informações em prol da otimização de tempo, trabalho e resultado.
Conheça também:
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...