Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário.

Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário.

Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário

 

 

O primeiro desafio de ir a campo e fazer pesquisa com usuários envolve alguns pontos importantes como preparar um bom plano de pesquisa, mapear as problemáticas, definir o perfil do público alvo de forma assertiva, bolar um roteiro bem feito que consiga levantar informações úteis, colocar a mão na massa e aplicar as pesquisas, resumindo é uma loonga jornada. E tendo feito tudo isso vem a segunda parte do desafio. Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário?

Como fazer todo esse esforço ser útil e aplicável na parte prática do projeto? Como fazer bom proveito de suas descobertas e validações?

Organization[1]

Esse post tem o objetivo de dar uma luz e ajudar um pouco nesse processo de organização e compilação das informações levantadas nas pesquisas  com usuários. Afinal não querermos que você, que já sabe a importância da pesquisa com usuários e que se deu o trabalho de entrar para o time dos apoiadores das pesquisas, termine frustrado com um monte de dados brutos nas mãos e não consiga aproveitar todo o seu potencial.

O processo das pesquisas

Primeiro para contextualizar, você que vem de outras áreas ou que ainda não teve muitas oportunidades de fazer das pesquisas parte de seu dia a dia, essa é uma geral sobre como conduzimos as pesquisas com usuários aqui na Catarinas:

  1. [1. Crie seu plano de pesquisa]
  • · Defina o objetivo da sua pesquisa. Tenha claro por qual motivo você está indo a campo, quais são suas hipóteses e por quais razões precisa conversar com seus usuários.
  • · Defina como fará isso, quais métodos de pesquisa  te ajudarão a obter os resultados desejados.
  • · Estruture como fará o recrutamento, trace o perfil de quem são as pessoas que você precisa encontrar.
  • · Por fim, estruture o seu roteiro.
  1. [2. Com o plano em mãos, recrute seus usuários]
  • · Agora que já traçou o perfil desejado para suas pesquisas (para essa definição do perfil de usuários muitas vezes é válido usar dados secundários de pesquisa ou disparar uma pesquisa quantitativa antes da qualitiva), já sabe  quem são esses potenciais entrevistados e onde encontrá-los, agende os contatos, entrevistas, testes ou o quer que você tenha definido anteriormente.
  1. [3. Execute sua pesquisa]
  • · Com tudo planejado e agendado, mãos à obra e às pesquisas. Lembre sempre de fazer registros e anotações durante o processo e de preferência aplique a pesquisa em duas pessoas, dessa forma uma pode ficar livre para conduzir as interações enquanto a outra faz todos os registros necessários.
  1. [4. Organize os dados]
  • · Ao voltar do campo sua cabeça estará cheia de informações e impressões quentes. Não perca tempo! Descarregue o mais breve possível toda a informação junto de sua equipe. Deixe a informação pré organizada e se insights forem surgindo ao longo das etapas do processo, não deixe de registrá-los.
  1. [5. Transforme seus dados em insights]
  • · Para fazer bom uso da informação colhida em campo você precisa estruturá-la de uma forma que consiga facilmente acessar e visualizar. É importante encontrar maneiras de deixar sua mente navegar e encontrar significado no meio das informações. É essa parte do processo que vamos detalhar em seguida.

Agrupando e encontrando padrões

Uma das formas que mais utilizamos para compilar informações de pesquisa são os 4 quadrantes: “Fatos, Padrões, Comportamentos e Insights”.

Quadrantes-Pesquisa

1) FATOS

Quando você realizou sua pesquisa, a partir daquele roteiro que falamos lá no começo do post, levantou uma série de FATOS que seu usuário te contou, fatos esses que as vezes foram novidades, outras vezes validaram algo que vocês já suspeitavam ou qualquer outro tipo de dado bruto registrado nessas interações diretas. Aqui costumamos usar tabelas relacionando as questões X usuários para registrar esses dados.
tabela-pesquisa

2) PADRÕES

Dentre esses vários fatos você perceberá que surgirão alguns padrões repetidos, que ocasionalmente mais de um usuário comentou ou foi se mostrando um problema ou situação recorrente. Destaque e agrupe essa informação de forma que você consiga visualizar essa recorrência.

padrões

3) COMPORTAMENTOS

Quais comportamentos se relacionam à esses fatos ou padrões? Que tipo de sentimento estava envolvido na equação quando você registrou determinado cenário? Preste atenção nos detalhes nesse ponto, todo fato ou padrão geralmente está atribuído a alguma motivação ou contexto por trás, tente destacar essa informação.

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4) INSIGHTS

Munido dessa combinação de FATO + PADRÃO + COMPORTAMENTO você tem uma excelente matéria prima para trabalhar e explorar insights de soluções utilizando sua bagagem e conhecimentos sobre o assunto pesquisado. Encarando esse grande painel tente desdobrar soluções e insights para cada combinação de problema + emoções que você identificou em suas pesquisas.

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Essa é uma das formas possíveis de compilar informações obtidas em pesquisas que testamos e comprovamos ser muito útil na prática para organizar os pensamentos.

Vale conferir algumas outras ferramentas de compilação de pesquisas que existem por aí. Fica alguns links e dicas que podem complementar esse conteúdo:

· http://uxdesign.cc/ux-tools/

· http://www.smashingmagazine.com/2013/09/23/5-step-process-conducting-user-research/

Quer saber como fazer boas entrevistas? Veja esse info:

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Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.

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Como organizar o resultado de suas pesquisas com o usuário

05 maio 2015

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