From ZERO to HERO: como alavancar sua startup fazendo pesquisa.

From ZERO to HERO: como alavancar sua startup fazendo pesquisa.

From ZERO to HERO: como alavancar sua startup fazendo pesquisa

 

 

Quem é do mundo das startups já deve ter ouvido a expressão “from zero to hero”, muito difundida em eventos em que você precisar criar um negócio em menos de 54 horas.

Bom, pelo menos foi assim que conheci e aprendi a percorrer esse caminho envolto em validações, usuários e em busca de soluções inovadoras, onde todo empreendedor quer chegar ao topo (HERO), mas ~ infelizmente ~ nem todos sabem como e de onde partir (ZERO). Muito menos se estão fazendo certo, considerando quem tem que considerar, atingindo quem tem que atingir e suprindo necessidades reais.

E foi por isso, que esse post nasceu. Para ajudar como alavancar sua startup fazendo pesquisa. 🙂

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A importância da pesquisa

Não, você não ouviu errado! E não faça essa cara de susto, tá bom?

Pesquisa não é chato, pesquisa não é perda de tempo, pesquisa não é gasto… é investimento! Pesquisa é FUN-DA-MEN-TAL para que sua ideia conquiste o primeiro milhão, seja de $$$ ou de número de usuários. E quando falo em investimento, não estou falando ~ necessariamente ~ de dinheiro, mas também de tempo e de #prioridades.

No pouco que escrevi já falei sobre as três coisas que são importantes nesse caminho do sucesso: validação, usuário e pesquisa. Se você estiver começando: você tem uma ideia? Que ideia é essa? Quem ela atinge? que necessidade você está querendo resolver? … se você já tiver um produto rodando no mercado: que produto é esse? Quem ele atinge? Ele está fazendo aquilo para o qual ele se propôs? “É muito comum vermos projetos novos ou em andamento que nunca chegaram a ter contato com a opinião de quem realmente irá utilizar a solução”.

→ Veja um pouco mais de por que fazer pesquisas com usuários.

Não trabalhe com achismos. Não fique achando que sabe, pois isso significa que você está trabalhando sob uma simples hipótese e a chance de estar fazendo errado é grande. Trabalhar com hipótese é trabalhar com a sorte. Ex: você joga na mega-sena porque um dia você pode ganhar.

Ok. Ter hipóteses no princípio de um negócio, de um objetivo ou de um problema é importante como base a ser pesquisada posteriormente, mas toda hipótese precisa ser validada. E como você valida as hipóteses? Com pesquisa! Mas mais… essa pesquisa gera novos insights… essa pesquisa gera todo um estudo de público e conteúdo a ser abordado levando a sua startup a ser o mais assertiva possível.

From ZERO to HERO

Tudo tem um ponto de partida. E ~ geralmente ~ ele é o ponto ZERO. Então eu te pergunto: Onde você está? Quem está com você nessa? Este é um momento muito inicial, quando só se tem uma ideia, algumas pessoas ~ nem sempre ~ que vão tocar o barco junto com você, e nada mais. Sei que é um período bastante complicado e de muita ansiedade, principalmente para estar com o produto rodando e ganhando alguma coisa, mas vamos com calma.

Veja o esquema abaixo, do caminho que sua startup deve percorrer até ter sua solução no mercado.

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Chegou ao final? Já se encontra nele? Hora de relaxar! #SQN

Não dizem que “todo fim é um novo começo”? Então, não encare ter a sua solução pronta e rodando e achar que seu trabalho acabou. Cumpadi Washington já diria: “sabe de nada inocente”!

Pode até ser que uma etapa tenha se acabado, mas a jornada da sua startup apenas começou. O início desse caminho se mostra de extrema importância para que você o percorra da forma mais segura possível.

Entre um ponto e outro é o momento de ir pra rua fazer as pesquisas com os usuários e voltar pra casa pra desenvolver sua solução. E ao final, vá mantendo constância em cada uma dessas etapas, reavalie seu público, seu produto e suas metas.

Como alavancar sua startup fazendo pesquisa

Prestou bem atenção no caminho do tópico anterior? Então vou te perguntar de novo: onde você está? Saiba se posicionar sobre ele para que você pesquise/valide a etapa correspondente ao atual momento da sua startup.

Já tendo visto acima a importância da pesquisa e de porque os usuários são tão importantes nesse processo, temos agora mais discernimento para não pensar em barreiras e sim apenas naquilo que realmente importa.

Se você está na fase de ideia…

Use pesquisas mais exploratórias que irão te ajudar a compreender melhor o tipo de público, que problemas eles têm hoje em dia e como eles resolvem, assim vocês já conseguem validar a ideia/problema ou até não validar (que já é uma validação).

É uma fase de grande brainstorm e grande benchmark. Aqui você quer buscar o máximo que você consegue, ouvir o máximo que você pode e observar tudo aquilo que você é capaz de ver.

Neste post aqui, veja o que fazer após validar a ideia da sua startup.

Se você está na fase de esboço/protótipo…

Além das anteriores se utilize de tipos de pesquisa que você consiga validar o uso da sua proposta de solução, como um teste de usabilidade, por exemplo. É importante você incluir validações nesta etapa para que não aconteça aquele velho e grande problema de chegar lá no final e ter um produto ruim que comprometa a boa experiência de uso.

Você pode se surpreender com os feedbacks dessas validações, as pessoas em um geral gostam muito de coisas visuais e tendem a opinar bastante, o que torna todo o processo rico e faz do seu produto algo muito melhor.

Se você está na fase de produto pronto…

Além de todas as anteriores, faça pesquisas que avaliem mais a experiência como um todo da jornada, desde como o usuário conheceu sua startup até a utilização do seu produto. Descubra gaps, pontos a serem melhorados que irão fazer com que você tenha mais sucesso. Mas não necessariamente você precisa fazer isso a partir do surgimento de um problema, seja esperto e se antecipe.

Nesta fase também, as pesquisas são muito usadas para aumentar a conversão do seu produto e o ganho da sua startup, faça testes a/b, por exemplo, para saber o que funciona melhor com o seu público.

Concluindo…

Valide a sua startup. Tente antecipar as coisas. Se pergunte antes que algum usuário te questione. Ofereça algo antes que ele sinta falta. Comece e continue do jeito certo. Viva mais criando soluções do que resolvendo problemas!

Independentemente de onde seja seu ponto ZERO, pegue essas pesquisas, coloque debaixo do braço, GET OUT OF THE BUILDING e vá em frente… o seu HERO está logo ali!

 

Agora aproveite e veja esse nosso KIT UX para startups, com dicas de como pensar na jornada do usuário, como ter sucesso com o modelo lean e como aumentar a rentabilidade do seu produto:

kitux

 

Obrigado e até a próxima! 😉

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    Bacharel em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós graduando em Desig...

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From ZERO to HERO: como alavancar sua startup fazendo pesquisa

27 set 2016

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