Você já deve ter ouvido muitos desses termos “User Experience”, “Design de Interação”, “Usabilidade”, “Arquitetura da informação”, “Design de Interface” e outra variantes do assunto. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Todos significam a mesma coisa?
Desmistificar estes conceitos é o objetivo do post de hoje! o/
User Experience Design / Experiência do usuário / UX
Começando pelo assunto mais amplo, o User Experience é um conceito holístico e interdisciplinar dentro dos quais se encontram os desdobramentos, questões específicas da experiência do usuário e elementos práticos.
Se fôssemos esquematizar em uma metáfora, o UX seria o grande guarda chuva, composto por partes menores que viabilizam sua maneira de resolver problemas e apresentar soluções.
(O grande ‘guarda chuva’ do User Experience, formado por diversas disciplinas)Na prática estamos falando de um princípio básico (e óbvio): o usuário não interage apenas com o produto ou resultado final de uma empresa. A experiência (positiva ou não) que ele terá, diz respeito a todos os aspectos da interação do usuário com a empresa/produto/serviço, desde o impacto que sofrerá pela publicidade, a experiência que terá procurando informações na internet sobre o produto X, a opinião de seu ciclo social a respeito, o atendimento/facilidade que confrontará no momento da compra e por aí a diante.
(A experiência Walt Disney World não acontece apenas durante a visita ao parque, é algo que trabalha em vários níveis desde o momento em que você se torna fã dos personagens)Mas claro que nenhuma dessas interações complementares fazem sentido se não se estivermos oferecendo o que o usuário precisa de forma simples e direta, como já diz Donald Norman ao definir o que seria uma experiência ideal.
Quando se trabalha com a experiência do usuário estamos falando de:
- Atender expectativas
- Eficiência e eficácia
- Qualidade da experiência
- Totalidade das percepções
- Satisfação emocional
Design de Interação
“Design de Interação é a arte de facilitar ou fomentar interações entre humanos (ou seus agentes), mediadas por artefatos (produtos) e serviços.” (Dan Saffer)
Ao falarmos de Design de interação, estamos nos referindo a uma das abordagens do UX para explorar a solução de problemas. O esquema abaixo, apresentado no livro “Designing for interaction” de Dan Saffer traz claramente essa ideia da sobreposição dos assuntos.
O importante de se ter em mente é que quando se trata de Design de Interação sempre estamos nos referindo à relações humanas, seja em uma comunicação de um para um, ou entre muitos.
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Agora que você já tem uma noção geral sobre esses dois grandes tópicos, pode perceber que não importa o recorte que é feito no assunto, sempre temos um mesmo objetivo claro a explorar: a satisfação do usuário.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer um pouco mais dos outros tópicos do universo do User Experience que serão abordado em breve 😉
Para aqueles que ficaram curiosos com os desdobramentos desse assunto, não deixem de conferir o material de nossa última palestra sobre os benefícios de explorar o User Experience em projetos digitais.
Esse case foi acompanhado e relatado por:
UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.