10 motivos para fazer pesquisa com seus usuários.

10 motivos para fazer pesquisa com seus usuários.

10 motivos para fazer pesquisa com seus usuários

 

 

design-research-process[1]

Como uma aficionada por pesquisas com usuários, me senti na obrigação de passar a empolgação e os bons motivos para frente em busca de um mundo melhor o/

1) Qualquer quantidade mínima de pesquisa já ajuda

Antes de mais nada, tenha sempre em mente aquela máxima que diz: “Qualquer pesquisa é melhor do que nenhuma pesquisa”.

2) Pesquisas podem ser rápidas e baratas

Não desanime antes de começar! Hoje e cada vez mais, pesquisas não precisam ser processos infinitamente longos, mega complexos e caríssimos. Você pode adequar o formato e recursos disponíveis na hora de fazer sua pesquisa. Mantenha a mente aberta para formatos criativos que fogem dos processos tradicionais.

3) Argumentar em cima de fatos vai mudar a sua vida

Essa deve ser minha dica favorita. Pare de ser refém das opiniões vagas e achismos, use tudo que seu usuário disser a seu favor e sustente suas soluções em bases mais sólidas do que o “eu gosto mais assim ou assado”. Experimente ter em mãos umas boas “verdades inquestionáveis” baseada em fatos reais quando for defender suas soluções.

4) Economize tempo, dinheiro e estresse

Um ótimo argumento para qualquer gestor: vai te fazer economizar em tempo, dinheiro e incomodação. Acredite, melhor e mais barato previnir do que remediar. Pesquisando você minimiza erros e problemas que iriam te gerar horas de refação e dor de cabeça com futuros usuários. Fora que aumenta sua chance de sucesso por estar alinhado à reais necessidades do mercado. Vale dar uma olhada neste post sobre por que investir em UX.

5) Ferramentas adaptáveis e flexíveis

Você sempre pode achar uma ferramenta que melhor se adeque ao seu problema, necessidade ou limitação, nem que seja uma adaptação criativa de alguma ferramenta existente. Fora isso, diversos aplicativos surgem por aí para facilitar sua vida. Dá uma conferida nesse post com um apanhado geral para todas as etapas de projetos, incluindo as pesquisas.

6) Boa vontade e um pouco de noção são os pré requisitos mínimos

Você não precisa ser um expert semi deus da pesquisa para conseguir levantar informações relevantes para seu projeto. Conseguir conversar com seres humanos já é um excelente começo.

7) Descubra um novo mundo por trás das mentes dos usuários

Fazer pesquisa com usuários é divertido! 🙂 Você conhece novas visões de mundo, muda conceitos, confirma teorias e especulações e quase sempre ainda consegue bons insights para os projetos.

8) Um universo de informação e “how to do it” à sua disposição

É incrível a quantidade de informação, dicas, “como fazer” e passo a passos que temos disponível hoje pela web. Google it e mãos à obra! Para dar um empurrãozinho, dá uma olhada nesses blogs > Arquiteturadeinformacao.com, uxdesign.blog.br , uxmag.com, boxesandarrows.com e vários tantos outros.

9) Ferramentas “mão na roda” para cortar caminhos

Além de blogs e afins, conte com ferramentas incríveis que te fazem quase nem precisar levantar da cadeira para se conectar com seus usuários potenciais. Pra te dar uma incentivo, aí vão algumas ferramentas mão na roda básicas diárias indispensáveis > Google Drive, Skype, Crazy Egg, Kissmetrics, Camtasia, etc.

10) Qualquer coisa, chama a Catarinas 😉

Se tudo parecer muito legal e convincente, mas ainda assim você quiser contar com uma forcinha, chama a Catarinas Design que a gente te ajuda o/

Conheça também:

BannerEbook_Post_Blog

Esse case foi acompanhado e relatado por:

    UX Strategist, palestrante, facilitadora e mentora com mais de 15 anos de experiência em UX.

Curtiu esse conteúdo?

1

10 motivos para fazer pesquisa com seus usuários

17 set 2013

3  Min Leitura

 

 

Quero receber materiais.

Vamos te mandar conteúdos interessantes 2 vezes por mês