Uma dúvida recorrente de quem vai contratar uma empresa de UX design é como avaliar o quão bom é o trabalho dessa empresa, já que os resultados percebidos são geralmente o design visual, ou seja, quando o aplicativo/site/software já estão no ar. Uma boa arquitetura da informação, uma interface condizente com os usuários não é algo que se percebe num primeiro momento. Além do mais, muitas empresas e profissionais estão “surfando na onda” do UX design sem nem mesmo saber como faz. Nesse post vou trazer dicas de como contratar uma boa empresa de UX design.
Já falamos da importância em investir UX design e também do momento certo para sua empresa começar a investir. Neste post vou dar algumas dicas de como contratar uma empresa para fazer esse trabalho e também irei esclarecer alguns pontos para facilitar na escolha dessa empresa.
Design Visual não é UX
Muita gente confunde UX design com um bom design visual – design visual é apenas uma parte. As empresas de UX podem entregar apenas arquitetura de informação, protótipos, relatórios de pesquisa, especificações das interações e passar longe da entrega dos layouts. Existem empresas que entregam ambos, mas na hora de escolher não se iluda com uma interface bem acabada, pois ela pode ter sido feita com “design centrado no designer”. Quando for escolher, avalie o design visual sim, mas também o processo e a metodologia que levaram a esse resultado.
Saber tecnologia mas não necessariamente codificar
Uma empresa de UX design PRECISA saber muito de tecnologia para propor as melhores soluções para a interface e para o usuário, mas isso não quer dizer que precisa fazer o front-end e o back-end. Existem muitas empresas generalista que entregam a solução completa e que são ótimas opções, mas quando está a procura de solucionar uma dor específica, a empresa especialista costuma ser uma excelente opção.
Entregáveis organizados (:
Um ponto muito importante para uma empresa de UX design são os entregáveis. É importante que o entregável cumpra com o objetivo do projeto e que seja de fácil compreensão por quem irá receber. É necessário que eles sejam simples, auto-explicativos e organizados, assim será mais rápido para implementação. Verifique com a empresa se eles entregam o projeto como você gostaria de receber antes de fechar negócio.
Informações mastigadas
Fazer pesquisas é algo que pode ser complicado, mas assimilar e compilar as informações é algo ainda mais complexo. As informações coletadas na pesquisa não vem prontas, é necesário organizar. Nós na Catarinas Design costumamos verificar os FATOS depois PADRÕES, listar as CITAÇÕES mais relevantes e por fim gerar os INSIGHTS. Com essas informações já bem definidas é mais fácil para organizar um relatório-apresentação para o cliente. A entrega da pesquisa com insights e recomendações é algo bem bacana, pois apenas números não valem muito numa pesquisa com o usuário.
Se esse assunto te interessa, fizemos uma palestra com dicas de como sua empresa pode ganhar com UX:
Bom é isso, qualquer dúvida só entrar em contato 😉
Esse case foi acompanhado e relatado por:
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design ...